Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

4 formas de combater a flacidez das mamas

Mulher com as mãos nos seios
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda quais tratamentos realizar para combater a flacidez das mamas e devolver sua autoestima

Sendo uma das maiores inseguranças das mulheres, a flacidez das mamas é uma das grandes influenciadoras da baixa autoestima da população feminina.

Deste modo, é importante compreender o motivo que ocasiona a falta de sustentação dos seios, afinal, a idade avançada não é a única a impactar na flacidez.

Continue a leitura para saber mais sobre como combater a flacidez das mamas.

Como diferenciar um seio natural de uma mama caída?

A fim de compreender o grau de flacidez da mama, existem classificações que auxiliam a diferenciar o seio natural do caído, através do posicionamento da aréola em relação ao sulco mamário (linha onde o seio encontra-se com o tórax):

  • Grau 1: aréola na altura do sulco mamário (flacidez leve);
  • Grau 2: aréola ultrapassa o sulco mamário (flacidez moderada);
  • Grau 3: aréola se encontra abaixo do sulco mamário (flacidez severa);
  • Pseudoptose: a aréola se encontra elevada, mas o tecido mamário “escorre” abaixo do mamilo (flacidez leve).

Causas da flacidez das mamas

Seja pela idade avançada, genética ou emagrecimento, a flacidez mamária é vivenciada pela população feminina, pois há a perda de tecido gorduroso nas mamas que, consequentemente, tende a evidenciar o excesso de pele. Mas, diferentemente do que muitas mulheres sabem, outros fatores também podem acelerar o processo de queda dos seios. São eles:

  • Gravidez e puerpério: durante o período gestacional, a transformação do corpo se torna uma consequência com as alterações dos hormônios e, após o nascimento da criança, a amamentação contribui para a flacidez mamária;
  • Variações de peso: quando há aumento ou diminuição de peso corporal, as mamas acabam perdendo a sustentação e passam a necessitar da recomposição de fibras colágenas;
  • Exposição solar: a falta de proteção e excesso de exposição solar tende a aumentar a flacidez das mamas, dado que a radiação ultravioleta afeta as fibras colágenas e acelera a flacidez em todo o corpo;
  • Falta de hidratação: a falta de hidratação do corpo pode ocasionar a deficiência de colágeno, predispondo os seios à queda;
  • Sutiãs frouxos: no caso de mulheres com seios maiores, o uso de sutiãs frouxos faz com que as mamas fiquem pendulares e, consequentemente, diminui a sua sustentação.

Como combater a flacidez das mamas?

Para poder combater a flacidez, o recomendado é que sejam produzidas fibras de sustentação, que podem ser ativadas por meio de hábitos como:

  • Usar cremes hidratanteso uso de cremes hidratantes à base de ativos auxilia a combater a flacidez das mamas, de modo que a produção de colágeno seja estimulada e favoreça a sustentação dos seios;
  • Usar sutiãs modeladores — a escolha do sutiã modelador, apesar de não ser de maneira definitiva, ajuda na sustentação dos seios, contribuindo para a autoestima da mulher. Além disso, o uso do sutiã adequado evita que haja relatos de dores nas costas por conta do peso das mamas;
  • Praticar exercícios regularmente — corroborando tanto para a perda de peso quanto para a definição dos músculos, a prática de exercícios físicos ajuda na diminuição da gordura ao redor dos seios.

Tratamento cirúrgico

Esta é a quarta forma de combater a flacidez das mamas. Segundo o levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil, no ano de 2020, realizou 1,3 milhão de cirurgias plásticas, sendo que 105 mil foram de mastopexia.

A mastopexia, ou lifting de mama, é uma cirurgia plástica que reverte a flacidez das mamas causada pela perda de peso, envelhecimento ou amamentação. O procedimento retira o excesso de pele e reposiciona a aréola, elevando e remodelando os seios, deixando-os mais arredondados.

Vale ressaltar que, assim como outros procedimentos, a mastopexia não revela imediatamente os resultados, tornando-os visíveis entre 6 e 12 meses depois da cirurgia.

Para saber mais sobre o combate à flacidez da mama, agende uma avaliação com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fonte:

Dra. Priscilla Gaiato

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.