Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

6 dicas para organizar seu pré-operatório

Médico apertando mão de paciente deitada em cama de hospital.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba como organizar seu pré-operatório de forma a garantir um tratamento mais tranquilo e satisfatório, o que se reflete na segurança e boa recuperação da cirurgia plástica.

Saber como organizar seu pré-operatório de uma cirurgia plástica é fundamental para que esse período seja mais tranquilo, o que contribui na segurança e preparo para esse importante momento.

Algumas dicas de organização – e saúde – são importantes para esse período. Confira a seguir!

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Como se preparar antes de uma cirurgia plástica?

A primeira recomendação antes de uma cirurgia plástica é, sem dúvida, escolher um cirurgião plástico de confiança, que seja experiente no procedimento pretendido e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Escolher um bom cirurgião plástico é um primeiro passo para organizar seu pré-operatório, pois um médico qualificado dará um suporte mais satisfatório. Conheça outras dicas a seguir!

  1. Tire todas suas dúvidas com antecedência

Desde a consulta inicial de avaliação da cirurgia plástica, o paciente já pode começar a organizar seu pré-operatório esclarecendo todas as dúvidas sobre o tratamento, incluindo:

  • riscos da cirurgia plástica pretendida;
  • recomendações pré-operatórias;
  • cuidados pré-cirúrgicos;
  • como a cirurgia plástica é realizada;
  • orientações pós-operatórias, incluindo tempo de repouso.

Com essas informações em mãos, o paciente tem melhores condições de se antecipar às demandas do período.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

  1. Respeite as recomendações do seu médico

Desde a consulta inicial, o cirurgião plástico vai listar uma série de recomendações que deverão ser seguidas, incluindo exames, cuidados na rotina, e medicações pré e pós-cirúrgicas.

É fundamental que o paciente se atente a todas essas orientações de forma a organizar seu pré-operatório com respaldo da equipe médica.

Pode ser necessário, por exemplo, interromper hábitos prejudiciais, como o cigarro ou consumo de bebidas alcóolicas, rever e ajustar medicações em uso, e até perder peso antes de agendar a cirurgia plástica.

  1. Faça os exames solicitados

O pré-operatório de qualquer cirurgia plástica demanda a realização de diversos exames para verificar o estado geral de saúde do paciente.

Todos os exames solicitados devem ser realizados antes do agendamento da cirurgia plástica.

Além disso, é fundamental que todos os resultados sejam levados no dia da internação hospitalar, o que deve ser considerado no planejamento da cirurgia.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

  1. Liste todas as informações e orientações

Não é incomum que etapas simples do pré-operatório sejam negligenciadas ou esquecidas em meio aos compromissos e ansiedade comuns ao período.

Assim, uma dica para organizar seu pré-operatório é anotar todas as recomendações da equipe médica, fazendo um checklist para garantir o cumprimento de todas as prescrições.

Também é importante que o paciente liste os gastos com a cirurgia plástica para um controle financeiro que garanta mais segurança e previsibilidade. Anote custos com exames, medicações, cinta e outros.

  1. Planejar o período de repouso

Uma das etapas mais importantes do pré-operatório é planejar e organizar o pós-operatório, uma vez que depois da cirurgia plástica você não estará em condições de começar a pensar a respeito dessas questões, que devem já estar encaminhadas.

Para algumas pessoas, por exemplo, esse planejamento começa com a definição do melhor período para cirurgia: é recomendado agendá-la em um período que propicie o repouso necessário, como as férias do trabalho.

Além disso, deve-se considerar o planejamento dos cuidados, como quem poderá te fazer companhia e dar assistência. Também, planejar refeições, sessões de drenagem linfática conforme orientação do cirurgião plástico, adquirir a cinta ou sutiã cirúrgico, garantir um ambiente tranquilo à recuperação, entre outros cuidados.

Com esse planejamento antecipado do pós-operatório, você tem a segurança de, após a alta hospitalar, não ter que se preocupar com dificuldades durante esse período.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

  1. Descansar no dia anterior à cirurgia

Sempre que possível, a recomendação é que o dia anterior à cirurgia plástica seja tranquilo e de descanso, com todos os encaminhamentos para o pós-operatório já resolvidos.

Com esse tempo de descanso você garante que haverá mais tranquilidade e menos estresse para lidar.

Também é importante fazer refeições leves e saudáveis na véspera da cirurgia, separar os documentos e exames necessários à internação e ter uma boa noite de sono.

Assim, organizar seu pré-operatório contribui diretamente para que o tratamento seja mais tranquilo, resultando também em uma melhor recuperação.

Para saber mais sobre como organizar seu pré-operatório e planejar sua cirurgia plástica, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.