Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quem faz abdominoplastia pode engravidar?

Médica examinando barriga de paciente.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba se quem faz abdominoplastia pode engravidar e quais as orientações dos especialistas para esses casos, tanto do cirurgião plástico quanto do obstetra

É muito comum ter dúvida se quem faz abdominoplastia pode engravidar, tanto considerando mulheres que planejam uma gestação futura como aquelas que não querem se comprometer com alguma decisão peremptória no momento.

Primeiramente, é preciso saber que a abdominoplastia é a cirurgia plástica indicada para remoção do excesso de flacidez abdominal, podendo também ser usada para correção da diástase da parede reto-abdominal.

A abdominoplastia é procurada, majoritariamente, por mulheres após a gestação, uma vez que a gravidez favorece o acúmulo de pele na região do abdômen.

Além disso, o procedimento é frequentemente realizado em pacientes pós-bariátrica, em quem perdeu peso significativo e em quem tem tendência à flacidez no local.

Gravidez após abdominoplastia: é possível?

Sim, quem faz abdominoplastia pode engravidar, pois a cirurgia em nada altera o potencial fértil da mulher e também não compromete o desenvolvimento da gestação.

Considerando as indicações, é mais comum que a cirurgia plástica do abdômen seja procurada por mulheres que já tiveram filhos, mas não é uma regra.

Além disso, é importante que haja a possibilidade de gravidez após abdominoplastia especialmente por conta das mulheres jovens que realizam a cirurgia plástica, muitas vezes no contexto pós-bariátrica.

Assim, não há nenhum impeditivo, de forma que quem faz abdominoplastia pode engravidar.

Uma recomendação, entretanto, é que esse desejo – caso já esteja presente – seja manifestado ao cirurgião plástico no pré-operatório da abdominoplastia, o que pode fazê-lo adequar condutas durante a cirurgia, se for o caso.

Quem faz abdominoplastia pode engravidar em quanto tempo?

A recuperação da abdominoplastia, com cicatrização dos tecidos internos, leva cerca de um ano, sendo esse o período recomendado para engravidar após a realização da cirurgia plástica.

Caso já haja o plano de engravidar em um período curto – como de 12 meses – é relevante conversar com o cirurgião plástico, especialmente sobre a possibilidade de adiar a cirurgia plástica para um momento posterior.

Se a gravidez for um desejo mais distante, nada impede a realização da abdominoplastia, pois a recuperação já estará completa quando a gravidez ocorrer.

Como é a gestação após a abdominoplastia?

Se quem faz abdominoplastia pode engravidar, a dúvida seguinte é quanto à segurança da gestação e seu desenvolvimento.

Algumas ocorrências são mais possíveis em pacientes que engravidam após a realização da abdominoplastia, como:

  • Maior tendência ao surgimento de estrias devido à pouca disponibilidade de pele na região abdominal, o que torna mais importante o uso de hidratantes e óleos corporais;
  • O feto terá menos espaço, pois a tendência é que a barriga não cresça tanto, de forma que é mais possível sentir os movimentos do bebê nessa situação;
  • A gestante pode sentir a desconfortos e dor na região do abdômen, como se tivesse feito exercícios localizados;
  • Como visto, há um menor crescimento do abdômen, o que também ajuda na preservação dos resultados estéticos, apesar de não garanti-los.

Trata-se, portanto, de um desenvolvimento gestacional quase totalmente normal, mas o acompanhamento pré-natal deve ser mantido e o médico obstetra deve ser avisado, o quanto antes, sobre o histórico da abdominoplastia.

Quais os riscos da gravidez após abdominoplastia?

Em geral, quem faz abdominoplastia pode engravidar sem que haja riscos adicionais à gestante ou ao bebê, mas é importante fazer algumas considerações.

Devido à sutura da parede abdominal, o bebê terá menos espaço, o que não costuma comprometer a saúde ou desenvolvimento físico dele. Entretanto, há riscos se o bebê for muito grande, como acima de 5 kg, o que é mais comum de ocorrer em caso de mulheres com diabetes gestacional.

Em alguns casos, como há limitação da expansão abdominal, o útero pode começar a pressionar o diafragma, causando maior dificuldade respiratória à gestante.

Por tais razões, ainda que quem faz abdominoplastia pode engravidar, é sempre importante comunicar ao cirurgião plástico e ao obstetra, de forma que haja um planejamento conjunto da assistência à paciente e ao bebê, considerando as especificidades do caso.

A paciente perde o resultado que teve?

Os resultados da abdominoplastia após a gestação podem variar. Caso a paciente apresente baixo ganho de peso durante a gravidez, pode ser que a estética abdominal seja preservada.

Para isso é importante ter uma assistência multifatorial, incluindo também uma alimentação saudável e uma prática de atividades físicas, caso liberadas pelo médico.

Entretanto, não é possível garantir a manutenção dos resultados, sendo essa uma consideração a ser feita mesmo que quem faz abdominoplastia possa engravidar.

Para saber mais, entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Referências:

Dra. Priscilla Gaiato

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.