Saiba quais fatores influenciam o custo do procedimento e em quais casos ele pode ser coberto pelo plano de saúde
Quando uma mulher decide fazer um procedimento estético, um dos principais fatores que impactam na decisão é o quanto ela terá que investir, financeiramente falando, para realizá-lo. Por isso, hoje vamos falar de uma das cirurgias mais realizadas e qual seu preço: a mamoplastia.
Antes de falarmos quanto custa a mamoplastia, vamos explicar o que é e quais são os seus tipos.
Mamoplastia: preço depende de qual tipo de procedimento será realizado
A mamoplastia é a cirurgia plástica realizada nas mamas que visa aumentar ou reduzir o volume dos seios, além de alterar o formato das mamas. Ela também é realizada nos casos de reconstrução mamária, como quando é necessário retirar o seio após um tratamento oncológico.
Existem diferentes tipos de procedimento, e o preço depende de qual deles será realizado. São eles:
Mamoplastia de aumento
Neste tipo de procedimento, a mamoplastia é feita com a colocação de implantes de silicone para dar mais volume e firmeza aos seios. A prótese é inserida a partir de uma incisão nas axilas, aréola ou sulco mamário, podendo ser posicionada sobre o músculo peitoral ou embaixo dele.
Mamoplastia redutora
É indicada para reduzir o tamanho das mamas, principalmente nas mulheres que sofrem desconfortos como dor nas costas e no pescoço, dificuldade para praticar atividades físicas e até mesmo para usar biquíni ou sutiã, pois as alças machucam a pele devido ao volume dos seios.
Mamoplastia reparadora
É um procedimento indicado quando a mulher apresenta algum tipo de assimetria ou desproporção entre os seios, impactando na sua autoestima.
Mamoplastia reconstrutora
Indicada para pacientes com câncer de mama, a mamoplastia reconstrutora é realizada após a remoção de parte ou de toda a mama que foi afetada pelo tumor (um procedimento chamado de ressecção segmentar ou mastectomia). A reconstrução mamária pode ser realizada posteriormente à retirada do seio ou até mesmo na mesma cirurgia em que a mama foi extraída.
Fatores que influenciam o preço da mamoplastia
Mas além do tipo de procedimento, quais outros fatores interferem no preço?
Local onde será realizada a cirurgia
A mamoplastia é um procedimento que deve ser realizado em centro cirúrgico que contenha autorização de funcionamento emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de ser um local devidamente equipado para atender à paciente e contar com uma equipe treinada para caso surja alguma intercorrência.
Os custos hospitalares e do centro cirúrgico são fatores que impactam seu preço. Além disso, a paciente deve considerar, ao fazer os cálculos sobre quanto custa a mamoplastia, questões como:
- Exames médicos que devem ser realizados antes do procedimento;
- Honorários do anestesiologista;
- Medicamentos prescritos pelo cirurgião;
- Acessórios que deverão ser utilizados após a cirurgia, como sutiãs especiais para o pós-operatório;
- No caso da mamoplastia de aumento ou reconstrutora, deve-se considerar também, ao calcular o preço, o tipo de implante mamário utilizado;
- Honorários do cirurgião.
Experiência do cirurgião
Este é um ponto importante na definição do preço da mamoplastia, pois ele varia conforme a experiência do cirurgião plástico. É importante saber se esse profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o tempo que ele tem de experiência neste tipo de procedimento.
Associação com outros procedimentos
A mamoplastia é um procedimento que pode ser realizado em associação com outras cirurgias, garantindo assim uma redução no preço das intervenções e um pós-operatório único.
Ela pode, por exemplo, ser realizada junto com a abdominoplastia ou com a lipoaspiração. A associação de procedimentos impacta no preço.
Plano de saúde cobre a mamoplastia?
Os planos de saúde cobrem os custos apenas da mamoplastia redutora ou de reconstrução, ou seja, quando o procedimento é necessário para preservar a saúde da mulher, seja ela física ou emocional. Nesse caso, é necessário apresentar laudo médico que ateste que a cirurgia não tem finalidade estética.
Mamoplastia de cunho estético não tem cobertura pelos planos.
Preço da mamoplastia
Não existe uma tabela de preço, pois como vimos, são vários os fatores que interferem nos custos da cirurgia. Para responder à pergunta “quanto custa a mamoplastia”, o cirurgião plástico primeiro deverá fazer uma avaliação criteriosa das características e necessidades da paciente. Porém, os valores cobrados podem variar de R$ 10 mil a R$ 20 mil, lembrando que os resultados de melhora da autoestima e da qualidade de vida não têm como ser mensurados.
Saiba como é realizada, quais os tipos e como é o pós-operatório das cirurgias de mamas com a Cirurgiã Dra. Priscilla Gaiato
Fontes
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica