Conheça as vantagens de unir os dois procedimentos e os cuidados que você deve ter ao fazer essa opção
Uma infinidade de procedimentos estéticos pode ser realizada com segurança para atender às mais diversas necessidades dos pacientes. Em geral, todos esses tratamentos têm como objetivo melhorar a autoestima, a saúde e a qualidade de vida do paciente. Em muitos casos, eles podem ser realizados juntos, o que traz uma série de vantagens. Um exemplo de duas cirurgias combinadas são abdominoplastia e mastopexia. Vamos primeiro entender cada uma delas.
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele e gordura localizada na região do abdômen. Não se trata de um procedimento para perda de peso, mas para a retirada de pequenas quantidades de gordura, aquela que geralmente não é possível eliminar apenas com alimentação saudável e prática de atividades físicas. Esta cirurgia pode ser associada à lipoaspiração para melhores resultados e melhora do contorno corporal.
A abdominoplastia é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo, sendo frequentemente associada a outros procedimentos, como a mastopexia e a lipoaspiração.
A mastopexia, também conhecida como lifting de mamas, é uma cirurgia plástica que corrige o caimento e a flacidez dos seios, removendo o excesso de pele e aprimorando o contorno da mama. O procedimento pode ser feito com ou sem prótese de silicone, conforme a necessidade apresentada pela paciente e as características mamárias identificadas pelo cirurgião. O principal objetivo da mastopexia é reverter a queda das mamas.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Abdominoplastia e mastopexia podem ser realizadas juntas?
Existem procedimentos cirúrgicos que podem ser feitos em associação, como é o caso da abdominoplastia e mastopexia, o que garante uma redução no preço da cirurgia e um pós-operatório único. Não é incomum as pacientes fazerem os dois procedimentos juntos.
Mas antes de optar por realizar a abdominoplastia e mastopexia juntas, é preciso procurar um cirurgião plástico com experiência nesses procedimentos e esclarecer todas as suas dúvidas, entendendo vantagens, riscos e cuidados exigidos no pós-operatório.
A cirurgia também deve ser feita em centro cirúrgico equipado com toda a infraestrutura necessária para atender qualquer intercorrência que possa surgir.
Vantagens de associar abdominoplastia e mastopexia
A maior vantagem de associar os dois procedimentos cirúrgicos está no pós-operatório, que passa a ser único. Ou seja, todos os cuidados e recomendações do cirurgião são seguidos uma vez apenas.
Além disso, o paciente realiza os exames pré-operatórios uma única vez, poupando custos e tempo. Não podemos deixar de ressaltar que, ao fazer a abdominoplastia e a mastopexia juntas, o paciente corre uma única vez os riscos cirúrgicos e o tempo de internação também acaba sendo um só.
Por fim, e mais importante: a paciente atinge o resultado esperado, de um melhor contorno corporal, com a recuperação do formato da mama e sua total harmonia com o resto do corpo.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Recuperação da cirurgia de abdominoplastia e mastopexia
A paciente, na maioria das vezes, recebe alta um dia após a cirurgia, quando já é incentivada a dar pequenas caminhadas. Durante a primeira semana é recomendado repouso absoluto.
Depois de 10 a 15 dias já é possível começar a realizar atividades que não demandem esforço. A paciente, passado esse período, também pode voltar à sua rotina de trabalho e estudo, desde que sejam atividades leves.
Voltar a dirigir só depois de um mês da cirurgia de abdominoplastia e mastopexia. A mesma recomendação é válida para a prática de exercícios leves e de relações sexuais.
Nos primeiros 30 dias, a paciente também deve evitar se deitar de lado ou de barriga para baixo e deve fazer uso dos acessórios recomendados pelo cirurgião plástico, como cintas e sutiã modelador.
Só apenas depois de cerca de três meses, ou após liberação médica, a paciente pode voltar a praticar atividades físicas mais intensas.
Cuidado importante deve ser dado à exposição ao sol, que deve ser evitada até a completa cicatrização cirúrgica para evitar manchas nos locais operados.
Cuidados ao associar as cirurgias de abdominoplastia e mastopexia
Embora ambos os procedimentos (abdominoplastia e mastopexia) possam ser realizados juntos, é necessário respeitar alguns cuidados para a segurança da paciente.
A duração do procedimento varia de pessoa para pessoa e depende de uma série de fatores, como quantidade de pele e gordura a ser retirada, se haverá a colocação ou não de prótese de silicone (no caso da mastopexia).
É recomendado, por exemplo, que a essas cirurgias combinadas não excedam o tempo de cirurgia em cerca de cinco a seis horas, pois há risco de complicações cirúrgicas e anestésicas.
Além disso, é preciso primeiro avaliar a saúde geral da paciente antes de submetê-la a uma abdominoplastia e mastopexia.
Saiba como é realizada, quando é indicada e como é o pós-operatório da mastopexia.
Fontes