Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

 Lipoaspiração masculina: quais são as particularidades?

Homem com a barriga marcada a caneta
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba como funciona o procedimento e quais as recomendações para um melhor resultado

A lipoaspiração masculina é um procedimento realizado em pacientes que, apesar de estarem no peso ideal, buscam eliminar a gordura localizada em regiões como abdômen, braços, coxas e flancos. A cirurgia também pode ser buscada com o intuito de revelar os músculos escondidos abaixo da camada de gordura do paciente.

Segundo dados da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), a procura dos homens por intervenções cirúrgicas aumentou em 400% nos últimos anos — um número assustadoramente expressivo. A procura vai desde cirurgias para redução ou aumento do peitoral à lipoaspiração ou, ainda, aumentar os glúteos.

Para o procedimento de lipoaspiração masculina, o cirurgião, através de um tubo, realiza a aspiração de gordura do local operado. Posteriormente, com a retirada da gordura, o acúmulo de pele pode  se tornar evidente e, por isso, a lipoaspiração é indicada àqueles que possuem uma pele mais resistente e com boa elasticidade.

As incisões são pequenas, com o tamanho adequado para a entrada dos tubos que aspiram a gordura, então a cicatriz se torna quase imperceptível.

Para quem a lipoaspiração masculina é indicada?

O recomendado é que o procedimento seja realizado nos pacientes que estejam dentro ou apenas um pouco acima do peso ideal e que possuam uma elasticidade na pele considerável.

A lipoaspiração masculina também é indicada aos pacientes que mantêm uma boa alimentação e que praticam atividade física, mas que não conseguem obter a definição dos músculos em uma região específica.

Já para os pacientes que estejam bem acima do peso, a lipoaspiração não é indicada, afinal, o procedimento é funcional apenas nos casos em que a gordura está logo abaixo da pele, escondendo, assim, os músculos do abdômen.

Vale ressaltar que a cirurgia é incapaz de eliminar a gordura visceral (localizada entre os órgãos) do corpo do paciente, impossibilitando que homens que tenham a popular “barriga de chope” realizem a lipoaspiração.

Diferenças entre lipoaspiração masculina e lipoaspiração feminina

Diferentemente do que muitos sabem, a lipoaspiração masculina possui as mesmas técnicas da feminina, porém vai em busca de resultados diferentes. Embora o objetivo do procedimento seja retirar a gordura do paciente, o cirurgião também necessita compreender a particularidade de cada corpo, afinal, a modelagem dependerá do biotipo e do gênero do corpo operado.

No caso da lipoaspiração masculina, por exemplo, quando o abdômen é o foco central da cirurgia, a cintura deve ser mantida mais reta, sem exageros, para que futuramente não se acumule a gordura localizada.

A partir disso, o procedimento busca deixar os pacientes masculinos com uma forma atlética, evidenciando a definição do abdômen e estreitando a área do quadril e/ou das coxas.

Por outro lado, não são apenas os resultados que se diferem no procedimento masculino e feminino, dado que o orçamento pesa mais no bolso dos homens. Isso se dá pela dificuldade em retirar a gordura mais firme do corpo do paciente, característica marcante do corpo masculino, que, consequentemente, reflete no tempo de cirurgia e custos dos medicamentos.

Já na lipoaspiração feminina o cirurgião tem o objetivo de não só aspirar a gordura como também modelar o corpo, de modo que as curvas se sobressaiam.

Como é feita a lipoaspiração no homem?

Utilizando técnicas semelhantes às do procedimento feito em mulheres, a lipoaspiração masculina é feita a partir de incisões na região escolhida, na qual se aspira a gordura excessiva no local. O procedimento, que tende a durar no máximo 3 horas, necessita de uma internação de um período de 24 horas no pós-operatório.

Porém, vale ressaltar que o paciente recebe uma sedação durante o procedimento, podendo ser a geral (que mantém o paciente desacordado), local (apenas a área operada fica sensível) ou a peridural (só os nervos envolvidos são anestesiados).

Quais os cuidados pré e pós-operatórios da lipoaspiração?

Após o paciente decidir realizar a lipoaspiração masculina, o cirurgião, a fim de compreender o quadro de saúde do paciente e evitar complicações durante o procedimento, solicita a realização de alguns exames pré-operatórios. São eles:

  • Exame de sangue;
  • Urocultura (exame de urina);
  • Ultrassom do local a ser lipoaspirado;
  • Eletrocardiograma;
  • Doppler das pernas para casos específicos;
  • Radiografia de tórax.

Além disso, o médico determinará alguns cuidados a serem respeitados pelo paciente anteriormente à cirurgia, para que o pós-operatório tenha uma melhor qualidade. São eles:

  • Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;
  • Preferir uma refeição mais leve na véspera do procedimento;
  • Caso alguma anormalidade no estado de saúde do paciente seja percebida, a equipe médica deve ser comunicada;
  • O uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e fórmulas emagrecedoras devem ser evitados;
  • O jejum absoluto de, minimamente, 8 horas é obrigatório para a realização do procedimento;
  • É de extrema importância portar todos os exames, incluindo o de risco cirúrgico e autorização para a cirurgia, solicitados pelo cirurgião responsável;
  • O paciente necessitará ser acompanhado por um terceiro;

O pós-operatório, por sua vez, também necessita de alguns cuidados específicos para garantir um resultado de melhor qualidade e aparência. São eles:

  • Manter uma alimentação leve e consumir bastante líquido;
  • Evitar esforços e atividades físicas;
  • Higienizar e secar bem as cicatrizes do local lipoaspirado;
  • Na primeira semana do pós-operatório, caminhar levemente durante 15 minutos, diariamente;
  • Utilizar uma cinta modeladora o dia todo, incluindo para dormir, por no mínimo 30 dias;
  • Realizar sessões de drenagem linfática após o terceiro dia de operação, por volta de duas ou três sessões semanais, para poder evitar a retenção de líquidos;
  • Evitar a exposição ao sol nos primeiros dois meses (caso a exposição seja necessária, utilizar o bloqueador solar e roupas que protejam o local);
  • Não dormir sobre o local em que foi realizada a lipoaspiração, preferir dormir de barriga para cima.

O que o paciente pode esperar da lipoaspiração masculina?

Com a realização do procedimento, o resultado final não é imediatamente percebido pelo paciente, por conta do edema inicial (inchaço), que tende a mascarar a definição buscada pela lipoaspiração masculina. Entretanto, conforme os dias passam e os cuidados são tomados, o delinear dos músculos é evidenciado, aos poucos, e o inchaço é diminuído.

A partir disso, o recomendado é que os cuidados sejam acompanhados de uma alimentação saudável e de caminhadas (que, futuramente, sejam estendidas para atividades físicas regulares).

Para saber mais sobre a lipoaspiração masculina e outros procedimentos, agende uma consulta com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fonte:

Dra. Priscilla Gaiato.

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.