A realização de duas cirurgias plásticas combinadas pode reduzir os custos das intervenções e garantir um único pós-operatório à paciente
A realização de cirurgias plásticas combinadas pode ser uma excelente opção para pacientes que desejam se submeter a mais de um procedimento, passando assim por um único período de internação e recuperação pós-operatória. Existem diferentes intervenções que podem ser associadas, sendo a união da abdominoplastia com mamoplastia uma das mais procuradas pelas pacientes.
Embora seja perfeitamente possível realizar a abdominoplastia com mamoplastia, existem alguns critérios que devem ser avaliados pelo cirurgião antes de indicar esta opção. Em geral, as condições clínicas da paciente e as características de cada procedimento são os principais pontos considerados pelo especialista antes de indicar a cirurgia combinada. Entenda melhor a seguir!
Abdominoplastia e mamoplastia: entenda cada um dos procedimentos
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica estética que consiste na remoção do excesso de gordura e pele presentes na região do abdômen, promovendo a redução da flacidez na barriga e deixando a barriga mais firme. O procedimento também pode incluir restauração de músculos enfraquecidos e correção de estrias e marcas de distensão ou frouxidão na pele da região.
Para realizar a cirurgia, é necessário que a paciente esteja dentro de uma faixa de peso ideal. Isso porque a abdominoplastia não é uma intervenção emagrecedora, sendo indicada para corrigir incômodos estéticos que não podem ser sanados a partir de exercícios físicos ou reeducação alimentar.
A mamoplastia, por sua vez, diz respeito a toda cirurgia plástica realizada nas mamas — seja com objetivos estéticos ou por motivos de saúde. Este tipo de intervenção pode ter o objetivo de aumentar ou reduzir o volume das mamas, reestruturando e dando forma aos seios da paciente. O procedimento também pode corrigir assimetrias, reposicionando os seios para que eles fiquem na altura ideal.
Em geral, a realização da abdominoplastia com mamoplastia é recomendada para pacientes que sofreram modificações corporais significativas que prejudicam a estética e comprometem sua autoestima. É o caso, por exemplo, de mulheres que passaram por uma gestação ou para casos em que houve uma grande perda de peso após cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar.
Quando é possível combinar as cirurgias?
A execução de duas cirurgias plásticas combinadas certamente faz com que a intervenção tenha uma duração total maior, em comparação às cirurgias feitas individualmente. Este tempo é um dos principais aspectos que devem ser levados em consideração para a realização da abdominoplastia com mamoplastia, uma vez que há um tempo máximo para que a paciente possa ser mantida sob efeito da anestesia.
O cirurgião plástico deverá, portanto, avaliar a quantidade de pele e gordura a ser retirada na abdominoplastia e a complexidade da mamoplastia a ser realizada. A partir dessas informações, é possível estimar a duração total da intervenção e definir se é possível combinar os dois procedimentos de maneira segura.
Outros fatores que devem ser considerados pelo cirurgião plástico antes de indicar a associação da abdominoplastia com mamoplastia são:
- Nível de sangramento esperado para cara técnica;
- Condições de saúde do paciente, identificadas a partir de exames médicos pré-operatórios;
- Viabilidade de acesso às duas regiões que serão operadas, permitindo que o paciente seja mantido na posição;
- Possibilidade de combinação das recomendações pós-operatórias, de forma que os cuidados de uma intervenção não interfiram na recuperação da outra.
Por que realizar abdominoplastia com mamoplastia?
Existem diversas vantagens em realizar mais de uma cirurgia plástica ao mesmo tempo, seja a abdominoplastia com mamoplastia ou outras intervenções combinadas. A principal delas diz respeito à possibilidade de realizar apenas um pré e pós-operatório, o que pode reduzir os custos relacionados à internação hospitalar e medicações analgésicas, além de unificar o processo de recuperação.
Para saber mais a respeito da possibilidade de realizar cirurgias plásticas combinadas e descobrir se a abdominoplastia com mamoplastia é recomendada para você, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fontes: