Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Abdominoplastia na terceira idade: cuidados e riscos

Paciente sorrindo conversando com médico.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda a possibilidade e os riscos de realização da cirurgia plástica estética em pacientes idosos

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica estética que tem como principal objetivo a redução da flacidez da barriga por meio da remoção de excessos de pele e gordura da região. Trata-se de um procedimento invasivo, realizado por meio de incisões que podem ser maiores ou menores, a depender da quantidade de pele a ser manipulada.

Por causa de sua capacidade de redução no volume do abdômen e diminuição dos sinais do envelhecimento, é uma intervenção procurada por pacientes idosos. Por ser uma cirurgia invasiva, entretanto, é importante compreender os cuidados e riscos da abdominoplastia na terceira idade.

Abdominoplastia em idosos é possível?

A principal indicação da abdominoplastia é para pessoas adultas insatisfeitas com a aparência da área do abdômen dominada por excessos de pele, gordura e flacidez. Por isso a abdominoplastia na terceira idade é possível e pode ser indicada.

A remoção dos excessos e flacidez de pele na região abdominal das pessoas idosas pode conferir uma aparência mais jovem à região, já que, com o passar do tempo, é normal que a pele e os tecidos percam tônus e elasticidade — além de apresentar acúmulo de gordura, que se torna mais comum com o envelhecimento, independentemente de problemas relacionados ao peso.

Sendo assim, a abdominoplastia na terceira idade é uma opção viável que pode trazer ótimos resultados. Mas é preciso atenção: como todo procedimento cirúrgico, a abdominoplastia é uma intervenção invasiva. Por isso, deve ser sempre realizada com atenção redobrada em pacientes da terceira idade.

Cuidados da abdominoplastia na terceira idade

Os cuidados da abdominoplastia na terceira idade devem começar já no pré-operatório, e o paciente precisa seguir uma série de recomendações nos momentos seguintes, como:

  • Realizar uma série de exames prévios mais completos para avaliar o quadro geral do paciente;
  • O médico deve analisar cuidadosamente os hábitos de vida do paciente, como uso de medicamentos contínuos, cigarro e outras substâncias;
  • Evitar a realização de outras cirurgias plásticas junto a abdominoplastia;
  • Alinhar as expectativas do paciente sobre a intervenção não ser capaz de interromper o envelhecimento ou de tratar sobrepeso e obesidade.

Seguindo todos esses critérios, a abdominoplastia na terceira idade pode trazer resultados tão bons quanto a realizada em pacientes de outras idades. Para isso, é importante também seguir todas as recomendações do período pós-operatório que, no caso de pacientes idosos, deve ser assistido mais atentamente, pois o processo de cicatrização pode ser mais lento.

As principais recomendações do pós-operatório da abdominoplastia, com atenção especial aos pacientes idosos, são:

  • Usar cinta abdominal conforme recomendação do médico;
  • Manter repouso pelo período recomendado;
  • Seguir toda a prescrição de medicamentos;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Manter contato médico constante, estando atento à necessidade de realização de exames para verificar o estado geral e possíveis complicações.

Riscos e contraindicações

Cirurgias invasivas abertas, por si só, são procedimentos que apresentam riscos. No caso da abdominoplastia na terceira idade, alguns riscos podem ser acentuados pelo fato de o paciente ser uma pessoa idosa. Por isso, é importante se atentar com mais cuidado a complicações como sangramentos, infecções, acúmulos de líquido e problemas de cicatrização, pois podem necessitar de atendimento com mais urgência.

Apesar de ser possível, a abdominoplastia na terceira idade tem algumas contraindicações. Isso porque este perfil de paciente pode apresentar grandes complicações em cirurgias, havendo inclusive mais restrições à realização da intervenção:

  • Diabetes;
  • Pessoas com doenças que comprometem a cicatrização;
  • Pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias, ou não-diagnosticadas, mas com alterações significativas em exames prévios;
  • Pessoas que já tenham passado por procedimento semelhante na região abdominal;
  • Presença de doenças autoimunes;
  • Pacientes com mobilidade reduzida.

Resultados da abdominoplastia na terceira idade

Quando todos os procedimentos antes, durante e depois da cirurgia são realizados seguindo todos os cuidados, os resultados da abdominoplastia na terceira idade podem trazer de volta a autoestima e a sensação de melhora na autoimagem e jovialidade que se perderam com o passar do tempo.

Para saber mais sobre a cirurgia de abdominoplastia, entre em contato com a Dra. Priscila Gaiato,

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.