Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Benefícios da cirurgia de ginecomastia

Marcas no peito do homem indicando cirurgia de ginecomastia.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
Por: Publicado em 09/05/2023

Procedimento melhora a autoestima e reduz o desconforto causado pelo aumento excessivo das mamas nos homens

A cirurgia de ginecomastia é a plástica das mamas mais comum entre os homens. Como seu nome sugere, ela é um dos métodos de tratamento do aumento excessivo das glândulas mamárias, que é causado principalmente por alterações hormonais e pode ocorrer em diversas fases da vida.

Ainda que existam outras possibilidades de tratamento da ginecomastia, a cirurgia é o mais eficaz para reverter o problema, que, embora na maioria dos casos não seja grave, costuma afetar negativamente a autoestima dos homens. Por isso, nesta publicação, vamos conhecer os principais benefícios da cirurgia de ginecomastia e quando ela é indicada.

O que é ginecomastia?

A ginecomastia ocorre quando as mamas se desenvolvem de forma anormal e benigna nos homens. A hipertrofia pode acontecer por causa do aumento das próprias glândulas mamárias ou de forma mista com tecido adiposo. Ainda existe a pseudoginecomastia, que ocorre quando o aumento das mamas é resultado apenas do aumento de tecido adiposo.

As principais causas da ginecomastia são alterações relacionadas ao aumento da produção de estrogênio, hormônio presente em maior quantidade nas mulheres e que estimula o desenvolvimento das mamas. Por esse motivo, a condição é mais comum em meninos durante a puberdade.

Ainda assim, existem alguns fatores externos que contribuem para o desequilíbrio hormonal e desenvolvimento da ginecomastia em qualquer fase da vida. São eles:

  • Uso de alguns tipos de medicamentos que alteram as dosagens de estrogênio;
  • Consumo de álcool, esteroides anabolizantes e outras substâncias;
  • Doenças que causam desequilíbrio hormonal, como as da tireoide e tumores;
  • Alguns tratamentos, como as quimioterapias;
  • Problemas congênitos.

O tratamento da ginecomastia depende dos fatores que levaram ao problema a aparecer. Uma das opções em muitos casos é a terapia hormonal, ainda que os benefícios da cirurgia de ginecomastia fazem desse método de tratamento o mais eficaz contra o problema.

Graus da ginecomastia

Os graus da ginecomastia são classificados de acordo com o nível de desenvolvimento da hipertrofia mamária, da seguinte forma:

  • Ginecomastia de grau 1: o aumento das mamas é pequeno, com maior destaque para a região em torno das aréolas.
  • Ginecomastia de grau 2: o aumento das mamas é moderado, deixando as mamas mais perceptíveis sob a roupas. Pode ser subdividido em grau 2A e 2B, de acordo com o volume.
  • Ginecomastia de grau 3: o aumento das mamas é grande, geralmente maior que 500 gramas e com sobras de pele, o que pode ser muito perceptível e causar ptose (queda) mamária.

Quando a cirurgia de ginecomastia é indicada?

Os benefícios da cirurgia de ginecomastia fazem com que o procedimento seja indicado na maioria dos casos, principalmente aqueles que geram muito incômodo ao paciente. Entretanto, nos casos em que a hipertrofia é pequena, o tratamento pode ser feito, inicialmente, com terapia hormonal.

Nos pacientes com graus mais elevados quando a terapia hormonal não funcionar adequadamente, a cirurgia é o método definitivo e mais indicado. No procedimento, são removidos os tecidos glandulares e adiposos em excesso, por meio de um corte em “U” em volta da aréola. Se houver necessidade, também são removidos excessos de pele.

Quais os benefícios da cirurgia de ginecomastia?

Como vimos, a cirurgia é capaz de reverter o aumento das glândulas mamárias. Para além disso, existem outros benefícios da cirurgia de ginecomastia que fazem desse procedimento mamário o mais realizado em homens.

Melhora da autoestima

A ginecomastia costuma causar problemas de autoestima nos homens, uma vez que o aumento das mamas não é uma característica comum ao gênero masculino. Por isso, um dos benefícios da cirurgia de ginecomastia é a possibilidade de devolver a autoestima e o conforto com a própria imagem.

Redução do desconforto físico

Muitos casos de ginecomastia, principalmente os de grau mais elevado, causam desconforto físico, principalmente ao usar roupas justas ou simplesmente por sustentar o peso das mamas. Por isso, voltar a se sentir confortável é um dos benefícios proporcionados pela remodelação da região mamária.

Melhora da aparência física

A melhora da aparência física é um dos benefícios da cirurgia de ginecomastia, uma vez que, em muitos casos do problema, as mamas se desenvolvem de forma desproporcional, exagerada ou mesmo assimétrica.

Aumento da liberdade de escolha de roupas

Uma das queixas mais comuns dos pacientes com ginecomastia é a falta de possibilidades ao usar roupas, já que a maioria delas evidencia o aumento mamário. Alguns conseguem disfarçar com camisetas e camisas mais largas, outros não conseguem disfarçar de maneira alguma. Por isso, a possibilidade de escolher usar qualquer roupa é um dos benefícios da cirurgia de ginecomastia.

Melhora da qualidade de vida

Todos os benefícios da cirurgia de ginecomastia citados acima são importantes para a melhora da qualidade de vida. Por isso, ainda que haja tratamentos clínicos possíveis para alguns casos, é importante realizar o procedimento o quanto antes, assim que a indicação por um médico for feita.

Entre em contato e agende uma consulta com a Cirurgiã Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Mastologia

Ministério da Saúde

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.