Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Exames necessários para verificar prótese de mama

Médico mostrando próteses de mama para paciente.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

As próteses modernas são extremamente seguras, mas o acompanhamento médico com exames é fundamental para garantir a saúde da paciente e a integridade das próteses

A prótese de mama é o sonho de muitas mulheres que desejam melhorar sua autoestima e ter uma relação melhor com o corpo. Porém, é necessário fazer um acompanhamento junto ao cirurgião plástico para verificar o estado do implante e a saúde das mamas com o passar dos anos.

Os implantes modernos possuem uma longa durabilidade, ao contrário das próteses mais antigas, em que era recomendada a troca depois de um período de 10 anos. Mesmo assim, a paciente precisa realizar alguns exames necessários para verificar a prótese de mama periodicamente, mesmo que não haja necessidade de efetuar a troca.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Exames necessários para verificar sua prótese mamária

O monitoramento é fundamental para averiguar a integridade das próteses de silicone e saber se existe a necessidade de troca, assim como para diagnosticar a existência de possíveis anomalias que possam ter surgido na região. Os principais exames necessários para verificar a prótese de mama são:

Mamografia

A mamografia é um dos exames necessários de verificação da prótese de mama, pois tem o objetivo de identificar possíveis nódulos ou anomalias nas mamas, devendo ser realizada anualmente. Uma recomendação importante é que esse exame seja feito somente após um ano da cirurgia de mamoplastia, justamente porque o procedimento pode exercer pressões e deslocamentos do tecido dos seios.

Antes do exame, é válido alertar sobre as próteses de silicone para que o técnico que opera a máquina possa fazer alguns ajustes para um melhor resultado.

Ultrassonografia

Diferente da mamografia, a ultrassonografia pode ser realizada a qualquer momento depois da cirurgia porque não influencia no pós-operatório. Os ginecologistas solicitam a realização desse exame anualmente para verificar possíveis nódulos que possam não ter sido diagnosticados na mamografia.

Além disso, esse exame de imagem mostra se há qualquer alteração nas próteses de silicone. Em casos de batidas fortes no peito ou suspeita de anormalidades, o médico pode solicitar uma ultrassonografia.

Ressonância magnética

Entre os exames necessários para verificar a prótese de mama, esse é o mais completo e moderno. A ressonância magnética fornece imagens em alta definição da região das mamas através da utilização de um campo magnético por radiofrequência. Qualquer possível anomalia que não tenha sido detectada em outros exames pode ser capturada em imagens ricas em detalhes através da ressonância magnética. Geralmente, o médico especialista solicita esse exame a cada cinco anos.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Importância de um bom acompanhamento das próteses de silicone

Apesar da evolução das próteses atuais com materiais de excelente qualidade e resistência, é preciso deixar claro que nenhum implante de silicone tem duração eterna. O acompanhamento médico adequado com a realização de exames necessários para verificar a prótese de mama visa garantir a integridade da mesma e da saúde da paciente.

Todos os exames citados anteriormente já devem fazer parte dos cuidados com a saúde de qualquer mulher, mesmo que ela não tenha silicone nos seios. O ideal é comparecer às consultas com o ginecologista no período recomendado por ele e procurar o seu cirurgião plástico caso note alguma alteração nas próteses.

Quais situações podem exigir o acompanhamento da prótese de silicone?

Vimos como é importante o acompanhamento regular com a realização de exames necessários para verificar a prótese de mama. Porém, existem situações em que o cirurgião plástico deve ser procurado para fazer um acompanhamento mais próximo, como acidentes ou quedas.

Caso note a presença dos seguintes sintomas, procure um médico para realizar exames necessários para verificação da prótese mamária:

  • Dores na mama;
  • Endurecimento dos seios;
  • Alterações no formato;
  • Assimetria entre os seios.

Esses sintomas não significam, necessariamente, que as próteses apresentam algum problema, mas é importante que o cirurgião plástico avalie o caso e solicite exames necessários para verificar a prótese de mama. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dra. Priscilla Gaiato

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.