Procedimento é indicado principalmente para pessoas que perderam bastante peso e desejam remover o excesso de pele do abdômen
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico de caráter estético que é indicado para remover o excesso de gordura e pele do abdômen. O procedimento pode ser realizado por homens ou mulheres que desejam corrigir condições como flacidez, excesso de estrias, diástase abdominal e fraqueza na musculatura da região.
A abdominoplastia pode ser realizada a partir de diferentes metodologias, sendo uma delas a chamada abdominoplastia em âncora. No método tradicional deste tipo de cirurgia, a incisão é feita na região inferior do abdômen, enquanto no procedimento em âncora é feito também um corte na vertical. Entenda melhor a seguir!
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é abdominoplastia em âncora?
A abdominoplastia em âncora é uma cirurgia plástica voltada para pacientes que perderam muito peso e tem os mesmos objetivos de uma cirurgia tradicional de abdominoplastia. A incisão vertical associada ao corte pubiano da abdominoplastia tradicional possibilita a remoção da flacidez na barriga lateral e medial, além da pele abaixo do umbigo.
O nome “em âncora” diz respeito ao formato do corte, que inclui uma incisão vertical e uma horizontal, lembrando assim uma âncora.
Para quem ela é indicada?
A abdominoplastia em âncora é indicada principalmente para pessoas que perderam uma quantidade bastante significativa de peso, como no caso de pacientes que se submeteram a uma cirurgia bariátrica. A técnica visa remover o excesso de pele e gordura da região abdominal, eliminando o excesso de dobras e até mesmo as estrias da área tratada.
Apesar de mais comum em pacientes bariátricos, a abdominoplastia em âncora também pode ser recomendada para indivíduos que perderam uma significativa quantidade de peso a partir de dietas e exercícios físicos. É fundamental passar por uma avaliação com um cirurgião plástico para identificar se esta metodologia é a mais adequada para seu caso.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Cicatriz da abdominoplastia em âncora: como fica?
Uma vez que a abdominoplastia em âncora envolve justamente a realização de uma incisão vertical e uma horizontal, a cicatriz resultante segue este formato. O corte horizontal é realizado na região do púbis, ficando encoberto pelo biquíni ou roupas íntimas, sendo bastante discreto.
O corte vertical, entretanto, é um pouco mais visível (especialmente em comparação à cicatriz resultante da abdominoplastia tradicional). Isso não significa, porém, que o resultado estético é insatisfatório.
Recuperação da abdominoplastia em âncora
Para garantir a recuperação adequada após a abdominoplastia em âncora, assim como um resultado estético satisfatório, é importante que o paciente siga cuidadosamente os cuidados pós-operatórios. As principais recomendações incluem:
- Não fazer esforço físico pelo tempo recomendado pelo cirurgião;
- Evitar exposição ao sol;
- Usar cinta modeladora por, pelo menos, 30 dias após o procedimento;
- Dormir de barriga para cima, de modo a não pressionar a região operada;
- Ficar levemente curvada para a frente, evitando esticar completamente o tronco e forçar os pontos abdominais;
- Higienizar cuidadosamente a região operada, fazendo os curativos conforme orientado pelo cirurgião plástico;
- Caso recomendado pelo especialista, fazer sessões de drenagem linfática.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Escolha um cirurgião de confiança
A escolha do cirurgião plástico responsável por planejar e conduzir a abdominoplastia em âncora é mais um cuidado fundamental e que influencia diretamente nos resultados alcançados a partir da intervenção. É necessário que o especialista tenha conhecimento e experiência neste tipo de cirurgia, além de possuir cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina e especialização em cirurgia plástica.
A Dra. Priscilla Gaiato é uma cirurgiã plástica formada e especializada pela Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, com aprofundado conhecimento em cirurgias reparadoras e procedimentos estéticos corporais e faciais. A profissional possui título de especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Entre em contato com a Cirurgiã Dra. Priscilla Gaiato.
Fontes: