Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Lipoaspiração

Médica coma mão na barriga da paciente
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda o mais conhecido procedimento estético para remoção de excesso de gordura localizada

O excesso de gordura localizada é um incômodo que causa muita insatisfação, especialmente por ser uma alteração normalmente muito difícil de solucionar a partir dos meios convencionais. Por isso, a procura é grande por procedimentos como a lipoaspiração que, com eficácia, removem a gordura localizada e transformam o visual.

Segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil, a lipoaspiração pode ser usada para a remoção de excessos de gordura em diversas áreas do corpo, como o abdômen, cintura, coxas, braços e costas. Também pode ser realizada como parte de outros tratamentos — como a redução de mamas e a abdominoplastia.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Como se preparar para a cirurgia?

A preparação para a lipoaspiração inclui se submeter a todos os exames e avaliações que são solicitados pelo cirurgião assim que é realizada a primeira consulta.

Exames laboratoriais, como hemogramas, deverão ser solicitados, bem como outros exames determinados pelo cirurgião no momento da avaliação para a cirurgia. Esses procedimentos são necessários para verificar o estado geral do paciente, determinar as limitações da cirurgia e diminuir os riscos relacionados a ela.

O médico deverá ser informado de quaisquer medicamentos de uso contínuo, bem como de doenças e infecções crônicas ou que possam vir a se manifestar no período de preparação para a lipoaspiração. Alguns medicamentos devem ter o uso suspenso dias antes da cirurgia. Pode ser recomendado jejum ou dieta líquida algumas horas antes do procedimento.

Como é realizado o procedimento?

A lipoaspiração pode ser realizada com anestesia geral ou intravenosa. A determinação do melhor tipo de anestesia é feita pelo cirurgião, de acordo com a necessidade do paciente. Em seguida, a área a ser operada é preparada.

Pequenas incisões são feitas na região, por onde é introduzido um líquido composto por soro fisiológico e adrenalina, que tem a finalidade de reduzir o sangramento e o impacto de trauma. Em seguida, é inserido um tubo fino, chamado cânula, que realiza um movimento controlado para soltar o excesso de gordura.

A gordura solta deve, então, ser aspirada para fora. A quantidade de gordura a ser retirada depende de cada paciente, mas, geralmente, é limitada a 7% do peso corporal do indivíduo. Após a cirurgia, o paciente deve ficar internado, em média, de 12 a 24 horas, a depender do caso.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Para quem a lipoaspiração é indicada?

Muitos acreditam que a lipoaspiração é uma fórmula mágica de autoestima. Os resultados podem ser animadores, mas é preciso ser realista e não subestimar os hábitos cotidianos para perder e, principalmente, não recuperar a gordura em excesso.

Essa cirurgia não substitui os hábitos saudáveis que contribuem para a perda de peso e de gordura corporal: uma dieta saudável e exercícios físicos. Por isso, os pacientes precisam ter o peso controlado antes de realizar a cirurgia.

Pessoas com muito sobrepeso que procuram por uma avaliação para lipoaspiração são encorajadas a adotarem esses hábitos antes de remover o excesso de gordura cirurgicamente. Ter a pele firme e bom tônus muscular também é importante para que haja bons resultados.

Cuidados com o pós-operatório

É normal sentir dor e inchaço nos primeiros dias após a lipoaspiração. O inchaço em volta das áreas em que foram feitas as incisões deve desaparecer até por volta de um mês depois da cirurgia. Hematomas também podem surgir na região e desaparecer espontaneamente.

Alguns cuidados que devem ser tomados no pós-operatório:

  • Usar cinta elástica por pelo menos dois dias;
  • Manter repouso por ao menos três dias;
  • Tomar as medicações prescritas pelo médico para evitar infecções e amenizar sintomas como dores;
  • Fazer compressas frias para aliviar o inchaço;
  • Evitar esforços físicos pelo tempo determinado pelo especialista;
  • Evitar dormir sobre o local em que a cirurgia foi feita;
  • Dieta com alimentos leves e muita hidratação;
  • Higienizar bem o local operado e seus curativos.

Além desses cuidados, também podem ser recomendadas sessões de drenagem linfática, com o propósito de ajudar no tratamento dos inchaços nas áreas em que foram feitas as incisões.

A volta às atividades normais de trabalho ou estudos deve ser estipulada pelo médico de acordo com cada caso, mas geralmente não ultrapassa os 15 dias. Ainda assim, deve-se evitar atividades intensas, que só podem ser retomadas mais tarde, a partir de um mês da realização da lipoaspiração.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Resultados da lipoaspiração

O objetivo final da lipoaspiração é livrar o paciente da gordura localizada que deixa o corpo com uma silhueta desproporcional ou esteticamente desagradável, afetando a autoestima de forma negativa, principalmente daqueles que já vêm de uma rotina de exercícios e dietas para perder peso.

Resultados satisfatórios, com a silhueta corporal sem excessos de gordura localizada, costumam aparecer a partir do primeiro mês após a lipoaspiração, quando alguns efeitos da cirurgia — como os inchaços e as manchas — desaparecem.

A cicatrização das incisões não afeta no resultado. Isso ocorre porque os cortes por onde passam as cânulas da cirurgia são muito pequenos e com localização estrategicamente escolhida para que, caso haja cicatrizes, elas fiquem escondidas por dobras naturais do corpo.

Riscos e contraindicações da lipoaspiração

A cirurgia de lipoaspiração é segura se realizada por profissionais competentes e experientes. Os riscos mais significativos são os relacionados à perfuração de órgãos próximos à região operada. Também existem riscos de infecções nas áreas das incisões.

Além dos riscos citados, a lipoaspiração não deve ser indicada para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares graves, hipertensão, obesidade e doenças crônicas como diabetes. Em todos esses casos, os riscos de complicações, como infecções, são maiores.

Pessoas idosas, por causa da flacidez da pele atingida pela idade, e adolescentes (por ainda estarem em fase de desenvolvimento) também não devem ser indicados para fazer a cirurgia.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Preço da lipoaspiração

O preço de uma lipoaspiração é muito variado e vai depender de diversos fatores, como gastos com equipe, honorários dos médicos envolvidos no procedimento, equipamentos, exames e outras necessidades competentes.

O tipo de lipoaspiração e a área do corpo a ter o excesso de gordura aspirado também são critérios que podem influenciar no preço da cirurgia.

Agende uma consulta com a Dra. Priscila Gaiato para fazer sua avaliação de Lipoaspiração!

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Revista Saúde

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

DIFERENCIAIS

10 anos de experiência
Preços acessíveis
Promoção da qualidade de vida
para os seus pacientes.
Agende uma consulta!

ENTRE EM CONTATO