Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Curativo da rinoplastia: quando retirar?

Médico mexendo em curativo da rinoplastia da paciente
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A retirada dos curativos da rinoplastia deve ser feita pelo médico após um período de cuidados pós-operatórios

A rinoplastia abrange um conjunto de técnicas de cirurgias plásticas no nariz, que podem ser aplicadas com a finalidade de correção estética ou funcional, e costumam ter resultados transformadores na vida dos pacientes. Para isso, é importante seguir todas as recomendações da recuperação, especialmente no período em que se deve manter o curativo da rinoplastia.

Após o procedimento e um breve período de internação, o paciente volta para casa e começa uma rotina de cuidados pós-operatórios. Repouso, posição de dormir, exposição ao sol e cuidados com o curativo da rinoplastia fazem parte da série de hábitos que devem ser adotados pelo paciente pelo tempo determinado pelo cirurgião.

Muitos pacientes têm dúvidas a respeito do curativo da rinoplastia, sua importância e, principalmente, sobre qual é o melhor momento para a sua retirada. Tudo isso depende de uma série de fatores e, para isso, é necessário entender a importância do curativo no processo de recuperação.

Como é o curativo da rinoplastia?

O curativo da rinoplastia é composto por talas imobilizadoras que são encaixadas para se adequarem ao formato do nariz. Elas são protegidas por bandagens e, além disso, camadas de micropore podem ser adicionadas para auxiliar na fixação da tala e na prevenção de complicações como inchaços.

Em alguns casos, podem ser necessários curativos internos, como na área do septo, por exemplo. Tanto os curativos internos, quanto os externos, são aplicados logo após a realização da cirurgia.

Queixas de incômodo, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia, são comuns, mas com o passar do tempo o paciente costuma se habituar. Apesar disso, a recuperação da rinoplastia não costuma ser dolorosa.

Para que serve o curativo da rinoplastia?

Cirurgias são procedimentos invasivos que muitas vezes necessitam de curativos para que a recuperação ocorra de maneira adequada e com menos chances de complicações. As principais finalidades do curativo da rinoplastia são:

  • Conter sangramentos;
  • Evitar inchaços;
  • Bloquear a entrada de possíveis agentes infecciosos;
  • Sustentar a estrutura do nariz para possibilitar a cicatrização na posição ideal.

Quanto tempo para retirar o curativo da rinoplastia?

A retirada do curativo da rinoplastia é um momento que costuma ser muito esperado pelos pacientes, mas só deve ser realizada pelo médico cirurgião após o período indicado.

Alguns pacientes podem ter a recomendação de retirada do curativo após o sétimo dia de recuperação. Em outros casos, os curativos podem ser mantidos por até 14 dias.

É importante lembrar que, apesar de ser possível observar alguns resultados visuais no momento da retirada do curativo, diversos cuidados devem ser mantidos para que os resultados finais sejam visíveis, o que geralmente ocorre entre o sexto e o décimo segundo mês após a cirurgia.

Cuidados necessários com curativos após a rinoplastia

Para que o curativo da rinoplastia cumpra seu papel na recuperação, é importante que alguns cuidados sejam tomados desde o momento em que começa o período pós-operatório. Dessa forma, é possível realizar a remoção no prazo determinado pelo médico sem maiores complicações.

Veja as principais recomendações de atenção com o curativo da rinoplastia:

  • Trocar a bandagem sobre a tala periodicamente, de acordo com as recomendações do cirurgião após a cirurgia;
  • Manter o curativo sempre seco, mesmo na hora do banho;
  • Evitar qualquer tipo de choque no curativo, tomando cuidado ao realizar movimentos diversos, além de manter posições adequadas para dormir;
  • Fazer a higienização adequada da área em torno do curativo. Da mesma forma, sempre lavar as mãos antes de fazer qualquer manuseio local;
  • Procurar ajuda médica em caso de qualquer complicação, como sangramento, dor, febre e outros incômodos, ou em caso de o curativo se soltar por completo.

Os riscos de complicação são menores quando os cuidados com o curativo da rinoplastia são seguidos adequadamente. É importante manter outros cuidados pós-operatórios após a retirada do curativo e sempre manter contato com o médico, para que qualquer incômodo seja devidamente solucionado.

Para saber mais sobre a cirurgia da rinoplastia, entre em contato com a Dra. Priscila Gaiato.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Associação Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF)

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.