A abdominoplastia em homens é um procedimento cirúrgico de correção de excesso de flacidez na região do abdômen
O abdômen acumula gorduras que não desaparecem mesmo com o emagrecimento e com uma rotina de exercícios físicos. A abdominoplastia masculina auxilia nessas situações por ser capaz de definir o contorno corporal, restaurar o tônus abdominal e melhorar a autoestima. Saiba mais sobre o procedimento a seguir.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é a abdominoplastia masculina?
A abdominoplastia masculina é uma cirurgia para a diminuição da gordura abdominal. Ela não é indicada para emagrecimento ou para tratamento de obesidade, assim como não é substituta de exercícios físicos e da alimentação balanceada.
Esses hábitos saudáveis devem ser associados à cirurgia para garantir um resultado duradouro, sendo aconselhado incluí-los na rotina antes e depois da realização do procedimento.
Quais são as indicações para esse procedimento?
A abdominoplastia em homens é indicada em casos de abdominoplastia para tratamento da flacidez, geralmente originada pelo excesso de pele após o emagrecimento expressivo. Os casos mais comuns são:
- Mudanças no estilo de vida, levando a uma rápida mudança de peso;
- Cirurgia bariátrica;
- Envelhecimento.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Como é feita a abdominoplastia em homens?
A abdominoplastia masculina é feita em ambiente hospitalar e demora de 2 a 5 horas em média, dependendo da extensão corporal. A anestesia pode ser geral ou peridural com sedação e a internação do paciente dura um dia na maioria dos casos.
O cirurgião faz uma incisão na região pubiana na área previamente marcada para retirar a pele e a gordura excedentes durante a abdominoplastia masculina. Uma pequena incisão é feita próximo ao umbigo, o tecido restante é esticado e a área é suturada. Os pontos são comumente absorvidos pelo organismo.
Os curativos e a malha cirúrgica são colocados em seguida. O médico também pode colocar drenos para evitar acúmulos de líquidos no pós-operatório no caso de abdominoplastia em homens.
Cuidados no pós-operatório
Alguns cuidados pós-operatórios são necessários para evitar complicações e para garantir um resultado satisfatório da abdominoplastia masculina, são eles:
- Usar cinta pós abdominoplastia para reduzir inchaços, retenção de líquidos e hematomas;
- Fazer drenagem linfática a partir de 7 dias, em média;
- Andar curvado para não esforçar a região e abrir os pontos;
- Aguardar no mínimo 15 dias para dirigir;
- Evitar relações sexuais por aproximadamente um mês;
- Não praticar atividades físicas por dois meses;
- Não carregar peso nas primeiras semanas;
- Manter uma alimentação saudável.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Abdominoplastia masculina: antes e depois
Os resultados iniciais da abdominoplastia masculina aparecem em cerca de 60 dias, após a diminuição do inchaço e dos hematomas, sendo mais visível seis meses depois. A aparência final varia entre 12 e 18 meses.
A flacidez da pele e da gordura são substituídas por um aspecto mais firme e tonificado depois da abdominoplastia masculina. A cicatriz não é grande e é quase imperceptível na maioria dos casos.
Quais são as diferenças da abdominoplastia masculina?
A abdominoplastia em homens pode variar no tamanho da cicatriz dependendo da estrutura corporal. O mais comum é a incisão formar um semicírculo na região pubiana, sendo possível esconder sob as roupas íntimas.
Em casos que existe excesso de flacidez, é feito mais um corte vertical até próximo ao umbigo para remoção de pele das regiões abdominal, medial e inferior. Essa é a abdominoplastia em âncora.
A miniabdominoplastia é a mais rápida entre os tipos de abdominoplastia masculina. Ela é indicada para os casos em que existe pouca flacidez, sua duração é menor e a incisão também é mínima.
A avaliação da área corporal e do tipo de abdominoplastia é feita pelo cirurgião plástico. O especialista capacitado garante um resultado satisfatório e a recuperação saudável do paciente.
Entre em contato com a Cirurgiã Dra.Priscilla Gaiato.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica