Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é o pós-operatório da ginecomastia?

Médica examinando mama de homem
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Pós-operatório da ginecomastia demanda cuidados que influenciam na estética da região operada e minimizam as chances de complicações pós-cirúrgicas

Os cuidados no pós-operatório da ginecomastia são essenciais não apenas para garantir a plena recuperação do paciente após a cirurgia, reduzindo as chances de complicações, mas também para o alcance dos resultados estéticos conforme esperado pelo paciente.

A ginecomastia é a cirurgia plástica indicada para remoção cirúrgica do crescimento mamário anormal em homens, o que pode ser causado por fatores hormonais, ganho de peso ou mesmo predisposição genética. A seguir, saiba mais sobre o pós-operatório da ginecomastia e entenda como proceder nessa fase.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

O que esperar do pós-operatório da ginecomastia?

O pós-operatório da ginecomastia não costuma ser particularmente dolorido ou incômodo. Porém, como acontece em todo procedimento cirúrgico, o paciente terá algumas restrições que podem durar até 30 dias, em média.

Além disso, é importante que o paciente tenha consciência de que os resultados não poderão ser observados imediatamente após a realização da cirurgia plástica, uma vez que a região fica inchada após o procedimento.

Os resultados da ginecomastia ficam mais evidentes entre 15 e 30 dias após o procedimento, sendo mais satisfatórios cerca de 3 meses depois.

Dicas para o pós-operatório da ginecomastia

O pós-operatório da ginecomastia inclui cuidados como:

Uso de cinta pós-cirúrgica

O uso da cinta pós-cirúrgica é fundamental para melhorar o pós-operatório da ginecomastia, garantindo mais estabilidade aos tecidos devido à redução da mobilidade do local operado.

A cinta deverá ser usada por 30 dias, em média, conforme orientação médica. Nesse período, ela só deve ser removida para tomar banho, sendo que a primeira ducha deve ocorrer apenas 24 horas após a cirurgia.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Repouso

O repouso é importante para reduzir as chances de complicações pós-operatórias como formação de seromas, infecções e abertura dos pontos. Além disso, ele preserva o paciente em um momento de comprometimento físico. Algumas recomendações incluem:

  • Só retomar atividades cotidianas, como estudo e trabalho, após 7 a 10 dias;
  • Não carregar peso por 15 dias;
  • Ficar 20 dias sem dirigir;
  • Não erguer muito os braços por até 30 dias;
  • Retomar exercícios mais brandos, como caminhadas, após 30 dias;
  • Retomar exercícios mais intensos, como musculação, após 90 dias, em média.

Evitar a exposição ao sol

Durante o período de cicatrização, o sol pode causar prejuízos à recuperação, resultando em sangramentos e inchaço em um pós-operatório mais imediato, além de má cicatrização ou manchas na pele, posteriormente.

Isso não impede o paciente de tomar banhos de sol em períodos de menor incidência, como antes das 10h e após as 16h, mas deve evitar expor a região operada.

Drenagem linfática

As sessões de drenagem linfática são importantes no pós-operatório da ginecomastia, pois a técnica contribui para a recuperação dos tecidos, diminuindo o tempo de afastamento das atividades e promovendo a eliminação de toxinas e amenização do inchaço.

A técnica também é indicada para prevenir complicações decorrentes da cirurgia plástica, como formação de seroma, inchaço, trombose e outras condições.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Tempo de recuperação da cirurgia

O tempo de recuperação no pós-operatório da ginecomastia varia de paciente para paciente, mas, em geral, os incômodos amenizam na primeira semana após o procedimento.

A retomada gradual das atividades a partir da segunda semana favorece que o tempo de recuperação seja menor, pois reduz as chances de complicação que agravam o quadro do paciente e exigem tempo aumentado de repouso e afastamento.

Para dormir de lado ou de bruços, por exemplo, será necessário aguardar cerca de três semanas, mas nessa fase já será possível realizar quase todas as atividades diárias normalmente, sem dor ou incômodo no local.

Apesar de o paciente já ver os resultados da cirurgia plástica entre 60 e 90 dias e também poder realizar suas atividades normalmente, inclusive as que ativam a região torácica, estima-se que a cicatrização completa dure até 24 meses. Após esse período, o resultado poderá ser considerado definitivo.

Para saber mais sobre o pós-operatório da ginecomastia entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Dra. Priscilla Gaiato.

 

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.