Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Lipoescultura

Médica retirando gordura da barriga de paciente
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Muito além da remoção de gordura localizada, a cirurgia possibilita que o paciente conquiste uma silhueta bonita e harmônica

Ter uma silhueta bem delineada é o sonho de muitas pessoas que se olham no espelho e estão insatisfeitas com o que veem. A lipoescultura é uma alternativa que pode não apenas remover a gordura localizada indesejada, como criar uma agradável silhueta no mesmo procedimento.

Glúteos, mamas, rosto e braços são exemplos de partes do corpo que podem ser preenchidas pelo excesso de gordura retirado, por exemplo, do abdome ou de outra área do corpo em que elas não agradam o visual.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

O que é lipoescultura?

A lipoescultura é uma cirurgia plástica que consiste, primeiramente, em uma lipoaspiração e, em seguida, realocação da gordura excessiva aspirada em outras partes do corpo para modelar sua silhueta de acordo com o desejo estético do paciente.

Ou seja, muito mais que uma cirurgia de remoção de gordura localizada, a lipoescultura é de um apuro estético mais trabalhado para “esculpir” o corpo do paciente de acordo com seus desejos e as limitações do procedimento.

Assim como a lipoaspiração, a lipoescultura deve ser vista como um procedimento estético, e não de emagrecimento. Por isso, é importante que quem deseja realizar qualquer um deles mantenha hábitos saudáveis de vida, com dieta e exercícios para manter o peso controlado e ter boa elasticidade na pele.

Pessoas com doenças como hipertensão, diabetes, histórico de doenças cardiovasculares e obesidade, bem como pessoas idosas, são contraindicadas para a realização da lipoescultura, porque os riscos aumentam.

Como é realizada a cirurgia?

Após avaliação minuciosa do cirurgião e realização de exames preparatórios, o paciente é liberado para a realização da cirurgia de lipoescultura. Antes da cirurgia, é importante seguir todos os passos recomendados pelo médico.

A anestesia costuma ser geral, mas pode ser de outro tipo, de acordo com a indicação médica. São realizadas pequenas incisões na área de onde a gordura será aspirada, por onde é injetado um soro que evita sangramento. Depois, com uma cânula, a gordura é solta e aspirada.

Depois de finalizada a lipoaspiração, a gordura removida deve ser preparada para ser reposicionada nos locais que deverão ter o contorno remodelado. A gordura é separada do sangue e de outras impurezas em uma espécie de centrífuga ou por decantação.

Após a preparação, a gordura é aplicada nas partes desejadas do corpo com o auxílio de seringas especiais. A aplicação deve ser feita com cuidado e posicionada de forma correta para que o contorno seja modelado de modo eficaz.

A duração da cirurgia varia de acordo com o caso e depende da quantidade de gordura a ser retirada e remanejada. De todo modo, a média de duração da lipoescultura é de aproximadamente quatro horas.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Como ficam os resultados da lipoescultura?

O resultado da lipoescultura é um novo contorno tanto da área em que a gordura localizada foi retirada pela lipoaspiração, quanto da área que foi remodelada a partir do procedimento, que toma um aspecto mais arredondado e volumoso, porém, agradável.

Por causa do período de recuperação, os resultados demoram um pouco a aparecer de forma satisfatória. Geralmente, é necessário aguardar mais ou menos um mês para que eles se tornem mais visíveis e, em até 4 meses, é possível que sejam observados em sua plenitude.

Para que os resultados sejam eficazes, é importante haver uma preparação antes da cirurgia para definir a quantidade de gordura a ser removida e reposta, pois cerca de 20% do total acaba sendo absorvido pelo organismo.

Cuidados na recuperação

Os caminhos seguidos pelo paciente na recuperação da lipoescultura, assim como em qualquer procedimento estético, definirão como os resultados aparecerão e evitarão maiores complicações.

A internação após a cirurgia é rápida e geralmente não passa de 24 horas. É importante tomar alguns cuidados nos primeiros dias após a cirurgia, tais como:

  • Usar a cinta protetora;
  • Evitar esforços físicos;
  • Evitar movimentos bruscos;
  • Não dormir sobre a área afetada;
  • Fazer caminhadas simples para evitar coágulos;
  • Evitar exposição ao sol das áreas com incisão;
  • Manter repouso nos primeiros dias.

A quantidade de tempo de cada recomendação deve ser determinada pelo médico e seguida para que se evitem complicações. Inchaços e dores podem aparecer e não são consideradas manifestações de gravidade. Medicamentos para a dor e compressas frias podem aliviar os inchaços, que devem sumir em até um mês.

Após aproximadamente uma semana, os pontos devem ser retirados pelo médico. As atividades devem ser retomadas aos poucos a partir desse momento, mas por pelo menos um mês devem ser evitados exercícios mais pesados. Drenagem linfática pode ser indicada para tratar o inchaço.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Possíveis riscos e complicações

Todo procedimento cirúrgico pode ter riscos. A lipoescultura, se realizada de forma competente por uma equipe de profissionais preparada e bem qualificada, apresenta riscos mínimos. Mas isso também depende do paciente.

Como dito, pessoas que apresentam alguma doença crônica cardiovascular ou diabetes, além de fumantes e pessoas com obesidade, apresentam grandes riscos de complicações. Por isso, este tipo de paciente geralmente não tem a indicação da lipoescultura.

Outro risco da lipoescultura está relacionado à lipoaspiração em si. Riscos de infecções nas incisões, bem como riscos de que um órgão próximo à área aspirada seja atingido acidentalmente existem e podem ser preocupantes, mas com uma boa equipe as chances são pequenas.

A aplicação da gordura deve ser cuidadosa e muito bem planejada, pois existe o risco de embolias gordurosa ou pulmonar em caso de aplicações erradas.

Qual o preço de uma lipoescultura?

O preço médio de uma lipoescultura no Brasil varia muito. Em média, de 9 a 25 mil reais. O tipo de cirurgia, quantidade de gordura a ser manejada e a complexidade do procedimento são fatores que influenciam no preço, mas não apenas isso.

O trabalho de toda a equipe, bem como equipamentos, disposição de tempo, internação, medicações e outros critérios pertinentes também são levados em conta. O valor exato a ser pago pela lipoescultura só será de terminado após a consulta inicial e planejamento de todo o procedimento.

É importante analisar a qualidade do trabalho do cirurgião e sua equipe antes de marcar uma cirurgia de lipoescultura, dando preferência para aqueles que têm experiência e reconhecimento, para que o preço pago tenha valido verdadeiramente a pena.

Agende uma consulta com a Dra. Priscila Gaiato para fazer sua avaliação de Lipoescultura!

 

Fontes:

Dra. Priscilla Gaiato

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

DIFERENCIAIS

10 anos de experiência
Preços acessíveis
Promoção da qualidade de vida
para os seus pacientes.
Agende uma consulta!

ENTRE EM CONTATO