Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgias plásticas combinadas: o que você precisa saber

Imagens de corpo de mulher com linhas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A opção pelas cirurgias plásticas combinadas pode apresentar benefícios estéticos e financeiros ao paciente, além de poupar tempo

A realização de cirurgias plásticas combinadas é uma opção prática e segura aos pacientes, mas exige que diversos cuidados sejam tomados no pré-operatório e no planejamento cirúrgico. Dessa forma, é possível garantir a efetividade das técnicas aplicadas.

Ao considerar realizar cirurgias plásticas combinadas, o paciente deve ser informado pelo cirurgião plástico a respeito das particularidades dessa opção, incluindo os riscos e benefícios da escolha. Entenda a seguir!

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Para quem são indicadas as cirurgias plásticas combinadas?

As cirurgias plásticas combinadas consistem na realização de mais de uma técnica cirúrgica em uma mesma intervenção, entregando resultados mais completos.

A associação de cirurgias plásticas é uma opção indicada para pacientes que estejam em boas condições de saúde, não tenham mais de 60 anos e não tenham doenças crônicas ou autoimunes.

Além da saúde do paciente, outros aspectos importantes serão considerados pelo cirurgião plástico antes de recomendar ou aceitar esse tipo de procedimento, tais como:

  • Nível de sangramento de cada intervenção cirúrgica, evitando associar técnicas mais propensas a elevada perda de sangue;
  • Tempo de duração de cada cirurgia, considerando o tempo médio e a complexidade do caso em si;
  • Tempo de anestesia, sendo que cirurgias com mais de 8 horas de duração são consideradas mais perigosas e aumentam as chances de cardiopatias, infecções, trombose e embolia pulmonar, devendo ser evitadas;
  • Compatibilidade da posição cirúrgica, inviabilizando, por exemplo, a associação de mamoplastia com gluteoplastia;
  • Compatibilidade do pós-operatório para evitar que a recuperação seja prejudicada por cuidados inconciliáveis.

Portanto, o cirurgião plástico tem várias ponderações a fazer no caso de cirurgias plásticas combinadas, uma vez que a amplitude aumenta a complexidade do procedimento e da recuperação.

Cirurgias plásticas combinadas mais frequentes

Desde que haja a devida atenção ao pré-operatório, as cirurgias plásticas combinadas sejam uma opção segura ao paciente. São muitas técnicas que podem ser associadas, sendo que as mais comuns são:

  • Abdominoplastia + lipoaspiração;
  • Abdominoplastia + lipoaspiração + mamoplastia;
  • Lifting facial + rinoplastia;
  • Lifting facial + blefaroplastia;
  • Lipoenxertia + mamoplastia;
  • Abdominoplastia + mamoplastia;
  • Lipoaspiração + gluteoplastia;
  • Mastopexia + mamoplastia de aumento;
  • Rinoplastia + septoplastia.

Apesar de essas cirurgias plásticas combinadas serem comuns, é sempre fundamental que o paciente passe por uma avaliação individualizada. Para algumas pessoas, a associação de abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia poderá ser perigosa devido a doenças pré-existentes, idade e outros fatores que vão contraindicar a combinação das intervenções.

A complexidade do caso também será ponderada. Uma paciente que deseja associar a abdominoplastia com a mastopexia, mas apresenta excesso de pele significativo na região abdominal e muita flacidez mamária, pode ser contraindicada a fazê-las juntas devido ao tempo elevado para cada cirurgia.

Da mesma forma, para outra paciente, essa associação pode não ser só indicada, como benéfica.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Benefícios de fazer cirurgia plástica combinada

Quando bem indicada, a realização de cirurgias combinadas pode trazer inúmeras vantagens. As principais são:

  • Um único pré-operatório, sem necessidade de gastar tempo e dinheiro com exames e consultas para duas cirurgias diferentes;
  • Pós-operatório único, de forma a eliminar a necessidade de dois afastamentos das atividades profissionais ou outras restrições inerentes ao período de recuperação;
  • Resultados estéticos mais satisfatórios, atendendo diferentes demandas na mesma intervenção cirúrgica;
  • Economia no tratamento, devido unificação de custos com cirurgião plástico, anestesista, centro cirúrgico e medicamentos.

Para alguns pacientes, as cirurgias plásticas combinadas podem até ser recomendadas pelo cirurgião plástico responsável. No caso de uma paciente com tórax estreito e sem gordura nas mamas, a mamoplastia de aumento pode ser associada à lipoenxertia para garantir um resultado esteticamente mais satisfatório e natural.

O mesmo ocorre no caso da associação entre abdominoplastia e lipoaspiração, uma vez que o incômodo com a flacidez e depósitos de gordura é recorrente.

Para saber mais sobre cirurgias plásticas combinadas entre em contato com a Dra. Priscilla Gaiato.

 

Fontes:

Dra. Priscilla Gaiato.

 

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.