Conheça as vantagens da cirurgia que harmoniza os traços do rosto e traz melhorias à saúde bucal
A bichectomia é um tipo de cirurgia plástica que tem sido cada vez mais requisitada. A intervenção consiste na retirada das bolas de Bichat, que são estruturas gordurosas localizadas na região de cada uma das bochechas.
Muito se fala sobre os benefícios da bichectomia apenas no sentido estético, o que é verdade: um dos resultados mais visíveis da cirurgia é o traço mais harmonioso da região das bochechas, melhora do sorriso e afinamento do rosto. Além deles, existem alguns benefícios da bichectomia que vão para além da estética, pois a cirurgia pode ser uma grande aliada na melhora da saúde bucal.
Como é a bichectomia?
A bichectomia é um procedimento seguro e de recuperação relativamente tranquila, na qual são realizadas pequenas incisões, geralmente com a aplicação de anestesia local, que permitem a retirada das bolas de Bichat. A cirurgia não costuma durar mais do que uma hora e, sem maiores complicações, o paciente recebe alta no mesmo dia.
O período de recuperação requer atenção, com cuidados como:
- Dieta pastosa nos primeiros dias;
- Evitar alimentos quentes;
- Uso de protetor solar;
- Cuidados com a posição para dormir;
- Cuidados com exercícios físicos nos primeiros dias.
De modo geral, é um período tranquilo e sem maiores complicações. As cicatrizes costumam ser muito discretas e os resultados já podem ser percebidos após alguns dias.
Quais são as vantagens da bichectomia?
Os benefícios da bichectomia vão muito além dos resultados visivelmente mais harmoniosos dos traços do rosto, graças à diminuição dos excessos de gordura. É possível destacar como vantagens:
Resultados rápidos
Um dos principais benefícios da bichectomia são os resultados rápidos graças à simplicidade do procedimento. Apesar de ser necessária a atenção a alguns cuidados no período de recuperação, o procedimento não apresenta muitos riscos.
Isso faz com que os resultados sejam percebidos rapidamente, pois o período de recuperação acaba por ser curto. Em alguns dias, as incisões já apresentam cicatrização de forma discreta e o resultado se torna visível.
Redução das mordidas na bochecha
Mordidas acidentais na bochecha são consequências desagradáveis do excesso de gordura na região das bolas de Bichat, podendo deixar feridas que demoram dias para cicatrizar e trazem outras complicações para a saúde bucal.
Por isso, um dos principais benefícios da bichectomia está na melhora da qualidade de vida do paciente a partir da cessação desses acidentes e feridas dolorosas, graças à remoção dos excessos de gordura que permite melhor espaço para a mastigação.
Afinamento do rosto
Dos benefícios da bichectomia, este é o mais almejado pelos pacientes que procuram a cirurgia. A remoção das bolas de Bichat permite o afinamento dos traços do rosto, deixando-o com uma aparência mais adulta e atraente, melhorando também as expressões faciais.
Por isso, a cirurgia é muito procurada por aqueles que se incomodam com os traços mais arredondados em seus rostos, fazendo com que os resultados possibilitem uma melhora na autoestima.
Redução de papada e flacidez
O envelhecimento faz com que a pele adquira aspecto flácido, muitas vezes causado pelo acúmulo de gordura ao longo do tempo. Uma das consequências é a formação de papada na região do pescoço. Por isso, um dos benefícios da bichectomia é o reequilíbrio dos excessos de gordura que permitem redução visual da papada e da flacidez.
Melhores indicações da Dra. Priscila Gaiato
Os benefícios da bichectomia são inúmeros graças à transformação do visual do rosto e a autoestima dos pacientes. Para rejuvenescer os traços faciais, diminuir a flacidez e trazer mais harmonia aos traços da face, outros procedimentos também podem ser indicados, como a aplicação de toxina botulínica e preenchimento facial.
São técnicas menos invasivas que cirurgias, e podem ser opções muito interessantes e viáveis para aqueles pacientes que desejam uma melhora visual nos traços da face relacionados a rugas, sulcos, flacidez e aparência das maçãs do rosto. A melhor indicação deve ser feita numa análise em conjunto com a médica.
Para saber mais sobre a cirurgia da bichectomia entre em contato com a Dra. Priscila Gaiato.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Revista Brasileira de Cirurgia Plástica