Procedimento pode ter finalidade estética ou reparadora, mas ambos proporcionam melhora da autoestima e bem-estar dos pacientes
Brasil e Estados Unidos lideram o ranking mundial dos países que mais realizam cirurgias plásticas. Segundo pesquisa da Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica, no ano de 2020 foram realizados mais de 1,3 milhão de procedimentos do tipo no país, com destaque para as cirurgias corporais como lipoaspiração e mamoplastia, que estão entre as preferidas do público brasileiro.
Por ser um assunto que gera cada vez mais interesse, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre cirurgias plásticas, quais são os tipos mais procurados, os cuidados necessários e quando realizar. Acompanhe!
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
O que é cirurgia plástica?
A cirurgia plástica é uma especialidade médica cujo objetivo é reparar e reconstituir a anatomia e função de alguma parte do corpo. Essa intervenção pode melhorar a aparência e aspecto de determinadas regiões que causam insatisfação estética aos pacientes e proporcionar uma grande melhora na autoestima e qualidade de vida das pessoas.
Cirurgia plástica reparadora x estética
As cirurgias plásticas reparadoras têm o objetivo de corrigir deformidades congênitas ou adquiridas motivadas por acidentes, queimaduras e doenças como o câncer, além de melhorar ou restaurar funcionalidades no corpo do paciente.
Já os procedimentos estéticos são considerados opcionais, realizados geralmente para melhorar a aparência e corrigir imperfeições que podem trazer frustração ao paciente. Em comum, os dois tipos visam trazer uma melhora da autoestima e do bem-estar às pessoas.
Quando realizar uma cirurgia plástica?
Primeiramente, a decisão sobre quando realizar uma cirurgia plástica deve ser pessoal e nunca motivada por terceiros. Esse tipo de procedimento é indicado quando existe uma queixa objetiva por parte do paciente e o incômodo gerado passa a privá-lo de certas atividades cotidianas, como usar roupas mais curtas ou sair em lugares públicos, por exemplo.
A partir daí, é preciso procurar um profissional especializado e com conhecimento e experiência nas principais técnicas de cirurgias plásticas para direcionar o tratamento da forma mais adequada.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Tipos de cirurgia plástica mais procuradas
Com o advento das redes sociais, as pessoas buscam formas de melhorar sua aparência e elevar sua autoestima, por essas razões é que as cirurgias plásticas são tão procuradas na atualidade.
Entre as mais realizadas no Brasil e no mundo, podemos citar:
- Lipoaspiração: remove os depósitos de gordura de diversas áreas do corpo, como abdômen, braços, coxas, papada, costas, entre outras. A lipoaspiração melhora o contorno e proporciona traços mais harmônicos;
- Mamoplastia de aumento: colocação de implantes de silicone para aumentar o volume e melhorar o formato dos seios;
- Blefaroplastia: cirurgia das pálpebras que remove o excesso de pele e gordura que prejudica a estética da região e pode atrapalhar a visão;
- Abdominoplastia: indicada para tratar a flacidez abdominal ao remover o excesso de pele e gordura. O procedimento é muito procurado por pacientes que tiveram grande variação de peso;
- Rinoplastia: melhora a aparência, proporção e funcionalidades do nariz, inclusive pode corrigir dificuldades respiratórias.
Considerações antes de escolher uma cirurgia plástica
Contar com um cirurgião plástico qualificado é primordial para o sucesso do procedimento. Isso porque, na consulta inicial, o médico vai tirar todas as dúvidas e explicar as particularidades da cirurgia, os riscos associados, para quais casos ela é indicada e os resultados que podem ser alcançados. Desse modo, você terá todas as informações para decidir se o procedimento em questão atende às suas necessidades.
Cuidados no pré e pós-operatório da cirurgia plástica
Assim como a escolha do cirurgião e a correta execução da técnica, os cuidados pré e pós-operatórios influenciam diretamente nos resultados das cirurgias plásticas. É importante seguir todas as orientações médicas para minimizar os riscos de complicações e garantir uma recuperação tranquila.
Os principais cuidados pré-operatórios são:
- Realizar todos os exames solicitados pelo médico;
- Os pacientes fumantes devem parar de fumar ao menos 30 dias antes da cirurgia;
- Informar o uso de medicamentos para que a equipe médica faça os devidos ajustes;
- Ter uma alimentação leve e balanceada nos dias anteriores à cirurgia.
Em relação ao período pós-operatório, os cuidados necessários são:
- Evitar atividades físicas intensas ou movimentos bruscos que possam prejudicar a cicatrização;
- Usar cinta modeladora e sutiã cirúrgico, no caso de mamoplastia, pelo tempo recomendado pelo médico;
- Tomar os medicamentos indicados nos horários corretos;
- Evitar a exposição solar;
- Cuidar do curativo conforme orientação médica.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Como é a recuperação da cirurgia plástica?
A recuperação depende do tipo e extensão da cirurgia realizada, já que algumas demandam cuidados específicos, mas no geral o repouso é recomendado nas primeiras duas semanas.
Durante esse período, certos tipos de cirurgias plásticas podem exigir a companhia de alguém para auxiliar nas tarefas básicas do dia a dia como tomar banho ou pentear os cabelos, então é fundamental se planejar bem antes da cirurgia.
Após 30 dias de recuperação, a maioria das atividades já é liberada, com exceção das que exigem muito esforço físico da região operada. De qualquer maneira, é importante que haja a confirmação da liberação por parte do cirurgião.
Principais complicações da cirurgia plástica
A dor, desconforto e inchaço são sintomas normais, principalmente nos primeiros dias, mas que desaparecem já nas primeiras semanas após a cirurgia plástica.
Em relação às complicações, elas podem aparecer em qualquer procedimento cirúrgico, mas podem ser minimizadas se todos os cuidados pré e pós-operatórios forem seguidos à risca. As principais complicações relacionadas são:
- Abertura espontânea dos pontos;
- Seroma;
- Cicatrizes inestéticas;
- Hematomas;
- Trombose venosa profunda;
- Embolia pulmonar.
Desejo realizar uma cirurgia plástica!
Dra. Priscila Gaiato, especialista em cirurgia plástica!
A Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela Unesp de Botucatu, com profundo conhecimento em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Entre em contato a agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)