Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Ninfoplastia

Imagem de um cobertor com semelhança a vulva feminina
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda como acontece o procedimento de ninfoplastia e o porquê da alta procura pelas brasileiras

Recuperando a autoestima de muitas mulheres, a ninfoplastia, ou labioplastia, é uma cirurgia plástica que tem o intuito de diminuir o tamanho dos pequenos lábios da vulva, que podem ser um incômodo para as pacientes.

O procedimento, geralmente buscado por mulheres que estejam na meia idade ou iniciando a vida sexual, também corrige assimetrias ou frouxidão na região a ser operada. Por outro lado, a cirurgia também tem o objetivo de contornar problemas funcionais dos pequenos lábios, tal como a dor por fricção, que acontece com o uso de roupas mais apertadas, durante a relação sexual ou na prática de exercícios físicos.

De acordo com dados revelados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), em 2017 o Brasil se encontrava na liderança de países que mais realizavam a ninfoplastia, registrando, anualmente, mais de 21 mil cirurgias.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Quais sintomas indicam a necessidade de ninfoplastia?

Apesar de se tratar de uma insegurança estética, a hipertrofia (aumento do volume) dos pequenos lábios pode ocasionar problemas na saúde genital da paciente, como:

  • Mau cheiro e aumento do suor na vagina;
  • Excesso de corrimento;
  • Ressecamento;
  • Dores e assaduras;
  • Infecções;
  • Dificuldade ao higienizar a região;
  • Diminuição do prazer sexual.

A quem é indicada a ninfoplastia?

O procedimento de ninfoplastia é indicado às mulheres que possuem os pequenos lábios da vulva maiores do que o tamanho considerado normal, tendo sua autoestima afetada pela característica da região. Além disso, tal condição faz com que ocorra um aumento de secreções no órgão, possibilitando que infecções sejam contraídas pela paciente.

Em grande parte dos casos, a labioplastia se torna a solução para as mulheres que têm a autoestima abalada por conta da vergonha e insatisfação com a aparência íntima.

Há, também, casos em que o tamanho dos pequenos lábios é responsável por gerar feridas na região genital, por conta do atrito causado durante a movimentação da paciente. Além disso, a mulher pode notar um incômodo durante a prática sexual, afetando o desempenho e o prazer na relação.

No entanto, a labioplastia deve ser evitada pelas pacientes diagnosticadas com hipertensão, diabetes e insuficiência cardíaca. Vale ressaltar que quando ocorre uma infecção ou corrimento na área a ser operada o procedimento só poderá ocorrer 3 semanas após o tratamento dessas queixas.

Além disso, nos casos em que a paciente tenha tido queloides, cicatrizes hipertróficas ou lesões na vulva, a realização da cirurgia deve ser estudada pelo profissional responsável, a partir do quadro relatado.

Os profissionais também salientam que o procedimento não deve ser feito durante ou próximo à menstruação, dado que a umidificação causada pelo sangue tende a contribuir para que infecções se instalem na região.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Como é feita a labioplastia?

O procedimento é feito a partir da sedação local ou peridural da região genital da paciente. Depois, o cirurgião realiza uma incisão na área, cortando o excesso de pele, restaurando as estruturas dos pequenos lábios e costurando as bordas do órgão feminino, a fim de evitar que a cicatriz se torne evidente.

A cirurgia de ninfoplastia tem uma duração de, no máximo, 1 hora e, normalmente, após 30 dias a paciente já consegue notar algumas mudanças parciais. Já os resultados definitivos aparecem depois de 90 dias do procedimento, por conta da diminuição do edema (inchaço).

 Cuidados pré e pós-operatórios

Após a decisão de realizar a labioplastia, alguns cuidados pré-operatórios passam a ser de extrema importância para evitar que haja complicações durante o procedimento ou até mesmo que prejudique o resultado final. São eles:

  • Não tomar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (tal atitude impede que ocorra o processo de coagulação na região operada);
  • Nos 15 dias anteriores à ninfoplastia, interromper o hábito de fumar (o consumo do cigarro tende a atrapalhar a cicatrização);
  • Informar o médico em casos de suspeita de gravidez ou atraso da menstruação;
  • Realizar exames cardíacos, de urina e de sangue para dar ao médico uma compreensão sobre o quadro da paciente;
  • Caso a paciente esteja com sintomas de viroses ou outras infecções, o médico responsável deve ser comunicado;
  • Deve-se certificar de que o dia da cirurgia não cairá durante o período menstrual, pois, desta forma, além de facilitar a higienização da região, isso também contribui para que os possíveis problemas no processo de cicatrização sejam identificados.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

A paciente, então, é comunicada sobre outros cuidados que precisam estar alinhados pouco tempo antes da labioplastia. São eles:

  • Estar em jejum, seguindo as recomendações médicas;
  • Não consumir bebidas alcóolicas;
  • Não usar esmalte no dia do procedimento;
  • Utilizar sabonete íntimo para a higienização genital.

Depois do procedimento, o profissional recomenda à paciente que outros cuidados sejam tomados para garantir um pós-operatório livre de incômodos e, consequentemente, para que ela conquiste o resultado esperado. São eles:

  • Realizar um repouso de, em média, dois dias;
  • Se abster de relações sexuais e atividades físicas por 45 dias;
  • Não usar roupas apertadas nos primeiros 20 dias;
  • Usar calcinhas e roupas mais leves, de algodão, para que a área se mantenha mais arejada durante o processo de cicatrização;
  • Inicialmente, utilizar um absorvente íntimo para conter o sangue proveniente do procedimento;
  • Manter o uso do sabonete íntimo;
  • Ainda sobre a higiene da região operada, após urinar ou defecar, a paciente deve limpar-se com água fria ou soro fisiológico e lembrar-se de, posteriormente, aplicar uma pomada antisséptica, para diminuir a coceira no local;
  • Nos primeiros dias do pós-operatório, fazer compressas geladas na região, para diminuir o inchaço;
  • Consultar o médico sobre qual medicamento tomar em caso de dor no pós-operatório, ingerindo apenas os analgésicos prescritos pelo profissional.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Existem riscos ao fazer a ninfoplastia?

Igualmente a outros procedimentos, a ninfoplastia, caso eventualmente ocorra a abertura dos pontos ou o desrespeito às indicações do médico por parte da paciente, pode gerar determinados desconfortos, como: hematomas e cicatrizes hipertróficas (com alto relevo), bem como dores durante a relação sexual.

A labioplastia é definitiva?

A labioplastia pode precisar ser repetida, já que a hipertrofia dos pequenos lábios pode ocorrer novamente, devido à aparição de infecções e atritos recorrentes no local. Por isso, é sempre necessário o acompanhamento com o médico especialista.

Para saber mais sobre a ninfoplastia e outros procedimentos, agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fontes:

Hospital Anchieta;

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina;

Dra. Priscilla Gaiato.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

DIFERENCIAIS

10 anos de experiência
Preços acessíveis
Promoção da qualidade de vida
para os seus pacientes.
Agende uma consulta!

ENTRE EM CONTATO