Saiba quando a cirurgia é indicada para remover a flacidez na região abdominal
Pessoas que passaram por uma perda de peso muito intensa podem buscar por tratamento para flacidez na barriga para melhorar o aspecto da região. Isso também vale para mulheres que já passaram pelo período pós-parto, pessoas idosas e outros pacientes que buscam retirar um tipo de gordura e excesso de pele que não pode ser eliminada apenas com atividade física e alimentação.
É aí que a abdominoplastia surge como tratamento para flacidez na barriga, pois o procedimento é capaz de retirar a gordura e flacidez que não é eliminada naturalmente. É importante salientar que o tratamento para flacidez na barriga não é indicado como forma de emagrecimento.
O que é a flacidez abdominal?
Geralmente relacionada à perda de elasticidade da pele, a flacidez abdominal é ocasionada tanto pela idade quanto pelo ganho ou perda muito grande de peso, o que enfraquece as fibras de colágeno.
No caso de pacientes que passaram por um processo de emagrecimento muito intenso, o tratamento para flacidez na barriga geralmente é sempre associado com a abdominoplastia. Mas pessoas com mais de 40 anos também podem recorrer à cirurgia para amenizar os efeitos naturais do envelhecimento no corpo.
Qual é o tratamento para flacidez na barriga?
A abdominoplastia é uma das opções de cirurgia plástica como tratamento para flacidez na barriga quando essa condição está muito acentuada. Nesses casos, procedimentos estéticos e exercícios físicos não são capazes de eliminar o excesso de pele que causa a flacidez. Isso pode comprometer a autoestima dos pacientes, que sentem insatisfação com seu próprio corpo.
Como a abdominoplastia funciona?
Por ser uma cirurgia plástica, a abdominoplastia envolve todos os procedimentos e cuidados necessários a uma intervenção cirúrgica. A cirurgia é feita com anestesia peridural ou geral e começa com a demarcação das áreas nas quais o médico fará a incisão para remover o excesso de pele e gordura. Os músculos abdominais são suturados para ficarem com aspecto mais rígido e a pele da parte superior do abdômen é esticada para baixo e costurada para proporcionar uma barriga mais lisa, definida e reta.
Também é possível que pessoas com diástase, ou seja, que sofrem com a distância entre os músculos abdominais, corrijam o problema através da cirurgia. Essa é uma situação muito comum entre mães, que veem o corpo diferente do que era antes da gravidez e podem voltar a ter um desenho mais acentuado na região abdominal.
O resultado desse tratamento para flacidez na barriga é permanente desde que o paciente mantenha o peso ideal e não tenha outra distensão abdominal, como uma possível gravidez futura. Nessas situações, pode ser necessário uma nova cirurgia.
Como se preparar para o tratamento para flacidez na barriga?
A avaliação médica com a realização de exames que atestam as boas condições clínicas do paciente é o primeiro passo antes de iniciar o tratamento para flacidez na barriga. É importante conversar com o médico escolhido para esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao procedimento, quais são as opções de tratamento e alinhar expectativas.
Cuidados no pós-operatório da abdominoplastia
Geralmente, uma cirurgia de abdominoplastia costuma demorar até quatro horas para ser executada. Após o procedimento, o paciente pode ficar internado por alguns dias para prevenir complicações antes de receber alta hospitalar. No período de recuperação, o uso da cinta modeladora é recomendado para conter o inchaço e dar mais estabilidade aos pontos
É comum sentir um desconforto, sensibilidade e inchaço principalmente após os três primeiros dias da cirurgia. No entanto, com o repouso correto e seguindo as recomendações médicas o paciente não deverá ter problemas. As principais são:
- Evite fumar antes e depois da cirurgia;
- Usar meias de compressão para evitar coágulos e trombose;
- Tomar a medicação receitada pelo médico, respeitando prazos e horários;
- Dormir de barriga para cima;
- Movimentar levemente as pernas e os pés.
Manter uma alimentação saudável, voltar a realizar esforço físico de maneira gradual e cautelosa também são pontos importantes da recuperação do tratamento para flacidez na barriga.
Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fonte: