Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Bichectomia

Médico marcando bochecha com caneta
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Tudo sobre a cirurgia que harmoniza os contornos do rosto a partir da remoção de tecido adiposo das bochechas

O rosto é conhecido como o nosso principal cartão de visitas e, por isso, muitos se preocupam com sua aparência. Um visual interessante e harmônico pode garantir não apenas o aumento da autoestima, como uma melhora até mesmo nas relações interpessoais.

Aqueles que procuram uma cirurgia plástica na face geralmente desejam um resultado harmônico, visualmente interessante e que lhe permita melhorar a autoestima. Entre os diversos tipos de procedimentos disponíveis, a bichectomia é um dos tipos de cirurgia plástica mais demandados atualmente por causa de seus resultados.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

O que é bichectomia?

A bichectomia é um procedimento puramente estético de cirurgia plástica, que tem como principal objetivo a harmonização da região das bochechas a partir da redução de seu volume por meio da remoção de camadas de gordura. Dessa forma, as maçãs do rosto são destacadas e o queixo aparenta ser mais fino e simétrico.

O aspecto arredondado do rosto — que, muitas vezes, é o que se quer atenuar com a realização da bichectomia — ocorre graças à gordura localizada nas estruturas chamadas “bolsas de Bichat”, área que se estende desde as têmporas até o queixo, passando pelas bochechas, e cujo nome homenageia o anatomista que descreveu esta região do corpo, ainda no século XVIII.

Como a bichectomia é feita?

Uma das vantagens da bichectomia em relação a outros procedimentos plásticos é que ela não deixa cicatrizes visíveis, além de ser uma operação rápida e que, se realizada de forma adequada, tem cicatrização rápida e baixo risco de complicações.

Cirurgiões plásticos são os profissionais que podem fazer a bichectomia, e devem ter muito conhecimento e experiência para realizá-la.

A indicação da anestesia pode ser local ou geral e vai depender das características do paciente. Uma pequena incisão de não muito mais de cinco milímetros é realizada dentro da cavidade oral para que sejam localizadas e removidas as estruturas volumosas das bolsas de Bichat. Existem casos em que elas são removidas parcialmente e casos em que a remoção é total.

Assim que o procedimento é concluído, ocorre o fechamento dos cortes com pontos. A cirurgia dura, em média, de uma hora a uma hora e meia, sendo considerada um procedimento rápido. Por ser uma cirurgia realizada intraoral, a cicatrização também é mais rápida do que em um procedimento externo.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Para quem é indicada a bichectomia?

A indicação da bichectomia ocorre para os pacientes que desejam harmonizar os contornos do rosto por causa da insatisfação causada pelo volume das bochechas. Por isso, costuma ser procurada principalmente por mulheres que têm o rosto mais volumoso e arredondado.

A avaliação médica é importante para a indicação da bichectomia. Uma consulta com o cirurgião e a realização de exames determinará se a cirurgia poderá ser feita e como será executada no rosto do paciente, sempre buscando aliar resultados estéticos com a preservação da saúde.

Como fica o resultado?

Os resultados podem demorar até três semanas para se estabilizarem. A remoção das bolsas de Bichat reduz o volume que é responsável pela sensação de rosto arredondado e sem harmonia. Dessa forma, o rosto fica mais fino e os contornos são valorizados, principalmente na região das maçãs do rosto e do queixo.

Apesar de ser um medo recorrente da maioria dos pacientes que procuram pela cirurgia, uma vantagem muito grande da bichectomia é o fato de que, mesmo se o paciente tiver um aumento de peso e gordura corporal, é muito difícil que ocorra recidiva da camada gordurosa na região das bolsas de Bichat.

É importante destacar que o resultado da bichectomia vai depender não apenas do procedimento e do desejo do paciente, mas também do formato do rosto e de como a recuperação é realizada, com ou sem complicações. De modo geral, muitos pacientes se satisfazem com os resultados.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Cuidados e exames pré-operatórios

Como toda cirurgia, a bichectomia só pode ser realizada com a devida indicação. Ou seja, quando o paciente procura o cirurgião, a primeira consulta será uma avaliação para que sejam entendidos os critérios para a realização da cirurgia e se ela é possível de ser executada sem riscos ao paciente.

Alguns exames, como hemograma completo e coagulograma, podem ser solicitados antes da realização da bichectomia, bem como exames cardíacos em casos em que o médico constate que a realização do procedimento deverá ocorrer com sedação ou anestesia geral.

Com os exames realizados e seus resultados indicando a possibilidade da cirurgia, o paciente deve se preparar de acordo com as recomendações médicas. De modo geral, alguns medicamentos devem ser evitados dias antes da cirurgia, e recomenda-se que bebidas alcoólicas sejam evitadas no dia anterior, dando preferência a uma alimentação mais leve.

Cuidados no pós-operatório

A recuperação da bichectomia é, geralmente, tranquila. Alguns incômodos, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia, bem como inchaços, podem ser comuns e desaparecem aos poucos. O paciente também pode sentir alguma dor local, mas geralmente não é intensa.

Entre alguns cuidados pós-operatórios da bichectomia, podemos citar:

  • Dieta pastosa por pelo menos 10 dias ou pelo tempo indicado pelo cirurgião;
  • Dormir com o rosto levantado enquanto houver inchaço;
  • Evitar alimentos muito quentes;
  • Evitar exercícios físicos nos primeiros dias;
  • Utilizar protetor solar facial.

Ao seguir todas as recomendações do pós-operatório, diminuem-se as chances de complicações e aumentam-se as chances de melhor resultado após a recuperação da bichectomia.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Possíveis riscos da bichectomia

De modo geral, as chances de complicações são pequenas. Ainda assim, por ser um procedimento cirúrgico, ainda que simples e rápido, a bichectomia pode apresentar alguns riscos.

Sangramentos e infecções locais, por exemplo, são riscos comuns a procedimentos que envolvem incisões. Cortes acidentais podem gerar lesões nervosas e musculares com chance de prejudicar algumas funções motoras e sensoriais, como paralisia facial e redução da produção de saliva.

A quantidade de material adiposo a ser removido também deve ser muito bem avaliada pelo cirurgião que realizará o procedimento, porque uma remoção em excesso pode afinar demais o rosto e trazer prejuízos na habilidade de sucção, por exemplo.

Para evitar complicações, é importante que a bichectomia seja realizada por profissionais capacitados e com experiência, pois a maior parte dos riscos são por causa de erros no procedimento ou em seu planejamento.

Agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato para fazer sua avaliação de bichectomia!

Fontes:

SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

DIFERENCIAIS

10 anos de experiência
Preços acessíveis
Promoção da qualidade de vida
para os seus pacientes.
Agende uma consulta!

ENTRE EM CONTATO