Conheça os mitos e verdades sobre a lipoaspiração mais difundidos e a importância do acesso a informações confiáveis antes de optar por esse tratamento cirúrgico
A lipoaspiração é o procedimento mais realizado no Brasil, de acordo com dados de 2020 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que faz com que mitos e verdades sobre a lipoaspiração sejam mais propagados do que de outras cirurgias plásticas.
A lipoaspiração é o procedimento indicado para remoção de depósitos de gordura, podendo amenizar acúmulo de tecido adiposo em regiões como abdômen, culotes, flancos, glúteos, coxas e outras.
A seguir explicamos mitos e verdades sobre a lipoaspiração e como é fundamental considerar a cirurgia em conjunto com um cirurgião plástico de confiança. Confira!
Principais mitos e verdades da lipoaspiração
Os mitos e verdades sobre a lipoaspiração fazem com que essa cirurgia plástica suscite muitas dúvidas, mesmo sendo a mais realizada do país.
Isso se deve às inverdades difundidas sobre o tema, sendo fundamental ter acesso a informações confiáveis e fidedignas sobre o tratamento, especialmente se pondera a realização do procedimento.
A seguir, confira os principais mitos e verdades sobre a lipoaspiração e saiba o que é ou não verdade nestas afirmações.
1. A lipoaspiração é indicada para perder peso?
MITO – O primeiro mito sobre a lipoaspiração é que ela ajuda na perda de peso. O mais recomendado é que o paciente esteja dentro do peso ideal antes de realizar a cirurgia e o tratamento seja apenas para eliminar depósitos mais persistentes de gordura.
Além disso, existe um limite para quantidade de gordura removida no tratamento que é estipulado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a fim de garantir um procedimento mais seguro.
2. A lipoaspiração é diferente da lipoescultura?
VERDADE – Sim, a lipoaspiração e a lipoescultura são procedimentos diferentes, de forma que a indicação de cada técnica deve ser avaliada pelo cirurgião plástico.
Na lipoaspiração é realizada a remoção do excesso de gordura adiposa presente em depósitos indesejados. Na lipoescultura, por sua vez, realiza-se inicialmente a lipoaspiração da área desejada, mas em seguida a gordura aspirada é purificada e reaplicada em uma região que o paciente deseja ganhar volume, sendo chamada de enxertia com gordura autógena.
3. A lipoaspiração diminui a celulite?
MITO – A celulite consiste em um acúmulo de gordura no tecido subcutâneo, entretanto, não é esse tipo de depósito de gordura que é o foco da lipoaspiração.
Dessa forma, entre os mitos e verdades sobre a lipoaspiração está essa expectativa de que haja um alívio das celulites – e as vezes até de estrias – mas esses não são resultados do tratamento.
4. A lipoaspiração é uma cirurgia perigosa?
DEPENDE – é difícil falar sobre a periculosidade da lipoaspiração. Se a afirmação for que se trata de uma cirurgia plástica mais perigosa que as outras, trata-se de um MITO, entretanto, é VERDADE que existem riscos associados.
Um ponto a ser destacado é que a lipoaspiração oferece níveis elevados de segurança quando:
- Há boa indicação do procedimento;
- O paciente faz o pré-operatório adequado;
- O médico é um cirurgião plástico habilitado pela SBCP;
- A cirurgia é conduzida em ambiente hospitalar.
O que ocorre em muitos casos que são divulgados é que há alguns – ou vários – desses aspectos que não são respeitados, como a realização da lipoaspiração em ambiente doméstico ou por uma pessoa não qualificada.
Devido à má informação quanto aos mitos e verdades sobre a lipoaspiração, muitas pessoas, especialmente mulheres, colocam-se em situação de risco realizando tratamentos em locais inadequados.
5. O pós-operatório da lipoaspiração é tranquilo?
VERDADE – Em geral, a recuperação da lipoaspiração apresenta uma evolução rápida e satisfatória, desde que as recomendações médicas sejam seguidas correntes, especialmente no que se refere a repouso e uso de cintas/meias compressivas.
Uma vez que a lipoaspiração faz uso de anestésico local para ajudar no descolamento e remoção das células adiposas, é comum que a região fique adormecida por um período, o que ajuda na redução dos desconfortos pós-operatórios.
6. O resultado da lipoaspiração é permanente?
DEPENDE – também se trata de uma questão complexa entre os mitos e verdades sobre a lipoaspiração, pois pode variar de caso a caso.
Na lipoaspiração, é realizada a remoção de determinados depósitos de gordura, entretanto, nada impede que volte a ocorrer o acúmulo de gordura naquele local se o paciente ganhar peso, por exemplo. Dependendo do ganho de peso, em alguns casos é possível retornar ao contorno corporal resultante da lipo se ocorrer a perda de peso e a adoção de hábitos saudáveis. Porém esse resultado é limitado, o ideal é não ganhar peso e manter hábitos saudáveis.
Por essa razão, é MITO que o resultado é permanente, mas é VERDADE que o resultado pode ser mantido com a adoção de bons hábitos.
Conheça a Dra. Priscilla Gaiato
Além das informações encontradas na internet, é fundamental esclarecer outras dúvidas sobre mitos e verdades sobre a lipoaspiração com um cirurgião plástico de confiança.
Com mais de 10 anos de experiência em cirurgia plástica, a Dra. Priscilla Gaiato é formada em Medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, onde também cursou as duas residências médicas, primeiramente de Cirurgia Geral e, em seguida, em Cirurgia Plástica entre 2008 e 2011.
Além de ampla experiência em cirurgias da mama, a Dra. Priscilla Gaiato realiza diferentes cirurgias plásticas, incluindo lipoaspiração, lipoescultura, abdominoplastia e outras.
Atualmente, a cirurgiã plástica atende no hospital A. C. Camargo, uma referência nacional no tratamento de câncer de mama, e também em consultório particular na cidade de São Paulo. Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.
Referência: