Saiba quais são as indicações de um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil
Se você já fez ou tem vontade de fazer a cirurgia de lipoaspiração, fique tranquila, pois essa é uma cirurgia que tem mais de 40 anos e é uma das mais procuradas pelos brasileiros e brasileiras que desejam um corpo sem as gordurinhas indesejadas.
Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), o Brasil é o segundo colocado dos países que mais realizam cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos — e a lipoaspiração foi o procedimento mais comum realizado.
É uma cirurgia segura, em que são feitas incisões nas áreas do corpo onde se deseja retirar a gordura, e cânulas são conectadas. Em seguida, são acoplados sugadores nessas cânulas, que retiram a gordura corporal por meio de sucção e depois as descartam.
A quantidade de procedimentos realizados ao longo dos anos comprova que esse é um procedimento que apresenta poucos riscos, desde que o paciente esteja dentro dos critérios e indicações para lipoaspiração.
Continue a leitura e entenda mais sobre como a cirurgia plástica mais comum no Brasil funciona!
Lipoaspiração: para quem é indicada?
Se você está muito acima do peso, com sobrepeso ou obesidade, a lipoaspiração não é a cirurgia ideal para você. A lipo não tem a função de fazer o paciente emagrecer, e sim de modelar o corpo dele.
Além disso, o Conselho Federal de Medicina estipula que cirurgiões plásticos podem retirar até, no máximo, 7% do volume corpóreo do paciente na cirurgia, o que já é um volume relevante.
De forma geral, as indicações da lipoaspiração são para pessoas que estão com o peso ideal ou próximo a ele.
Quando realizar a lipoaspiração?
As indicações de lipoaspiração são para pessoas que querem um contorno corporal mais harmônico e se incomodam com as gorduras localizadas. Além disso, é preciso que o paciente já tenha tentado eliminar a gordura corporal com dieta e exercício físico, mas sem obter sucesso.
Como é a recuperação da lipoaspiração?
Após ser constatado que o paciente faz parte das pessoas que podem receber indicação de lipoaspiração, a cirurgia deve ser realizada em um hospital, com anestesia geral. Após a cirurgia, o paciente é submetido a uma internação que pode ser de 12 a 24 horas, dependendo do quadro clínico. Depois da alta, a mobilidade dele pode ficar um pouco reduzida, mas é importante que ele siga todas as orientações do cirurgião, que podem incluir:
- Fazer repouso absoluto por 7 dias;
- Usar cinta elástica ininterruptamente por 2 dias depois da cirurgia;
- Tomar as medicações prescritas pelo cirurgião, que podem ser analgésicos e antibióticos;
- Fazer algumas sessões de drenagem linfática, para ajudar a desinchar;
- Evitar tomar sol e praticar atividades físicas intensas por até 1 mês após a cirurgia;
- Beber bastante líquido para reduzir inchaços e machucados.
Se o paciente fizer parte do grupo de pessoas que podem receber indicações para lipoaspiração, o pós-operatório não costuma ser complexo. Basta seguir as orientações de cuidados passadas pelo cirurgião plástico.
Em quais casos a lipoaspiração não é indicada?
As indicações para lipoaspiração não cabem para todas as pessoas que desejam realizar a cirurgia, por isso é preciso estar atento às contraindicações. São elas:
- Quando a intenção é perder peso;
- Pessoas que já passaram por uma grande cirurgia ou anestesia geral nos últimos 6 meses;
- Portadores de doenças como câncer, problemas renais, problemas na tireoide, lúpus e diabetes;
- Pacientes com o índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 30 kg/m²;
- Pacientes com histórico de AVC ou problemas cardíacos;
- Pessoas anêmicas;
- Pacientes com peso instável.
Se você não faz parte de algum desses grupos de pessoas, as indicações para lipoaspiração podem servir para você!
Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fonte:
Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica