A decisão pelo médico cirurgião plástico é peça chave para uma cirurgia de sucesso
Com o avanço da busca por procedimentos estéticos e o alcance das redes sociais, cada vez mais escolher com segurança um cirurgião plástico parece ser um desafio maior.
Depoimentos de pessoas que tiveram consequências de saúde por conta de cirurgias mal-feitas, médicos clandestinos sem habilitação para entrar em centro cirúrgico e resultados não satisfatórios são só algumas das consequências de não escolher com segurança um cirurgião plástico.
Por isso, é fundamental escolher com segurança um cirurgião plástico para garantir o sucesso da cirurgia e a saúde do paciente. Confira algumas dicas de como escolher um profissional capacitado.
Importância de escolher com segurança um cirurgião plástico
O primeiro ponto a ser analisado para escolher com segurança um cirurgião plástico está na segurança de todo o procedimento para a saúde do paciente. Isso porque um profissional experiente, com técnicas e instruções modernas, é capaz de minimizar os potenciais efeitos adversos da cirurgia, como hematomas e infecções.
Também é comum que, ao não escolher com segurança um cirurgião plástico, as expectativas da paciente não estejam alinhadas com a realidade. Isso faz com que a insatisfação com os resultados aconteça, o que compromete o sucesso da cirurgia.
Na hora de escolher com segurança um cirurgião plástico, a última coisa a ser analisada deve ser as redes sociais do profissional. Isso porque curtidas, número de seguidores e imagens de antes e depois não são a garantia de ser ou não um profissional capacitado.
Critérios para escolher um bom cirurgião plástico
Confira se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Um bom médico cirurgião plástico deve ser cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esse título confere ao médico o status mínimo necessário para entrar em uma sala de cirurgia sem apresentar riscos ao paciente.
Para conferir se o médico é um membro, entre no site da sociedade e confira a habilitação. A entidade é rigorosa e criteriosa quanto aos seus membros, analisando cada um sob um código de ética que envolve desde as instalações de cada médico até a equipe que trabalha com ele.
Checar se o médico tem registro no Conselho Regional de Medicina da região onde atua
Mesmo em cidades pequenas, os médicos que realizam procedimentos cirúrgicos devem ser cadastrados no Conselho Regional de Medicina. No caso de cirurgiões plásticos, é imprescindível escolher com segurança um cirurgião plástico que é registrado no Registro de Qualificação de Especialista, que garante que o profissional se especializou naquele tipo de procedimento.
Peça referências e indicações
O ideal é sempre buscar indicações de pessoas de confiança e, se possível, conferir pessoalmente os resultados da cirurgia feita por aquele médico. A confiança é fundamental para a relação médico-paciente e para uma boa cirurgia.
Desconfie de preços baixos
Cirurgia plástica não é um procedimento barato. Para ser feita de modo seguro e com qualidade, é preciso escolher com segurança um cirurgião plástico que invista em uma estrutura minuciosa que garanta a saúde do paciente. Por isso, desconfie de promoções ou preços muito baixos dos procedimentos, porque geralmente alguma etapa de segurança será negligenciada para que o valor baixo seja possível.
Tire todas as suas dúvidas na consulta
Converse muito com o seu médico. É importante ter tudo esclarecido e entender se você pode confiar nele ou não. Por isso, é importante que você:
- Faça perguntas e fique atento ao comportamento do médico;
- Verifique se ele é atencioso às suas dúvidas e questões;
- Verifique se ele oferecerá apoio durante o pós-operatório.
Verifique a regularidade do consultório
Escolher um cirurgião plástico envolve também entender o local em que o procedimento será feito. Confira a infraestrutura, a equipe e veja se o local tem o alvará da vigilância sanitária e prefeitura para funcionamento.
Para saber mais entre em contato com a Dra. Priscila Gaiato.
Fonte: