Conheça as indicações e técnicas para entender melhor o procedimento
Com o tempo, é comum que as pálpebras sofram com o processo de envelhecimento natural e possam incomodar pessoas mais vaidosas. Os tipos de blefaroplastia surgem como uma boa alternativa para corrigir tanto a parte estética quanto funcional dessa região, que pode ter seu aspecto melhorado com a cirurgia.
A blefaroplastia é conhecida como a cirurgia das pálpebras, que retira o excesso de pele e bolsas de gordura da região que dão aquele aspecto de pálpebras caídas. Existem vários tipos de blefaroplastia que valorizam a aparência natural do rosto, devolvendo um aspecto mais jovial e descansado ao paciente.
Um incômodo muito comum de quem recorre aos tipos de blefaroplastia é a quantidade de rugas e flacidez, que podem ser corrigidas com as técnicas adequadas para cada tipo de paciente.
Indicações da blefaroplastia
A cirurgia de blefaroplastia pode ser encontrada em diferentes tipos, técnicas e por isso possui indicações variadas para cada paciente. Por isso, é tão importante contar com um bom cirurgião plástico, que será capaz de orientar o paciente quanto aos diferentes tipos de blefaroplastia mais adequados para cada caso.
Para poder se submeter à cirurgia, é importante levar em conta o estado de saúde do paciente. Alguns que possuem doenças crônicas podem não ser elegíveis ao procedimento, mas no geral a blefaroplastia é indicada para os seguintes casos:
- Pessoas com excesso de flacidez nas pálpebras;
- Pessoas com bolsas de gordura na pálpebra inferior;
- Pacientes que queriam eliminar rugas;
- Pessoas com pálpebras caídas por motivos musculares;
- Casos de pálpebras caídas que atrapalham a visão.
Quais são os tipos de blefaroplastia?
Como existem várias indicações do procedimento, vamos conhecer quais são os tipos de blefaroplastia mais recomendados para cada situação, que se dividem em quatro tipos.
Blefaroplastia superior
Esse é um dos tipos de blefaroplastia mais buscados por conta da perda de tônus da região superior das pálpebras. Na cirurgia, o excesso de gordura que causa aquele aspecto de inchaço nas pálpebras superiores é removido.
Com o tempo, é comum que a pele perca um pouco de elasticidade e aconteça o acúmulo excessivo de tecido nessa região. Outra possível indicação para a blefaroplastia superior é para pacientes com condições genéticas específicas além da exposição solar excessiva.
Blefaroplastia inferior
Neste tipo de cirurgia, apenas o excesso de gordura da região inferior das pálpebras é retirada para dar um aspecto mais jovem ao paciente. Essa é uma cirurgia indicada para pacientes com sinais muito acentuados de envelhecimento, que ficam com os olhos cansados e com excesso de pele abaixo da região ocular.
Blefaroplastia completa
Esse também é um dos tipos de blefaroplastia mais buscados. Esse procedimento consiste na retirada do excesso de pele e gordura tanto da região superior quanto inferior das pálpebras em uma única cirurgia. Isso permite um resultado superior e uma recuperação apenas para duas intervenções em uma só.
Blefaroplastia transconjuntival
Geralmente, esse é um dos tipos de blefaroplastia mais indicados para pacientes jovens que possuem acúmulo de gordura na região conjuntiva interna da pálpebra. Ou seja, nessa situação, o paciente não conta com excesso de pele, mas sim de gordura na parte interna dos olhos.
Para esse procedimento, o cirurgião plástico faz uma pequena incisão na parte interna para tratar as bolas de gordura para dar um ar mais descansado ao rosto do paciente.
Os diferentes tipos de blefaroplastia trazem mais qualidade de vida aos pacientes, que recuperam a sua autoestima e melhoram a sua relação com o espelho ao ver o aspecto mais jovial após o procedimento. É uma importante ferramenta de rejuvenescimento e melhora de qualidade de vida.
Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.
Fonte: