Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é o antes e depois da mamoplastia?

Fotos de antes e depois de uma mamoplastia.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 10/03/2024

Conheça os detalhes da mamoplastia, explorando o que acontece antes e depois da cirurgia

A mamoplastia é a cirurgia que modifica o aspecto das mamas, seja para aumentar, reduzir ou remodelar os seios para proporcionar uma silhueta mais assimétrica. O procedimento também serve para fazer a reconstrução das mamas após uma mastectomia.

Essa intervenção cirúrgica oferece resultados notáveis, por esse motivo é necessário ter atenção no pré e pós-operatório. A dúvida que muitos pacientes têm é: como é a mamoplastia antes e depois?

Quero realizar uma mamoplastia!

O que acontece antes e depois da mamoplastia?

Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre mamoplastia antes e depois, como se preparar para o procedimento e o seu pós-operatório.

No pré-operatório da mamoplastia, é fundamental alinhar as expectativas com o seu médico para garantir a segurança e o sucesso da cirurgia. Por esse motivo, é essencial realizar os exames solicitados e seguir as orientações do cirurgião.

É importante ter expectativas realistas sobre a mamoplastia antes e depois. O cirurgião plástico poderá ajudá-la a entender o que é possível alcançar com a cirurgia, com base nas suas características físicas e nas condições de saúde.

O pós-operatório da mamoplastia geralmente transcorre sem intercorrências, mas é importante seguir as orientações do médico para garantir uma recuperação rápida e sem complicações.

Por isso, no pós-operatório e para que as expectativas da mamoplastia sejam alcançadas, é preciso seguir algumas indicações do seu médico. Dentre elas, estão:

  • Uso do sutiã cirúrgico conforme orientação do seu médico;
  • Evitar esforço físico durante o período de recuperação;
  • Seguir as instruções sobre o que comer e beber após a cirurgia;
  • Tomar os medicamentos prescritos.

Além dos cuidados físicos, também é importante cuidar da saúde emocional após a cirurgia. A mamoplastia pode ser uma experiência transformadora, mas também pode desencadear emoções como ansiedade, medo ou incerteza.

É importante conversar sobre essas emoções com seu cirurgião plástico e buscar apoio de amigos, familiares ou profissional de saúde mental.

Quais cuidados tomar antes e depois da mamoplastia?

A decisão de realizar a mamoplastia é um passo importante na jornada de quem busca transformações estéticas e muitas vezes emocionais. Para o sucesso do procedimento e uma recuperação tranquila, é fundamental receber cuidados específicos da mamoplastia antes e depois. Com isso, é importante seguir as recomendações do seu médico, como:

  • Consulta pré e pós-operatória para que a cirurgia de mamoplastia atenda às expectativas alinhadas;
  • Realizar todos os exames pré-operatórios que asseguram que você reúne condições de saúde adequadas para a cirurgia. Essa medida também contribui para um pós-cirúrgico mais tranquilo.

Saiba mais sobre o pós-operatório da mamoplastia com a Dra. Priscilla Gaiato!

Agende uma consulta

Após a mamoplastia, inicia-se a atenção especial para a recuperação física e emocional. Entre os cuidados, podemos citar:

  • Realizar o repouso recomendado;
  • Utilizar o sutiã pós-cirúrgico;
  • Realizar o acompanhamento médico regular.

Todo o processo da mamoplastia é sobre o fortalecimento da autoestima, então buscar apoio emocional, quando necessário, é uma parte vital da recuperação.

O que esperar do resultado da mamoplastia?

Muitas vezes, a decisão de realizar a mamoplastia é motivada pela expectativa de uma transformação significativa. Entender o que esperar dos resultados da cirurgia é essencial para alinhar expectativas realistas e garantir uma experiência satisfatória. Nesse sentido, é importante ter em mente que:

  • Os resultados são graduais. O processo de cicatrização leva tempo e é preciso respeitar a acomodação do tecido mamário. Paciência é fundamental;
  • A cirurgia de mamoplastia inevitavelmente deixa cicatrizes. Porém, com os devidos cuidados e tempo, essas cicatrizes tendem a ficar menos visíveis;
  • Alguns pacientes apresentam alterações temporárias na sensibilidade do mamilo após a mamoplastia. Isso é normal e na maioria dos casos a sensibilidade retornará com o tempo.

O que influencia no antes e depois da mamoplastia?

Entender os fatores que influenciam na mamoplastia  é fundamental para uma abordagem realista em relação aos resultados esperados. Por esse motivo, é essencial:

  • Escolher um bom cirurgião plástico;
  • Estabelecer expectativas realistas;
  • Escolher a melhor técnica cirúrgica junto ao seu médico;
  • Realizar todos os cuidados pré e pós-operatórios.

Como pudemos ver, diversos fatores influenciam no antes e depois da mamoplastia, então é preciso compreender esses elementos para alcançar resultados positivos e satisfatórios.

Para saber mais sobre a mamoplastia e seu antes e depois entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fontes:

Dra. Priscila Gaiato;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Febrasgo;

MDS Manuals.

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.