Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de prótese de silicone

Tipos de protese de silicone.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 15/10/2021

Atualmente, é possível escolher entre diversos tipos de prótese de silicone, sempre levando em consideração o biotipo e os desejos da paciente

A escolha do formato da prótese de silicone é uma das etapas mais importantes ao se decidir por fazer uma mamoplastia de aumento. Cada um dos tipos de prótese de silicone ou formatos de próteses são destinados para um perfil de paciente, por isso, é importante optar por aquele que traga mais harmonia para o biótipo da mulher.

A definição de qual dos tipos de prótese de silicone será o ideal para a paciente deverá ser realizada pelo cirurgião plástico, que conciliará a expectativa da mulher com seus aspectos físicos, considerando fatores como:

  • Altura: se a paciente tiver uma estatura baixa é recomendável colocar implantes menores. Caso contrário, o procedimento dará a impressão de que a paciente ganhou peso;
  • Elasticidade da pele: caso a paciente seja magra, o profissional pode sugerir uma prótese de menor projeção para que o resultado fique mais natural;
  • Tamanho do tórax: as pacientes com tórax largo, por exemplo, se beneficiam de próteses mamárias com bases maiores.

Além disso, a prótese escolhida deve estar de acordo com o estilo de vida e a personalidade da mulher. Hábitos como a prática de esportes e características da personalidade, como ousadia ou timidez, devem ser avaliados na hora de definir o tipo de implante.

Tipos de prótese de silicone

Existem vários tipos de prótese de silicone disponíveis. Conheça cada um deles:

  • Prótese cônica: concentra o volume no centro do implante, projetando os seios para frente mesmo que o volume colocado não seja tão grande. Trata-se de um dos tipos de prótese de silicone indicado para pacientes com o tórax estreito;
  • Prótese redonda de perfil alto: a distribuição do volume é mais uniforme, realçando o colo e projetando os seios para frente. Também é recomendada para aquelas mulheres que têm o tórax e base das mamas estreitos;
  • Prótese redonda de perfil moderado: a base é mais larga, com volume médio na região central;
  • Prótese redonda de perfil baixo: esse tipo apresenta o maior diâmetro e a menor projeção. Próteses de perfil baixo ou moderado são mais indicadas em cirurgia de mastopexia e reduções de mama, conferindo um formato melhor na montagem após a retirada de tecido — pele, tecido subcutâneo, gordura e glândula mamária — sem que haja uma tensão exagerada da pele suturada (costurada) e sem prejuízo nas manobras para ascensão da aréola;
  • Prótese anatômica (gota): esse tipo de implante concentra o volume na parte inferior e aumenta a mama sem perder o seu contorno, tendo formato similar ao do seio natural. Por ter um formato mais parecido com o real, este é um dos tipos de prótese de silicone indicado para a reconstrução mamária após a mastectomia, pois promove o aumento da forma e o contorno do seio de forma proporcional.

Em geral, dentre os diversos tipos de prótese de silicone, as cônicas e as redondas de perfil alto são as mais utilizadas em cirurgias estéticas.

Mas, além do formato da prótese, a paciente também deve escolher o tamanho do implante. Os modelos mais populares variam entre 250 e 500 ml de silicone, sendo recomendada, na maioria das vezes, a colocação de próteses com 300 ml. Próteses com volume superior só são indicadas para mulheres com estrutura física capaz de suportar o peso das próteses, sendo indicado para mulheres altas e que possuem tórax e quadril largos, ou que desejam volumes de mama maiores mesmo com biotipo diferente do descrito.

A escolha do formato ideal dentre todos os tipos de prótese de silicone é determinante para valorizar a região das mamas conforme o desejo e a estrutura física de cada paciente. Portanto, para que o resultado seja alcançado, é importante que a colocação da prótese seja feita por um médico especialista regularizado pelo Conselho Federal de Medicina (CRM) e que a prótese esteja de acordo com os critérios de qualidade, tenha aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possua prazo de vida útil de pelo menos dez anos.

Para saber mais sobre tipos de prótese de silicone, entre em contato com a Dra. Priscilla gaiato.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dra. Priscilla Gaiato. 

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.