Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feita a mastopexia com prótese?

Mastopexia com Prótese
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Cirurgia tem como principal função combater a chamada ptose mamária, responsável pela queda dos seios

A mastopexia é um tipo de intervenção cirúrgica realizada por cirurgiões plásticos com a finalidade de levantar os seios. A mastopexia com prótese é apenas um dos tipos que podem ser adotados pelo médico e é apropriada para alguns casos específicos.

É natural que, desde a puberdade, os seios sofram com alterações que alteram seu aspecto e consistência. Essas mudanças podem ser provocadas por distintos motivos. Abaixo, alguns deles:

  • Uso de anticoncepcionais orais;
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais;
  • Amamentação;
  • Alterações importantes de peso.

A mastopexia, com prótese ou não, pode ser uma das saídas encontradas por mulheres que desejam reposicionar os seios, evitando que estes continuem caídos. Os seios, vale lembrar, são uma região do corpo feminino muito relacionada com a autoestima e o bem-estar das pacientes.

O preço médio de uma mastopexia varia de R$ 10 a 20mil, a depender da região, da clínica e do cirurgião ou cirurgiã plástica escolhidos. No entanto, o valor pode se tornar até maior, considerando outras despesas, como consultas, exames, medicamentos e internação.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

O que é a mastopexia com prótese?

A mastopexia é uma intervenção que retira a pele flácida e remodela as mamas. Quando esse procedimento se une à colocação de implantes de silicone nos seios, seu nome oficial passa a ser mastopexia com prótese.

Essa cirurgia é mais completa e abrangente que a mastopexia convencional, uma vez que une dois objetivos: o aumento das mamas através dos implantes mamários, bem como o “efeito lifting” do busto promovido pelo procedimento. Tal efeito acontece em razão de a mastopexia com prótese corrigir a queda dos seios – também conhecida como ptose mamária.

As pacientes que desejam avaliar a evolução da ptose mamária podem fazer uma observação caseira, através do teste do lápis, quando o objeto é posicionado sob os seios. Outra estratégia simples que pode ser adotada é fazer a comparação da altura dos mamilos diante do espelho, por exemplo. No entanto, é válido salientar que somente um médico especializado pode mensurar adequadamente o problema.

Como não existem exercícios físicos, nem medicamentos ou cosméticos capazes de resolver o problema da ptose mamária, a mastopexia com prótese se destaca como um tratamento eficaz no combate ao problema. Todavia, a implementação das próteses mamárias é necessária somente em casos específicos, a serem avaliados pelo cirurgião plástico.

Tamanho das próteses

É comum que as pacientes cheguem ao consultório com muitas expectativas com relação ao tamanho das próteses e consequentemente o aumento do volume dos seios. No entanto, é fundamental escutar atentamente as orientações do especialista de modo a escolher a opção mais indicada para cada tipo de corpo.

Já com relação às cicatrizes da mastopexia com prótese, estas ficam posicionadas na parte inferior do seio. Elas costumam apresentar formato de T invertido ou de L. É preciso ainda dizer que as cicatrizes são permanentes e visíveis, mas se tornam cada vez mais imperceptíveis com o passar do tempo, uma vez que começam a adquirir a tonalidade da pele da paciente.

A cirurgia de mastopexia com prótese é contraindicada para pacientes com quadro de obesidade e para aquelas que planejam engravidar, já que as oscilações do peso do corpo podem alterar o resultado da intervenção cirúrgica.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Afinal, como é feita a mastopexia com prótese?

Na data agendada para a realização da mastopexia com prótese todos os detalhes já devem ter sido previamente combinados com o cirurgião plástico (como o tamanho das próteses e o estilo das cicatrizes). É necessário também um jejum de ao menos oito horas antes da realização da operação, que costuma durar cerca de quatro horas.

O tipo de anestesia usado é definido pelo médico anestesista, podendo ser anestesia geral ou peridural. No entanto, o médico também pode acabar optando por outros formatos anestésicos. Antes da primeira incisão, o profissional marca e define os pontos para a remoção da pele. O processo, vale lembrar, mantém as aréolas e as camadas saudáveis da cútis.

Após a retirada da pele flácida é possível fazer toda a preparação para a implementação das próteses, levantamento dos seios e ajuste da simetria. Os resultados visíveis da mastopexia com prótese podem ser observados em um período de 6 a 12 meses.

As regras estabelecidas pelo médico devem ser seguidas no pós-operatório para garantir o sucesso da cirurgia. Em geral, são elas:

  • Uso contínuo de sutiã cirúrgico durante dois meses;
  • Alimentação balanceada;
  • Evitar o cigarro;
  • Respeitar o tempo de repouso, dormindo de barriga para cima;
  • Evitar esforços físicos;
  • Não se expor ao sol durante três meses subsequentes à intervenção cirúrgica;
  • Fazer drenagem linfática, quando solicitado pelo especialista.

Se você deseja saber quais as condições para uma mastopexia com prótese no seu corpo, nos envie uma mensagem e agende uma consulta para que seu caso seja criteriosamente avaliado.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.