Por meio da remoção de excessos de pele e de tecido mamário, os seios são remodelados e reposicionados
Além do volume, o formato dos seios é uma das preocupações mais comuns de muitas mulheres em relação à própria imagem. Por esse motivo, quando se deparam com os seios caídos ou flácidos, muitas procuram ajuda para entender as causas da situação e encontrar o melhor tratamento.
Para melhorar a aparência dos seios caídos, o tratamento indicado é a mastopexia, um tipo de cirurgia plástica nas mamas que realiza a remodelação dos seios para deixá-los com um formato mais firme e simétrico. Por deixar também os seios mais empinados, a cirurgia também é conhecida como lifting de mama.
O que pode causar a flacidez e seios caídos?
A ptose mamária, nome da condição conhecida comumente como “seios caídos”, pode ocorrer em mulheres de diversas idades e suas causas podem ser variadas, estando relacionadas quase sempre a situações que levam o corpo a grandes mudanças, como a gravidez, a amamentação, o envelhecimento e a redução significativa de peso.
Gravidez e amamentação
As mudanças hormonais e físicas proporcionadas pela gravidez e pela amamentação podem fazer com que os seios mudem de formato, adquirindo a aparência de flácidos e caídos com o passar do tempo e à medida que a mulher tem mais filhos.
Envelhecimento
Os seios caídos são comumente associados ao envelhecimento. Isso ocorre por causa da ação da gravidade sobre as mamas, que, com o passar do tempo, as força para baixo. Outra razão que associa o envelhecimento à ptose mamária é o fato de que o corpo reduz a produção de colágeno com o tempo, favorecendo o aparecimento de flacidez.
Redução significativa de peso
A flacidez na pele é um dos efeitos comuns de uma perda significativa de peso. Por isso, é comum que mulheres que passaram pela situação, seja por meio de dieta, de atividade física, cirurgia bariátrica ou por outra condição sintam os seios caídos ou flácidos.
Predisposição genética
Existem ainda os casos de mulheres que têm os seios caídos mesmo sem apresentarem qualquer outro fator que leve à condição. Nesses casos, pode haver alguma predisposição genética que favoreça esse formato das mamas.
Para quem é indicada a cirurgia para seios caídos?
A cirurgia realizada para tratar os seios caídos e flácidos é a mastopexia. O procedimento é indicado para as mulheres saudáveis, que não estejam amamentando, e que apresentam esse formato das mamas, bem como aquelas que têm seios assimétricos e pendentes e se incomodam com essas características.
É importante ter em mente que, em qualquer caso de indicação da mastopexia, a cirurgia deve ser realizada com expectativas realistas. Isso quer dizer que jamais se deve fazer a cirurgia somente para se encaixar em um padrão ideal ou para agradar a outros, sem que este seja seu real desejo.
Como é feita a cirurgia para corrigir seios caídos?
Após a avaliação clínica do quadro de saúde da paciente, a cirurgia é feita em ambiente hospitalar, com a paciente sob anestesia geral. No procedimento, é feita a remoção de excessos de pele e tecido mamário para modelar e ajustar o posicionamento das mamas, diminuindo a aparência de seios caídos.
As incisões realizadas na mastopexia podem ser feitas ao redor da aréola, em forma vertical ou na forma de um T invertido. Em alguns casos, pode ser feita a colocação de uma prótese para ajustar o formato dos seios, deixando-os mais empinados, simétricos ou proporcionais em relação ao corpo e entre si.
Pós-operatório e recuperação da mastopexia
Para que os resultados da cirurgia para corrigir seios caídos se estabeleçam adequadamente e sem qualquer tipo de complicação, é importante seguir todas as recomendações pós-operatórias, que incluem:
- Utilizar sutiã cirúrgico modelador por 30 dias;
- Dormir de barriga para cima;
- Evitar expor a área operada ao sol;
- Não fazer esforços que envolvam erguer os braços ou movimentos bruscos;
- Retomar as atividades diárias e exercícios físicos somente com autorização médica;
- Realizar sessões de drenagem linfática para auxiliar na recuperação, se houver indicação.
Apesar de a mastopexia deixar cicatrizes, elas costumam ser discretas e fáceis de esconder. Além disso, ainda que os resultados possam ser visíveis nas primeiras semanas após o procedimento, os resultados definitivos são estabelecidos em até 12 meses, quando toda a cicatrização se completa.
Entre em contato e agende uma consulta com a Cirurgiã Dra. Priscilla Gaiato.
Fontes:
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica