Cirurgia plástica é capaz de recuperar a aparência jovial do rosto ao suavizar sinais de envelhecimento
O lifting facial é uma cirurgia plástica que tem como objetivo suavizar sinais de envelhecimento da face e melhorar o aspecto geral da pele, tornando o rosto aparentemente mais esticado, jovial e bonito. Assim, a autoestima e o bem-estar são elevados, melhorando a forma de lidar com o envelhecimento e os seus sinais.
É um procedimento bastante procurado por homens e mulheres por causa de seus benefícios estéticos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulgados em 2018, o lifting facial correspondia a 3,4% dos procedimentos realizados no país.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é lifting facial?
O principal objetivo do lifting facial é a redução de sinais de envelhecimento que surgem na pele do rosto, principalmente após os 45 anos. São utilizadas técnicas de cirurgia plástica para amenizar sinais como rugas, vincos de expressão e excessos de pele e gordura pelo rosto que dão uma aparência envelhecida ao paciente.
Mas apesar de ser capaz de minimizar os sinais de envelhecimento e devolver a autoestima, é importante lembrar que esse tipo de lifting é uma cirurgia reparadora. Sendo assim, não é capaz de frear ou parar o processo natural de envelhecimento, nem de mudar radicalmente a aparência.
Quais os tipos de lifting?
Existem dois tipos de lifting: a ritidoplastia e a frontoplastia.
- Ritidoplastia: é o tipo de lifting que é conhecido literalmente como lifting facial e corresponde à correção dos sinais de envelhecimento do rosto. Algumas técnicas podem ser utilizadas no procedimento, como o lifting com incisão limitada, lifting tradicional e lifting de pescoço.
- Frontoplastia: conhecido como lifting frontal, é um procedimento realizado na testa semelhante ao lifting facial, com objetivo de melhorar as linhas de expressão locais e o reposicionamento das sobrancelhas. Pode ser realizada em complemento à ritidoplastia.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Quando é indicado o lifting facial?
O lifting facial é indicado para homens e mulheres insatisfeitos com a aparência do rosto em relação aos sinais de envelhecimento. Por ser um procedimento reparador, que não diminui nem interrompe o ciclo de envelhecimento, é majoritariamente indicado para pessoas com mais de 45 anos.
Em pessoas mais jovens, é proposto que sejam realizados tratamentos menos invasivos para combater possíveis sinais precoces. Mesmo assim, alguns casos específicos podem permitir a indicação do lifting.
Os principais sinais que indicam a possibilidade de realização de lifting são:
- Rugas e linhas de expressão em geral;
- Vincos profundos, como o “bigode chinês”;
- Flacidez da face e do pescoço;
- Perda de tônus muscular;
- Papada;
- Excesso de depósitos de gordura em geral.
Como o lifting é realizado?
A primeira etapa da realização do lifting facial começa antes mesmo da cirurgia, no pré-operatório. É necessário fazer uma avaliação do paciente, através de exames, para atestar se ele está apto para ser operado. São feitas recomendações como interromper o uso de medicamentos, cosméticos e cigarro, e jejum de pelo menos oito horas antes da cirurgia.
A anestesia utilizada pode ser intravenosa ou geral, recomendada de acordo com cada paciente. O tempo de cirurgia pode variar de duas até quatro horas, dependendo da complexidade dos sinais a serem corrigidos.
Existem três opções de lifting facial:
- Lifting tradicional — a incisão é feita, geralmente, a partir da região temporal. No lifting tradicional, a gordura e os tecidos são redistribuídos para melhorar o aspecto de todo o rosto;
- Lifting de pescoço ou minilifting — pode ser feito na parte inferior do rosto, para corrigir sinais e acúmulos de gordura e papada na região do queixo e do pescoço. A incisão, nesses casos, costuma passar por detrás da orelha;
- Lifting com incisão limitada — é realizado por incisões limitadas, em regiões como atrás da orelha, sob os lábios e pálpebras. São incisões feitas para corrigir locais específicos.
Após a realização dos procedimentos, as incisões são fechadas com suturas e o paciente é encaminhado para a recuperação. Pode ser colocada uma bandagem para ajudar a minimizar inchaços e hematomas que podem surgir.
Como toda cirurgia, o lifting tem alguns riscos de complicações, que podem ser relacionados a sangramentos, acúmulos de líquido, reações à anestesia, infecções, perda de cabelo e má-cicatrização. Apesar disso, quando o procedimento é bem-feito, com todos os cuidados em todas as etapas, os riscos são minimizados.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Como é a recuperação?
Os cuidados para a recuperação do lifting facial começam logo após a cirurgia. Pode ser necessário que a pessoa permaneça internada por até três dias. Após a alta, uma série de cuidados devem ser tomados para que os resultados sejam atingidos sem complicações.
Inchaço e hematomas podem ser presentes por um tempo após a cirurgia. Em alguns casos, pode ser necessário drenar excessos de sangue e outros fluidos na região operada. É importante que a pessoa não molhe o couro cabeludo e durma de barriga para cima enquanto estiver com os curativos. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de compressas de gelo para ajudar a diminuir o inchaço.
Nos primeiros sete dias pode haver muito desconforto. Deve-se evitar utilizar cosméticos e praticar atividades físicas pelo tempo recomendado pelo cirurgião, que pode ser de até trinta dias. O mesmo vale para o retorno às atividades de trabalho e estudo. Os pontos são removidos, geralmente, após dez dias.
É importante evitar a luz do sol e utilizar protetor solar em casos em que a exposição for inevitável. Tomar os medicamentos indicados e cuidar da alimentação e da hidratação são hábitos essenciais nos meses de recuperação. Todas as recomendações devem ser seguidas pelo tempo e frequência determinados pelo cirurgião.
O lifting deixa cicatriz?
As cicatrizes do lifting facial são, geralmente, muito discretas e costumam ficar escondidas sob os cabelos e as linhas naturais do corpo. Apesar disso, pelo fato de a recuperação ser lenta, pode demorar alguns meses até que as cicatrizes atinjam esse aspecto.
Os resultados do lifting são visíveis após a recuperação. O rosto fica mais jovial e harmônico, fazendo com que a autoestima e a sensação de bem-estar sejam aumentadas. É importante tomar alguns cuidados com a saúde, como hábitos alimentares e físicos, para prolongar os resultados.
Para que todos os objetivos sejam alcançados de maneira satisfatória, sem cicatrizes malformadas e outras complicações, é importante encontrar um cirurgião e equipe especializados, bem referenciados e preparados para entender as dificuldades do paciente e realizar um procedimento com resultados duradouros.
Para saber mais sobre Lifting Facial, agende sua consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fonte: