Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

4 cuidados no pós-operatório da blefaroplastia

Médico realizando blefaroplastia em paciente
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entre os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia, destaca-se a importância do repouso para recuperação adequada

Os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia garantem uma recuperação adequada do paciente, influenciando nos resultados estéticos alcançados com o tratamento e garantindo a manutenção da saúde durante este período, minimizando assim os riscos de complicações.

A blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para amenizar os sinais de envelhecimento das pálpebras, sendo usada na correção de problemas como ptose palpebral, pseudoptose palpebral e xantelasmas.

Os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia são informados pela equipe médica antes da alta hospitalar. Conheça mais sobre eles a seguir.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

O que esperar do pós-operatório da blefaroplastia?

No pós-operatório da blefaroplastia, é comum que o paciente sinta incômodo e dor no local da cirurgia, tendo um pouco de dificuldade para manter os olhos fechados. Entretanto, não é comum o relato de dor exacerbada e que não ameniza com o uso de analgésicos.

Pode ocorrer ainda um incômodo na visão, especialmente com a visão dupla ou embaçada, mas essas situações são passageiras.

No quesito estético, é importante que o paciente não tenha expectativas para esse período, pois o inchaço e a presença de bandagens na região da incisão impedem que os resultados sejam vistos com clareza.

É importante que, para os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia, o paciente se programe para ter um repouso adequado, sendo este o cuidado mais indicado nessa fase.

4 cuidados no pós-operatório da blefaroplastia

Durante os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia, é importante seguir à risca todas as orientações médicas, de modo a reduzir as chances de complicações como:

  • Seroma;
  • Aumento do inchaço;
  • Abertura da incisão;
  • Infecções;
  • Ectrópio (inversão da pálpebra inferior).

A seguir, conheça alguns dos principais cuidados no pós-operatório da blefaroplastia que contribuem para uma melhor recuperação.

Compressas frias

As compressas frias são ótimas aliadas para amenizar o edema (inchaço) que fica no local, uma consequência comum do trauma cirúrgico que acomete as estruturas adjacentes. Elas devem ser feitas várias vezes ao dia, por três dias.

Apesar da indicação, é importante garantir que a compressa não faça pressão no local da cirurgia e que seja muito higiênica, tomando cuidado para não deixar o local molhado ou acumular resíduos.

Máximo repouso

O repouso é fundamental na recuperação satisfatória da cirurgia plástica, sendo um dos principais cuidados no pós-operatório da blefaroplastia.

A recomendação é que seja feito repouso por cerca de 10 a 14 dias após a cirurgia e, apenas depois desse período e caso sinta-se disposto, o paciente comece a retomar sua rotina. Isso deve ser feito sempre aos poucos, iniciando pelas tarefas mais leves.

Apesar do repouso, desde o dia seguinte à cirurgia, o paciente é incentivado a fazer leves caminhadas, de 10 a 15 minutos, em casa mesmo. Essa conduta ajuda a prevenir quadros de trombose.

Para repousar, a indicação é que, nas duas primeiras semanas, usem-se dois travesseiros, garantindo que a cabeça fique mais elevada. Deve-se dormir de barriga para cima nesse período.

Atividades como dirigir devem ser evitadas por 2 a 3 semanas, sendo retomadas apenas quando o paciente estiver certo de que não há alterações na visão.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Evitar a exposição do sol

A radiação solar compromete o processo de cicatrização, pois eleva o fluxo sanguíneo no local operado e favorece o surgimento de manchas.

Por isso, entre os cuidados no pós-operatório da blefaroplastia está evitar a exposição solar no local por 30 a 60 dias, além de sempre usar protetor solar e óculos de sol com proteção UV.

Cuidado com atividades físicas

Após a cirurgia plástica, atividades físicas mais leves — como caminhada, ioga, alongamentos e bicicleta — poderão ser retomadas entre 15 e 30 dias, conforme liberação do médico responsável.

Atividades mais pesadas, como musculação ou esportes de contato, poderão ser retomados entre 60 a 90 dias, a depender da evolução do paciente no pós-operatório e autorização do médico.

Como fica o resultado da blefaroplastia?

O resultado da blefaroplastia inclui um olhar mais jovial, rejuvenescimento e suavização do olhar. Ele poderá ser visto dentro de um mês, em média, a depender da regressão do inchaço e hematomas. A cicatrização leva cerca de três meses e, ao final do processo, é esperado que a cicatriz do procedimento seja discreta e fique disfarçada nos sulcos da pele.

Para saber mais sobre o pós-operatório da blefaroplastia entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular.

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.