Hábitos saudáveis e cirurgias plásticas reparadoras contribuem para eliminar o aspecto flácido da pele após a perda de peso
A cirurgia bariátrica é um procedimento muito importante no tratamento dos graus mais elevados de obesidade. No entanto, apesar dos bons resultados relacionados à perda de peso durante e depois da recuperação, é comum que a pele tenha flacidez em alguns locais do corpo.
Ainda que seja um problema estético sem gravidade, isso pode afetar a autoestima e dar ao paciente a sensação de que o tratamento não está completo, além de deixar a pele mais propensa a problemas dermatológicos. Por esse motivo, os pacientes costumam recorrer a tratamentos para flacidez após bariátrica, que variam de acordo com o local a ser tratado.
Por que o corpo adquire flacidez após bariátrica?
A perda de peso acentuada e rápida é a principal causa de flacidez após bariátrica. Isso ocorre porque a cirurgia, ao alterar as estruturas do sistema digestivo por meio da diminuição do volume do estômago e sua conexão ao intestino, força uma ingestão menor e controlada de alimentos, proporcionando a redução do peso corporal.
Dessa forma, a pele, que antes suportava o tecido adiposo em excesso, perde a elasticidade, ganhando um aspecto flácido. A flacidez após bariátrica pode atingir diversas áreas do corpo, como o abdômen, braços, pernas, costas e mamas.
Cirurgias plásticas para flacidez após bariátrica
Os cuidados com a flacidez após bariátrica incluem alimentação saudável, hidratação e a prática de exercícios físicos. No entanto, para remover o excesso de pele característico da flacidez, o procedimento mais indicado são as cirurgias plásticas reparadoras, que são realizadas de acordo com a localização da flacidez.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que corrige a aparência do abdômen e ajusta a posição de seus músculos, conferindo um contorno simétrico e proporcional ao restante do corpo. Como o ajuste da pele é uma das etapas da cirurgia e o abdômen é uma das regiões mais atingidas pela flacidez após bariátrica, a abdominoplastia pode ser indicada em seu tratamento.
Braquioplastia
A braquioplastia consiste na retirada de excessos de pele dos braços, melhorando visualmente seu contorno. É muito indicada no tratamento da flacidez após bariátrica pelo fato de os braços perderem muito tecido adiposo no processo de emagrecimento após a cirurgia.
Lifting de coxa
As coxas também acumulam excessos de pele após um processo de emagrecimento intenso. Para resolver esse problema pode ser indicado o lifting de coxa, também chamado de lifting crural. O procedimento consiste em uma cirurgia plástica que reposiciona a pele da região por meio de incisões a partir da virilha e na parte interna da coxa.
Mamoplastia ou mastopexia
As mamas são estruturas que acumulam tecido adiposo ao longo do tempo. Com o emagrecimento intenso e rápido proporcionado pela bariátrica, é comum que elas ganhem um aspecto flácido e caído. Para resolver o problema, podem ser realizados procedimentos de mamoplastia de aumento, redutora ou mastopexia, de acordo com a necessidade do paciente.
Lifting corporal
Também chamado de body lifting, o lifting corporal é um dos procedimentos mais indicados para tratar a flacidez após bariátrica. Na cirurgia plástica, são retirados excessos de pele em diversas partes do corpo para conferir um contorno mais uniforme e simétrico.
Hábitos saudáveis para combater a flacidez após bariátrica
Além das cirurgias plásticas reparadoras, alguns hábitos de vida podem contribuir para melhorar o aspecto da pele e diminuir a flacidez após bariátrica, tais como:
- Alimentação saudável: é fundamental seguir todos os passos da dieta após a bariátrica e, a partir da liberação da alimentação sólida em geral, consumir em quantidades adequadas alimentos que contribuam para combater a flacidez, como proteínas, cereais integrais, vegetais verde-escuros e frutas.
- Aumentar a ingestão de água: a hidratação da pele é importante para combater a flacidez porque ajuda a mantê-la elástica e vívida.
- Praticar exercícios físicos: uma rotina de exercícios físicos deve fazer parte da vida de todo paciente após a cirurgia bariátrica. Além de contribuir com a perda de peso e evolução dos indicadores de saúde, auxilia na melhora do aspecto da pele.
- Evitar o tabagismo: as substâncias contidas no cigarro são extremamente nocivas à pele e à recuperação do sistema digestivo após a bariátrica. Por isso, ele deve ser evitado para diminuir os efeitos da flacidez após bariátrica e evitar qualquer outra complicação da cirurgia.
Entre em contato e agende uma consulta com a Cirurgiã Dra. Priscilla Gaiato.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica