Saiba tudo sobre o tema e como melhorar a sensibilidade após a cirurgia
A mulher que decide se submeter a uma cirurgia de silicone pode se deparar com a seguinte pergunta: prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios?
Para entender os cuidados e principais implicações de se a prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios ou não, é importante se atentar a alguns fatos antes de enfrentar a sala cirúrgica e conquistar o sonho de ter seios novos. Entenda tudo sobre a sensibilidade após a prótese mamária.
A mamoplastia de aumento pode influenciar a sensibilidade dos seios?
Assim como cada tipo de mama é único, cada mamoplastia também é. O organismo de cada mulher responde diferente de acordo com cada tipo de cirurgia; assim, saber se a prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios pode ser considerado algo subjetivo.
Em linhas gerais, é possível que a maior parte das mulheres sinta menos sensibilidade na região das mamas, já que elas foram alteradas, de forma que se pode afirmar que, sim, a prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios. Também é comum que, logo após a cirurgia, não haja sensibilidade alguma na região, por conta da anestesia aplicada e também pelo trauma provocado pelo implante.
O que causa a sensibilidade nos seios?
Dois fatores são responsáveis por causar a sensibilidade nos seios: o esticamento da pele e o rompimento de nervos, responsáveis por levar a sensibilidade da região das mamas até o cérebro, onde os estímulos são processados.
Extensão da prótese
Com o aumento do tamanho da região das mamas, é comum que a prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios. Isso acontece tanto por conta da incisão, realizada durante a cirurgia, quanto pelo tamanho da prótese escolhida.
Por lógica, quanto maior o corte maior a necessidade de fazer uma incisão grande, de forma que nervos de sensibilidade sejam rompidos e a prótese mamária influencie na sensibilidade dos seios.
Outro fator determinante para essa característica é o tamanho da prótese. As mais volumosas ocupam mais espaço e, por isso, deixam a região com ainda menos terminações nervosas.
Uma boa dica para retomar a sensibilidade aos poucos é realizar massagens, indicadas pelo médico, que são capazes de recuperar os nervos.
Tipo de incisão cirúrgica
Já vimos que, sim, a prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios, mas a incisão também é responsável por determinar essa perda de nervos.
Existem três tipos de incisões muito utilizados em cirurgias de prótese mamária, e cada um deles rompe nervos de lugares diferentes, como vemos a seguir:
- Inframamária: a mais comum, é feita logo abaixo do sulco dos seios;
- Periareolar: é feita ao redor do mamilo;
- Transaxilar: é feita uma incisão nas axilas para acessar a região das mamas.
Hipersensibilidade das mamas
O resultado da cirurgia não é capaz apenas de retirar a sensibilidade dos seios: quando os nervos são rompidos, também é possível que mamilos fiquem mais sensíveis, de forma que os pacientes podem sentir até mesmo dor.
Felizmente, a maior parte dos casos é temporária e costuma acontecer apenas durante o pós-operatório.
Como melhorar a sensibilidade após a prótese mamária?
O primeiro passo para entender como a prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios é conversar com o seu cirurgião plástico. Alinhe as expectativas e fale sobre o tipo de incisão e o tamanho da prótese escolhida, uma vez que isso pode fazer toda a diferença para evitar a perda de sensibilidade na região da cirurgia.
Também é possível manter a pele dos seios bem hidratada e preparada para o procedimento, já que a prótese mamária influencia na sensibilidade dos seios por esticar a pele com o aumento de volume.
Para saber mais entre em contato com a Dra. Priscila Gaiato.
Fonte: