Tire suas dúvidas sobre o procedimento e saiba quais cuidados tomar para obter um melhor resultado
Sendo motivo de insegurança de parte da população, o queixo (clinicamente chamado de mento) retraído ou proeminente pode ser corrigido, caso o paciente decida consultar a opinião de um especialista.
A fim de melhorar tais aspectos, a mentoplastia é indicada para, juntamente às demais estruturas do rosto, equilibrar a harmonia facial, evidenciando o foco estético da cirurgia, apesar de também ser realizada para fins funcionais.
A busca pela satisfação estética leva os pacientes a investirem em intervenções cirúrgicas. A partir disso, a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revelou que no ano de 2021, quando comparado ao de 2019, houve um aumento de quase 50% na procura por cirurgias plásticas.
A entidade compreende que esse crescimento ocorreu por conta do tempo que os internautas passam nas redes sociais e em frente às câmeras, onde suas inseguranças se tornam ainda mais evidentes.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é mentoplastia?
A mentoplastia é um procedimento cirúrgico que corrige deformidades funcionais ou estéticas do mento (queixo), mandíbula e parte do rosto, podendo aumentá-los ou diminuí-los, com o objetivo de trazer uma harmonia ao rosto do paciente.
O procedimento, a depender da queixa relatada pelo paciente, tem técnicas específicas recomendadas pelo cirurgião, variando o composto inserido e/ou medicamentos envolvidos. Deste modo, o profissional estuda não só o queixo a ser operado como também as demais características do rosto.
Ademais, em determinados casos, pode ser recomendado que se realize uma rinoplastia para que a harmonia do rosto se torne ainda mais completa.
A quem é indicada a mentoplastia?
Tendo em vista a estruturação do rosto do paciente, o procedimento é indicado àqueles que possuem um queixo retraído (que dá a impressão de um mento menor do que o ideal), uma proeminência no queixo ou uma assimetria do local.
Existem, também, ocasiões em que a mentoplastia é feita com o intuito de melhorar a funcionalidade do local, sendo necessária a alteração do posicionamento da mandíbula (cirurgia ortognática).
Deste modo, é indicado que o paciente realize uma avaliação com o cirurgião plástico para compreender qual será o seu diagnóstico, que podem ser três:
- Microgenia: pacientes que possuem um queixo retraído e, consequentemente, aparentam possuir um mento menor do que o ideal;
- Macrogenia: casos em que o queixo é desproporcionalmente maior às demais áreas do rosto, tal como o nariz e a testa;
- Assimetria: quando um dos lados do queixo é mais proeminente ou deficiente do que o outro.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Como é feita a mentoplastia?
A cirurgia dura cerca de 90 minutos e, em grande parte dos casos, é simples e rápida. O paciente é sedado com uma anestesia geral ou local e a incisão é realizada na gengiva inferior do paciente, tornando-a discreta e imperceptível.
Quando a cirurgia é realizada em pacientes com microgenia (queixo recuado), o cirurgião pode proceder de três formas:
- Inserir uma prótese de silicone;
- Implantação de um polietileno biocompatível;
- Realizar o procedimento ortognático, que, por meio do seccionamento do osso do maxilar, o cirurgião faz a manipulação do mento, considerando o posicionamento da arcada dentária do paciente.
Já nos casos de macrogenia (queixo proeminente), o profissional remodela ou reposiciona o osso do mento, de maneira que conquiste o melhor resultado possível.
Cuidados pré e pós-operatórios
O pré-operatório é iniciado quando o cirurgião faz a avaliação da proporção do queixo com relação às outras partes do rosto. A partir disso, o profissional compreende quais correções são necessárias de acordo com particularidades do quadro do paciente, estabelecendo, também, as prévias do posicionamento dentário (mordida), o que afeta diretamente o processo da mentoplastia.
Além disso, anteriormente ao procedimento, há algumas recomendações feitas pelo médico, a fim de garantir uma melhor cirurgia, como:
- Fazer exames de sangue e de imagem;
- Interromper o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo;
- Realizar o jejum anteriormente à mentoplastia;
- Suspender o uso de medicamentos anticoagulantes.
E apesar de a cirurgia ser simples, os cuidados no pós-operatório continuam sendo de extrema importância para uma boa recuperação do paciente. São eles:
- Repouse por, no mínimo, 7 dias e espere duas semanas para voltar à rotina normal;
- Redobre os cuidados durante o sono, eleve a cabeceira e evite posições que pressionem o local operado;
- Utilize os medicamentos recomendados pelo especialista;
- Evite se expor ao sol;
- Prefira alimentos leves, que não exijam esforço ao mastigar;
- A volta da prática de exercícios físicos só deve ocorrer com a liberação do médico responsável;
- A atenção à higiene bucal deve ser redobrada;
- Para diminuir o inchaço da região, faça drenagem linfática ou compressas de gelo, a depender do caso;
- Para evitar que haja infecções no local, cumpra as recomendações médicas;
- Interrompa o uso de tabaco;
- Continue comparecendo às consultas conforme o estabelecido pelo médico.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
A mentoplastia pode ser associada a outros procedimentos?
A associação da mentoplastia a outros procedimentos é autorizada, desde que o cirurgião responsável tenha avaliado as condições do paciente e tenha a certeza de que a soma dos procedimentos não ultrapasse sete horas. Também deve-se considerar a perda de sangue e garantir que haja um repouso posteriormente às intervenções.
O comum é que os procedimentos associados à mentoplastia tenham foco na estética da face, como a rinoplastia (corrige as deformidades naturais ou traumáticas no nariz), o lifting facial (responsável por eliminar a pele excessiva e as rugas do rosto) e a blefaroplastia (remove a pele enrugada das pálpebras), que possuem uma grande influência na harmonia do rosto do paciente.
Existem, também, casos em que são realizadas a otoplastia (que muda a aparência das orelhas), a mamoplastia (aumenta, remodela ou corrige o tamanho das mamas) ou a lipoaspiração da papada (aspira a gordura localizada abaixo do queixo).
O que o paciente pode esperar do procedimento?
Durante o primeiro mês, o inchaço impedirá o paciente de perceber o resultado final da mentoplastia. Porém, nos meses seguintes, o queixo passa a apresentar um resultado próximo ao definitivo.
O paciente também pode notar que, durante a primeira semana, há uma perda de sensibilidade na região do mento, que normalmente ocorre mais de um lado do que do outro e que melhora com o passar do tempo.
Se interessou pela mentoplastia? Agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fonte: