Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Mastopexia

Imagem ilustrativa de uma imagem 3D da região dos seios
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conhecida como lifting das mamas, a mastopexia proporciona um resultado natural ao remodelar o seios

Entre as cirurgias plásticas das mamas, a mastopexia é o segundo tipo mais realizado pelas mulheres, ficando atrás apenas da mamoplastia de aumento. Essa alta procura deve-se ao fato de que as mamas perdem sua sustentação natural com o passar dos anos, fenômeno que pode ser intensificado com a amamentação e variações de peso.

A mastopexia é o procedimento indicado para reverter a ptose mamária ao levantar os seios, remodelando-os e deixando mais firmes, simétricos e empinados.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

O que é mastopexia?

Conhecido também como lifting das mamas, a mastopexia tem o objetivo de corrigir a flacidez que causa o caimento dos seios, o que pode provocar constrangimento em mulheres ao usar biquínis, roupas decotadas ou blusas mais coladas ao corpo.

A cirurgia remove o excesso de pele e gordura para reposicionar o tecido mamário e pode ser realizada juntamente com a colocação da prótese de silicone, o que vai depender do desejo da paciente e da avaliação do cirurgião. O procedimento melhora a silhueta corporal, além de corrigir assimetrias e melhorar o formato dos seios, mas sem que eles percam seu aspecto natural.

Para quem o procedimento é indicado?

Mulheres que estão satisfeitas com o volume dos seios, mas incomodadas com a flacidez e queda das mamas podem recorrer à mastopexia. Além disso, o procedimento é indicado para casos de seios assimétricos, de forma alongada ou pendentes e aréolas alargadas.

Além do desconforto estético, a ptose mamária pode ainda causar dores musculares, assaduras e irritações na pele que fica embaixo dos seios.

Como a mastopexia é feita?

A mastopexia é feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral e costuma durar de 2 a 3 horas. Para remover o excesso de pele e gordura, o cirurgião faz uma incisão ao redor da aréola que se estende verticalmente até o sulco mamário ou pode ter o formato de “T” invertido, a depender da quantidade de pele retirada.

Em seguida, é realizado o reposicionamento da aréola para que ela sirva como referência para a quantidade de pele e tecido a ser removido. A colocação da prótese de silicone é opcional e deve ser definida antes do procedimento, mas geralmente ela é indicada para pacientes que desejam ter mais firmeza e sustentação nos seios.

Depois de remodelar o tecido mamário e retirar a pele excedente para um melhor contorno dos seios, as incisões são fechadas com sutura, curativos e bandagens para proteger a área operada.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Mastopexia com ou sem prótese?

A definição de usar ou não próteses de silicone é feita com base na expectativa da paciente e análise do cirurgião plástico das características da mama. Se a qualidade do tecido glandular for boa, ele pode ser utilizado para preencher os espaços para preencher a mama.

A mastopexia sem a utilização de próteses é geralmente escolhida por mulheres com mamas maiores, pois a retirada do excesso de pele acaba reduzindo o volume mamário. Já a opção de mastopexia com prótese compensa o volume perdido com a remoção da pele, sendo indicada para mulheres com seios menores que não querem diminuir o seu tamanho.

O pré e pós-operatório da mastopexia

Como todo procedimento cirúrgico, o pré-operatório exige a realização de exames para identificar possíveis problemas de saúde que podem interferir no sucesso da cirurgia plástica.

Entre os exames solicitados para a mastopexia, podemos citar:

  • Hemograma completo;
  • Coagulograma;
  • Exame de urina;
  • Eletrocardiograma;
  • Ultrassom de mamas;
  • Mamografia.

Além disso, é necessário interromper o consumo de álcool e cigarro, assim como o uso de alguns medicamentos que vão ser orientados pela equipe médica.

Já o pós-operatório do lifting das mamas é relativamente tranquilo, mas a paciente pode sentir desconforto e sensibilidade na região operada nas primeiras semanas. As recomendações pós-operatórias são:

  • Fazer repouso relativo durante 15 dias;
  • Evitar deitar-se de bruços e fazer movimentos bruscos com os braços;
  • Utilizar sutiã cirúrgico, no mínimo, durante 30 dias;
  • Evitar se expor ao sol nos três primeiros meses;
  • Retornar às atividades físicas somente depois da liberação médica;
  • Realizar sessões de drenagem linfática para reduzir o inchaço;
  • Tomar todos os medicamentos prescritos.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Como ficam as cicatrizes da mastopexia?

As cicatrizes da mastopexia podem ter quatro formatos diferentes: “T” invertido, em “L”, em “I” e periareolar. O formato vai depender do grau de flacidez nas mamas, mas as cicatrizes ficam bem discretas, algumas no contorno natural da mama ou escondidas por peças íntimas.

Passados 12 meses, a cicatriz fica mais clara, quase no mesmo tom de pele da paciente, desde que sejam tomados todos os cuidados pós-operatórios recomendados.

Quanto custa a mastopexia?

O preço pode variar de acordo com a experiência e qualificação do cirurgião plástico, infraestrutura da clínica, taxas hospitalares e o tipo de assistência oferecida no pós-operatório. Além disso, a colocação ou não de implante de silicone também têm influência no preço da mastopexia, que possui uma média de R$ 13 mil a R$ 15 mil.

Para saber o valor exato, é indispensável realizar uma consulta com o cirurgião plástico para que o profissional avalie as necessidades individuais de cada paciente.

Como escolher o cirurgião plástico?

É importante escolher um profissional experiente e qualificado para a realização da mastopexia. Verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois essa certificação atesta que ele tem o título de especialista em mamoplastia e possui todo o conhecimento necessário para realizar um procedimento com segurança e sucesso.

Avalie também a infraestrutura da clínica e o nível de atenção e empatia transmitidos na consulta inicial. Veja se o cirurgião plástico esclarece todas as suas dúvidas de modo prático e transparente para que você se sinta confiante e acolhida.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

O resultado da mastopexia é definitivo?

Os resultados definitivos podem ser observados após 12 meses, período que leva a cicatrização completa do procedimento. É importante dizer que a mastopexia não impede o processo natural de envelhecimento, por isso pode haver reincidência na queda das mamas, dependendo do grau de elasticidade da pele e, principalmente, em casos de grandes oscilações de peso.

Para saber mais informações sobre a mastopexia, entre em contato a agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Dra. Priscilla Gaiato

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

DIFERENCIAIS

10 anos de experiência
Preços acessíveis
Promoção da qualidade de vida
para os seus pacientes.
Agende uma consulta!

ENTRE EM CONTATO