Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como fica o pós-operatório de mamoplastia?

Sutiã com algodão
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Cuidados do pós-operatório da mamoplastia devem ser planejados pela paciente, pois interferem na segurança do tratamento e nos resultados estéticos alcançados

Desde antes da cirurgia plástica das mamas, o pós-operatório de mamoplastia deve ser considerado e cuidadosamente planejado pela paciente. Dessa forma, é possível garantir os cuidados apropriados que vão impactar a saúde e os resultados estéticos alcançados.

O planejamento antecipado do pós-operatório de mamoplastia garante que esse período seja mais tranquilo à paciente e possa ser realizado com calma, o que é fundamental para uma boa recuperação. Saiba mais a seguir!

Como é feita a mamoplastia?

A mamoplastia pode ser de aumento, com colocação da prótese de silicone, redutora (para remover o excesso de tecidos) ou a mastopexia — que consiste no lifting das mamas com remoção do excesso de pele que causa a flacidez.

Cada procedimento demanda uma técnica cirúrgica específica que também considera as especificidades do tratamento, como estrutura física da paciente, volume da prótese mamária ou quantidade de tecidos removidos.

Apesar dessas particularidades, a mamoplastia geralmente é feita em ambiente hospitalar com anestesia e incisão cirúrgica que pode ser inframamária, em T invertido, transaxilar ou periareolar.

No caso da mamoplastia de aumento, a incisão é usada para colocação da prótese de silicone que pode ficar localizada acima ou abaixo do músculo torácico, conforme decisão do pré-cirúrgico.

Em geral, a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte e pode iniciar os cuidados pós-operatórios da mamoplastia em casa.

Quais os cuidados no pós-operatório de mamoplastia?

Independentemente do tipo de cirurgia, os cuidados no pós-operatório de mamoplastia são fundamentais para uma recuperação adequada e alcance de melhores resultados estéticos com o tratamento.

Repouso

Um dos aspectos mais importantes do pós-operatório de mamoplastia é o repouso. Na primeira semana a paciente deve fazer um repouso parcial, evitando tarefas que exigem fisicamente o uso dos braços.

Apesar disso, não é recomendado o repouso absoluto, sendo saudável que a paciente faça caminhadas leves em casa para estimular a circulação sanguínea e prevenir a trombose.

A posição de repouso deve ser de barriga para cima com encosto no travesseiro, sendo que se deitar de bruços ou de lado deve ser evitado por, pelo menos, dois meses.

Caso não exijam esforço físico, atividades como trabalho e estudo podem ser retomadas entre uma semana e quinze dias, enquanto deve-se esperar entre 15 dias e um mês para dirigir.

Atividades físicas intensas, como prática esportiva e musculação, devem ser evitadas por dois a três meses, de acordo com a evolução da cicatrização. A liberação médica é fundamental para retomar esse tipo de prática.

Sutiã cirúrgico

Após a mamoplastia, um dos principais cuidados é o uso do sutiã cirúrgico, que deve ser usado continuamente, inclusive para dormir, sendo retirado apenas para tomar banho. Ele contribui em diferentes aspectos, como:

  • Amenização de dores, desconfortos e quadros de inchaço e seroma no pós-operatório;
  • Garante estabilidade à prótese de silicone;
  • Promove sustentação aos seios, evitando complicações com a incisão cirúrgica e melhorando o pós-operatório.

O uso do sutiã cirúrgico deve ser mantido entre um e dois meses após a realização da mamoplastia, sendo fundamental a escolha de um modelo apropriado às suas necessidades.

Outros cuidados no pós-operatório de mamoplastia também são importantes para melhorar a recuperação, como:

  • Fazer sessões de drenagem linfática conforme orientação médica, pois ajudam a reduzir o inchaço e acelerar a recuperação;
  • Não se expor ao sol por ao menos um mês após a realização da cirurgia;
  • Manter uma alimentação leve e balanceada na primeira semana e retomar a rotina alimentar posteriormente;
  • Manter o local da cirurgia higienizado e seco, o que evita infecção dos pontos que costumam ser internos e absorvíveis;
  • Tomar a medicação prescrita conforme orientação médica, o que pode incluir analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios.

Esses cuidados no pós-operatório de mamoplastia são essenciais para uma recuperação apropriada e influenciam, inclusive, os resultados estéticos do tratamento. Para saber mais a respeito desse procedimento, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Priscila Gaiato.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;

Cirurgiã plástica Dra. Priscila Gaiato.

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.