Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

O que é mastopexia?

O que é mastoplexia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entender o que é mastopexia e indicações do tratamento permite escolha mais consciente sobre a técnica, alinhando adequadamente as expectativas dos resultados alcançados.

Muitas mulheres têm dúvidas sobre o que é mastopexia e quando esse tratamento é indicado. Compreender melhor as possibilidades desse procedimento é fundamental na escolha pela técnica.

O que é mastopexia e quais as indicações?

Afinal, o que é mastopexia? O tratamento consiste na cirurgia plástica para rejuvenescimento dos seios por meio da remoção do excesso de pele que causa a flacidez e o caimento indesejado dos seios, chamada de ptose mamária.

Dessa forma, a mastopexia é indicada principalmente para mulheres insatisfeitas com a flacidez das mamas e que sentem incômodo com essa característica que se torna mais comum devido à redução da produção de colágeno decorrente do processo natural de envelhecimento.

Com isso, a realização da cirurgia de mastopexia pode ser recomendada pelo cirurgião plástico para atender demandas diversas, como:

  • seios flácidos decorrentes do envelhecimento natural;
  • caimento indesejado dos seios relacionado principalmente à gestação e amamentação;
  • seios caídos decorrentes de processos de ganho e perda de peso recorrentes (efeito-sanfona).

Portanto, são diferentes situações que podem ser atendidas com a realização da mastopexia, seja relacionada à idade como a outros fatores que podem causar uma aparência inestética às mamas.

Como é feita a mastopexia?

Além de saber o que é mastopexia, é importante que as mulheres interessadas tenham clareza sobre quais são as etapas do procedimento, tanto na sua execução como no antes e depois.

Existem diferentes técnicas para realização da mastopexia. Na cirurgia plástica tradicional o foco é a amenização da ptose mamária por meio da retirada de tecido sobressalente que pode incluir pele, glândulas e gordura.

Essa técnica também é chamada de lifting mamário e inclui o reposicionamento dos seios e a correção da posição da aréola, deixando-a esteticamente mais satisfatória.

A outra opção da mastopexia é a associação da técnica com a mamoplastia de aumento com colocação da prótese de silicone. O procedimento é indicado para pacientes com seios pequenos que se sentem incomodadas com essa característica.

Nesse caso, a prótese de silicone pode ser suficiente para compor o volume da mama e tornar sua forma mais satisfatória, mas quando há ptose mamária acentuada pode ser necessária à associação com a mastopexia.

Em geral, após a cirurgia plástica da mastopexia a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia e poderá iniciar os cuidados de recuperação em casa.

Quais os cuidados antes e depois da mastopexia?

Os cuidados antes da mastopexia são fundamentais para resultados esteticamente mais satisfatórios à paciente. Eles incluem:

  • escolha de um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
  • avaliação do especialista e esclarecimentos de dúvidas como o que é mastopexia, se a técnica é indicada para o caso e quais os cuidados antes e depois do tratamento;
  • realização dos exames pré-operatórios, informando a equipe médica sobre patologias prévias;
  • atendimento às instruções do pré-cirúrgico, como jejum e comparecimento ao hospital.

Já no pós-operatório da mastopexia, independente da opção com prótese de silicone ou sem os cuidados visam a rápida recuperação dos tecidos. Algumas recomendações incluem:

  • repouso moderado de cerca de 7 dias;
  • não se expor ao sol por um mês, especialmente a região operada;
  • fazer sessões de drenagem linfática para acelerar a recuperação dos tecidos;
  • uso contínuo do sutiã pós-operatório;
  • uso apenas da medicação prescrita pelo cirurgião plástico;
  • evitar levantar os braços acima da altura do ombro;
  • ficar cerca de 15 dias sem dirigir;
  • retomar atividades físicas de intensidade moderada a intensa entre 30 e 90 dias após a cirurgia, conforme evolução do quadro;
  • notificar a equipe médica caso haja qualquer alteração na recuperação, como febre, sangramentos e dores intensas.

Portanto, saber o que é mastopexia é apenas o primeiro passo para decisão pelo tratamento, mas é fundamental auxílio, orientação e avaliação de um cirurgião plástico de confiança nesse processo. Agende sua consulta aqui!

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.