Cirurgia plástica de nariz é capaz de trazer harmonia estética ao rosto, além de melhorar a respiração do paciente
Um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios é a rinoplastia. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima que o procedimento está entre os cinco tipos de cirurgias plásticas mais procuradas no País.
A cirurgia no nariz pode ter finalidade não apenas estética, mas também funcional. Muitos a procuram pela insatisfação com a aparência de seus narizes, mas também para melhora alguma funcionalidade do órgão.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é rinoplastia?
A rinoplastia é o nome dado à cirurgia que altera uma ou mais estruturas do nariz. Por este ser um órgão tão proeminente na face, é comum que sua aparência se sobressaia, e, por isso, muitas pessoas procuram por sua remodelação em busca de um nariz mais harmônico e bonito.
Além de proporcionar uma nova aparência ao nariz, a rinoplastia pode ser uma cirurgia funcional, realizada com o intuito de corrigir desvios no septo e problemas que podem causar dificuldades ou desconfortos respiratórios.
No Brasil, é uma das cirurgias plásticas mais populares entre mulheres e homens, pois seus resultados são visíveis e duradouros.
Como é feita a cirurgia de rinoplastia?
A cirurgia pode ser realizada em procedimento aberto ou fechado. Deve ser feita sob sedação intravenosa ou mesmo anestesia geral, critério que deve ser avaliado pelo médico de acordo com o estado de saúde do paciente. Este tipo de análise deve ser feito a partir de avaliações e exames preliminares. A duração da cirurgia varia entre uma e duas horas, em média.
A rinoplastia aberta, também chamada de exorrinoplastia, é feita a partir de uma incisão na área que separa as duas narinas. Dessa forma, o cirurgião pode realizar o procedimento desejado com precisão, pois é uma técnica que permite que a pele seja erguida para expor as estruturas do nariz.
Já a rinoplastia de técnica fechada é realizada por incisões realizadas apenas dentro das narinas e, a partir delas, serão realizados os procedimentos de remodelação das estruturas do nariz. O procedimento é escolhido de acordo com a finalidade da cirurgia e características do paciente.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Quais são os tipos de rinoplastia?
Das cirurgias plásticas, a rinoplastia é uma das que mais têm finalidades e benefícios. A depender do objetivo da realização da cirurgia no nariz, podemos afirmar que existem dois grandes tipos de rinoplastia: a estética e a funcional.
Isso porque a remodelação das estruturas do nariz pode trazer também benefícios relacionados ao funcionamento do órgão como parte do sistema respiratório. Por isso, há a possibilidade de indicação de rinoplastia para fins que vão além dos estéticos. Os tipos de cirurgia de nariz são classificados entre:
Rinoplastia estética
Indicada quando o paciente deseja remodelar o nariz para fins estéticos, deixando-o mais harmonioso com os traços do rosto. Pode ser realizada para diminuição (o mais comum) ou aumento do nariz. A diminuição costuma ser feita a partir da remoção de cartilagens e raspagem do osso, enquanto o aumento pode ser feito por enxertos.
Rinoplastia funcional
A rinoplastia funcional, por sua vez, é indicada nos casos em que é necessária a remodelação ou reconstrução de alguma estrutura do nariz, bem como correção de problemas como o desvio do septo. A rinoplastia funcional não depende apenas da vontade do paciente, e sim da necessidade de tratamento apontada pelo médico em consulta e exames.
Indicações para a rinoplastia
Homens e mulheres procuram profissionais para a realização de rinoplastia por diversas razões. A idade mínima ideal para a realização da cirurgia é a partir dos 13 anos, enquanto pacientes com mais de 60 anos podem passar pelo procedimento desde que com avaliação apropriada à idade.
Pessoas insatisfeitas com o formato natural do nariz e pessoas que passaram por algum trauma ou qualquer situação que tenha causado alguma deformidade no nariz também podem ter a indicação de rinoplastia para fins estéticos.
Rinoplastias com finalidades funcionais podem ser indicadas para pacientes que precisam corrigir um problema no nariz ou reconstruir alguma estrutura. Nesses casos, nem sempre é o paciente que procura o médico para avaliação de rinoplastia, podendo ser encaminhados por especialistas que identificaram a necessidade do tratamento.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Cuidados no pós-operatório da rinoplastia
A recuperação da rinoplastia não costuma ser complicada ou dolorosa. Após a cirurgia, o paciente não fica internado por muito tempo, sendo liberado, em média, de 12 a 24 horas após a cirurgia. Um curativo é feito e o nariz é imobilizado.
Dores pontuais podem ser tratadas com analgésicos previamente prescritos pelo cirurgião. Pode haver inchaço e pequenos sangramentos na região, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia, que pode causar incômodos sem gravidade na respiração.
Os principais cuidados no pós-operatório da rinoplastia são:
- Evitar exposição ao sol;
- Evitar molhar o curativo;
- Dormir com a cabeça elevada em relação ao resto do corpo;
- Evitar esforço nos primeiros sete dias;
- Manter alimentação equilibrada;
- Tomar as medicações indicadas;
- Avisar ao médico qualquer sintoma suspeito ou alteração.
Resultados da rinoplastia
Os resultados da rinoplastia começam a ser visíveis à medida que o inchaço vai diminuindo. Nas primeiras 5 ou 6 semanas, é possível já notar grande diferença visual dentro do esperado, caso a recuperação tenha passado tranquilamente e cumprido todos os requisitos.
O resultado só será atingido em até um ano após a realização da cirurgia, e dependerá de vários fatores, como a cicatrização da pele do paciente. As cicatrizes costumam ser discretas e quase imperceptíveis, não afetando o visual do rosto.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Possíveis riscos e complicações
A rinoplastia é uma cirurgia que não apresenta muitos riscos de gravidade. O principal deles é a apresentação de sangramentos anormais por ruptura de vasos no nariz. Apesar de ser normal algum pequeno sangramento, eles podem se intensificar e o médico deve ser contatado.
Alterações na sensibilidade, infecção nas regiões com pontos e prolongamento da dor são outras complicações que podem ocorrer no pós-operatório e que requerem atenção especial.
Qualquer alteração diferente do esperado ou sintoma de complicação deve ser comunicado ao médico o mais rápido possível, para que os devidos procedimentos sejam tomados para a correção e evitar que as situações se agravem ainda mais.
Agende uma consulta com a Dra. Priscila Gaiato para fazer sua avaliação de Rinoplastia!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia