Substância é aplicada com pequenas injeções em músculos específicos, atenuando sua contração e suavizando rugas
A aplicação de toxina botulínica é um procedimento minimamente invasivo que proporciona um efeito temporário, podendo ser tanto terapêutico como estético. No primeiro caso, a substância é utilizada para combater manifestações de enxaqueca, sudorese excessiva ou outros distúrbios neurológicos.
No caso da aplicação de toxina botulínica para fins estéticos, o tratamento tem o objetivo de combater rugas e linhas de expressão, suavizando essas incômodas marcas e proporcionando um efeito rejuvenescedor ao rosto. Esse procedimento também pode ser utilizado com o intuito de prevenir o desenvolvimento de novas rugas. Entenda melhor a seguir.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum e que possui propriedades que inibem a contração dos músculos, bloqueando os sinais nervosos e paralisando os movimentos de uma determinada região. Quando aplicada em quantidades muito pequenas e em regiões específicas, a toxina causa relaxamento local.
Graças a essas propriedades, a toxina botulínica é um tratamento que possibilita a suavização de rugas e marcas de expressão. Essas marcas de envelhecimento se desenvolvem justamente por causa da contração dos músculos do rosto — sendo influenciada por outros fatores —, e o tratamento visa combater ou minimizar a presença delas.
Como o procedimento é realizado?
A aplicação da toxina botulínica é feita a partir de pequenas injeções que são administradas em músculos específicos da face, relaxando assim a sua contração e impedindo a formação de rugas quando a pessoa realiza expressões faciais. Isso ocorre porque a substância bloqueia o estímulo do cérebro responsável por essas contrações, paralisando a musculatura facial.
A aplicação de toxina botulínica é pouco dolorosa, e os efeitos podem ser observados após cerca de 2 ou 3 dias do procedimento. A paralização do músculo é progressiva, sendo que o pico de estabilização muscular ocorre em aproximadamente 15 dias.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Preparo para a aplicação da toxina botulínica
A aplicação de toxina botulínica não exige cuidados específicos por parte do paciente, embora seja recomendado que ele não utilize cremes faciais ou maquiagem no dia do procedimento. Também não é recomendado lavar o rosto com água muito quente, pois a temperatura pode ressecar a pele.
A limpeza do local em que será feita a aplicação de toxina botulínica é feita na própria clínica, assim como a aplicação de pomadas anestésicas para garantir o conforto do paciente. Em geral, por parte do paciente, o principal cuidado prévio a ser tomado consiste em escolher cuidadosamente o profissional que realizará o procedimento.
Indicações para aplicação de toxina botulínica
A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas, trazendo melhoras estéticas ao paciente. O tratamento é bastante eficaz no combate a sinais de envelhecimento facial, como:
- Pés de galinha;
- Linhas verticais entre as sobrancelhas;
- Linhas horizontais na testa;
- Caimento das sobrancelhas;
- Sulcos labiomentonianos;
- Pescoço com bandas.
O tratamento de aplicação de toxina botulínica não é recomendado a pacientes muito jovens, com menos de 18 anos. O ideal é que pessoas a partir dos 25 anos de idade procurem o procedimento, com o intuito de prevenir o desenvolvimento das rugas. O tratamento pode ser realizado tanto por mulheres como por homens.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Qual o efeito da toxina botulínica?
Como foi explicado, a toxina botulínica age seletivamente sobre os terminais nervosos, impedindo os estímulos nervosos responsáveis pelas contrações musculares. A proteína não é capaz de ultrapassar a barreira cerebral, agindo apenas no local em que foi aplicada. Como consequência da aplicação de toxina botulínica, o músculo da região deixa de contrair, ficando relaxado e deixando de marcar o rosto.
Por quanto tempo duram seus efeitos?
Os efeitos da aplicação de toxina botulínica começam a ser percebidos cerca de 48h após o tratamento, atingindo seu efeito máximo com 15 dias. O resultado dura entre 4 e 6 meses, em média, embora isso possa variar um pouco conforme as características de cada organismo.
Cuidados após a aplicação de toxina botulínica
O procedimento de aplicação de toxina botulínica é bastante rápido, levando cerca de 15 minutos para ser realizado. Não é necessário adotar grandes cuidados após o tratamento, sendo recomendado apenas evitar atividades intensas nas primeiras 4 horas e não se deitar ou abaixar a cabeça nesse mesmo período.
Além disso, é recomendado que o paciente não faça massagens, limpeza de pele ou outras ações que promovam pressão sobre o rosto pelos primeiros 3 dias após o procedimento. A área tratada também não deve ser exposta ao frio nem ao calor intenso, sendo indicado também evitar o uso de cosméticos e demais produtos dermatológicos por cerca de 24 horas.
Os efeitos colaterais da toxina botulínica são mínimos: em geral, a pele pode ficar levemente marcada no local da aplicação, com um pouco de sensibilidade. A escolha de um bom profissional e a atenção a todas as recomendações passadas pelo especialista são fundamentais para minimizar esses riscos.
Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fonte: