Entenda quando a união de duas cirurgias pode ser indicada
Com a necessidade de remover o excesso de gordura e de pele do corpo, a lipoabdominoplastia é uma possibilidade para solucionar dois problemas em uma só cirurgia. Isso é uma vantagem para o paciente, uma vez que se aproveita uma única intervenção cirúrgica — e, consequentemente, um único processo de recuperação.
Enquanto a abdominoplastia é indicada para retirar o excesso de pele e a flacidez do corpo, a lipoaspiração é ideal para remover o excesso de gordura localizada. No entanto, como saber quando aliar as duas técnicas em uma lipoabdominoplastia? Continue a leitura para saber mais.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é a lipoabdominoplastia?
Essa é uma técnica de cirurgia que une a lipoaspiração com a abdominoplastia. Ou seja, a lipoabdominoplastia retira a gordura localizada da barriga, melhorando seu aspecto, e também remove o excesso de pele e ajusta o posicionamento dos músculos abdominais, eliminando a flacidez com o estiramento do tecido restante.
Como a lipoabdominoplastia é realizada?
Assim como os dois procedimentos que se agrupam na lipoabdominoplastia, esta técnica é feita através de anestesia geral e se divide em duas etapas: a da lipoaspiração e a da abdominoplastia.
No começo da cirurgia, o médico usa algumas cânulas para aspirar o excesso de células de gordura do local indicado no plano de cirurgia. Desta forma, a gordura localizada é eliminada e o próximo passo pode acontecer dentro da cirurgia de lipoabdominoplastia.
Na segunda etapa do procedimento, o cirurgião deverá retirar o excesso de pele e fazer o lifting abdominal através da abdominoplastia. Com incisões geralmente localizadas próximas à virilha do paciente, para uma cicatrização mais discreta, a cirurgia de lipoabdominoplastia é concluída com os últimos pontos.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Quando a lipoabdominoplastia é indicada?
O ideal é sempre buscar por uma orientação médica para entender a necessidade ou não do procedimento cirúrgico. Depois de uma avaliação com o cirurgião, é possível que pessoas com gordura localizada possam ser indicadas para a lipoabdominoplastia.
É importante lembrar que a cirurgia não é capaz de emagrecer o paciente, por isso, é voltada para a remoção de pontos de gordura acumulada específicos de uma pessoa que já está dentro do seu peso ideal.
Benefícios da lipoabdominoplastia
Além da promoção da autoestima, a lipoabdominoplastia pode trazer benefícios para a funcionalidade e estética do corpo do paciente, tais como:
- Eliminação da flacidez e pele em excesso;
- Definição da região abdominal;
- Promoção de uma melhor postura corporal;
- Remoção de marcas de estrias.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Cuidados no pós-operatório
Depois de se submeter a uma cirurgia de lipoabdominoplastia, o paciente precisa seguir algumas recomendações médicas para evitar complicações da cirurgia e dar tempo ao corpo para a cicatrização. Algumas das principais recomendações são:
- Dormir de barriga para cima;
- Evitar esforço físico;
- Uso da cinta modeladora por, pelo menos, 30 dias;
- Beber muita água;
- Manter uma alimentação equilibrada, incluindo frutas e vegetais;
- Evitar a exposição solar;
- Não esticar o tronco durante as duas primeiras semanas;
- Manter o repouso.
Como fica a cicatriz da lipoabdominoplastia?
É comum que, por se tratar de um procedimento invasivo, os pacientes se preocupem com a marca da cicatriz deixada pela cirurgia. No entanto, a cicatriz da lipoabdominoplastia costuma ser discreta e ficar em lugares escondidos pelas roupas, como na área da virilha.
Para evitar que a cicatriz da abdominoplastia seja aparente, é importante contar com um bom profissional para a realização da cirurgia, além de seguir todas as recomendações do pós-cirurgia.
Entre em contato com a Cirurgiã Dra. Priscilla Gaiato.
Fonte: