Procedimento é indicado para melhora da estética e reestruturação da pele envelhecida, corrigindo principalmente rugas e imperfeições
O preenchimento facial é um tratamento estético que consiste na aplicação de substâncias modeladoras biocompatíveis que penetram nas camadas mais profundas da pele e preenchem os sulcos do rosto. O objetivo é atenuar as rugas estáticas e corrigir imperfeições como assimetrias, bigode chinês e olheiras.
O procedimento de preenchimento facial é ideal para combater os sinais do passar dos anos, como surgimento de rugas e desenvolvimento de flacidez. Com isso, é possível aprimorar a autoestima do paciente e fazer com que ele passe a ter um melhor relacionamento com o seu processo natural de envelhecimento e com a própria imagem.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é o preenchimento facial?
O preenchimento facial consiste na aplicação, no rosto, de produtos biocompatíveis (que não causam danos ou rejeição no sistema biológico) que são escolhidos com base no objetivo do tratamento. As substâncias mais utilizadas são o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio, que são utilizados principalmente para promover correção, reestruturação e harmonização do rosto.
O ácido hialurônico é uma substância que já está presente no organismo humano, cumprindo a função de manter vivas as fibras de colágeno que dão sustentação à pele. Por isso, o preenchimento facial com essa substância é um procedimento bastante seguro, já que não há risco de rejeição por parte do corpo.
Quais são as indicações desse tratamento?
O preenchimento facial é um tratamento versátil, que pode ser indicado para diferentes finalidades. Entre os principais incômodos que podem justificar a indicação da realização desse procedimento, estão:
- Presença de rugas finas no rosto;
- Sulcos faciais, especialmente o bigode chinês;
- Perda de volume facial, conferindo ao paciente um aspecto de “bochecha murcha”;
- Cicatrizes de acne;
- Falta de volume labial;
- Olheiras ou aparência de olhos fundos;
- Flacidez cutânea na área da face.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Como é realizado o preenchimento facial?
O primeiro passo para a realização do preenchimento facial é a avaliação minuciosa de um especialista, que verificará as queixas do paciente e identificará suas necessidades de tratamento, bem como pontos que precisam de intervenção. Em seguida, a substância a ser aplicada é escolhida conforme as necessidades identificadas.
O método de aplicação também pode variar de acordo com o objetivo do tratamento: no caso da suavização de sulcos e rugas, por exemplo, o especialista faz a aplicação e depois massageia o local para espalhar o produto. No caso do preenchimento de lábios ou outras regiões que precisam ser desenhadas, o material é aplicado em locais onde dará mais volume.
Em todos os casos, o preenchimento facial é um procedimento minimamente invasivo e não exige a realização de cortes.
Quais são as principais áreas de aplicação?
Como foi explicado, o preenchimento facial é um tratamento indicado para reduzir rugas e sulcos do rosto. O tratamento pode ser aplicado em áreas como:
- Lábios;
- Queixo;
- Contorno da mandíbula;
- Maçãs do rosto;
- Olheiras.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Benefícios do preenchimento facial
O tratamento pode trazer inúmeros benefícios ao paciente, sendo que os principais deles são:
- Redução das rugas e linhas de expressão;
- Melhora da aparência geral das olheiras;
- Harmonização do contorno facial;
- Aumento do volume dos lábios;
- Suavização de cicatrizes;
- Hidratação profunda das células;
- Redução da flacidez;
- Estímulo da produção de colágeno.
Existem contraindicações?
Embora o preenchimento facial seja um tratamento bastante seguro, ele é contraindicado para pacientes com doenças autoimunes, indivíduos imunossuprimidos e mulheres gestantes ou lactantes. Além disso, o procedimento não deve ser realizado em pessoas com histórico de reações alérgicas graves ou complicações relacionadas a uma aplicação prévia da mesma substância que será administrada.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Durabilidade do preenchimento facial
No caso do preenchimento facial realizado com ácido hialurônico, o efeito da substância no organismo é de aproximadamente 20 meses. Após esse período, é necessário realizar sessões de manutenção, sempre conforme indicação do especialista responsável pela condução e acompanhamento do tratamento.
Cuidados após o procedimento
Por mais que esse tratamento seja pouco invasivo, a adoção de alguns cuidados específicos é fundamental para o alcance de bons resultados e para garantir a recuperação adequada do organismo. As principais recomendações incluem:
- Usar protetor solar na área tratada;
- Evitar a prática de atividades físicas nas primeiras 24 horas após o procedimento;
- Cuidar da hidratação da pele e do corpo;
- Adotar bons hábitos gerais, como uma alimentação adequada e eliminação do tabagismo.
Em geral, a região tratada com preenchimento facial demora cerca de uma semana para se recuperar completamente.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Quando os resultados podem ser observados?
Os primeiros resultados do preenchimento facial podem ser notados imediatamente após a aplicação, mas ficam mais evidentes quando o organismo já se recuperou completamente, ou seja, após uma semana. Os principais efeitos que podem ser alcançados são: recuperação do volume facial perdido, correção do contorno do rosto, suavização de rugas e hidratação geral da pele.
Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato
Fonte: