Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cinta pós abdominoplastia: por que usar?

Imagem ilustrativa de uma mulher com cinta pós cirurgia plástica
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça melhor os motivos para manter a cinta pós abdominoplastia na rotina após a cirurgia

Após a cirurgia de abdominoplastia, é importante que o paciente siga as recomendações médicas para ter uma boa recuperação e até mesmo potencializar o resultado do procedimento. É aí que entra a necessidade de uso da cinta pós abdominoplastia.

Apesar de fundamental, é importante ter em mente que o uso da cinta pós abdominoplastia não deve ser feito de qualquer forma, sendo imprescindível seguir a recomendação médica, observar o nível de pressão indicado para cada momento do pós-operatório, além de respeitar todas as orientações.

Manter um bom pós-operatório é determinante para uma abdominoplastia bem-sucedida e potencializar a firmeza da pele no resultado final. Saiba, neste conteúdo, qual é o papel da cinta pós abdominoplastia durante o processo.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Para que serve a cinta pós abdominoplastia?

A principal função da cinta pós abdominoplastia é ajudar os tecidos que foram reposicionados a se fixarem em um novo lugar. Isso é fundamental para que a área recém-operada, que está fragilizada, cicatrize da maneira correta e a pele também se mantenha no lugar ideal.

Além disso, a cinta pós abdominoplastia também tem a função de evitar a formação de seromas, acúmulo de líquidos que pode se formar entre os tecidos e prejudicar a recuperação do paciente.

Outra importante função da cinta pós abdominoplastia está em sua capacidade de melhorar o fluxo linfático na região abdominal, o que ajuda o corpo a acelerar o restabelecimento deste sistema.

O paciente também pode se sentir mais seguro com a firmeza que a cinta pós abdominoplastia oferece ao seu dia a dia, ajudando a manter a postura adequada e projeção do abdômen sem prejudicar a cicatrização ideal da abdominoplastia.

Por que usar a cinta pós abdominoplastia?

Existem diversos benefícios em usar a cinta pós abdominoplastia, mas o principal está na ajuda que esta peça de roupa oferece ao corpo no processo de cicatrização. Ou seja, a compressão que ela realiza é fundamental para evitar possíveis complicações pós-cirúrgicas, como infecções ou a abertura da cicatrização.

Além disso, o paciente também se beneficia da melhor fixação da pele e da postura corporal, que fica mais regular com o apoio da cinta pós abdominoplastia.

Desejo realizar uma cirurgia plástica!

Benefícios da utilização da cinta pós abdominoplastia

Como vimos, o paciente só terá uma boa recuperação se seguir as orientações do médico e utilizar a cinta pós abdominoplastia. Entre os principais benefícios do uso desta peça de roupa estão:

  • Mantém a postura corporal, com a coluna ereta;
  • Evita a projeção do abdômen para frente;
  • Possibilita a contenção de edemas;
  • Melhora em dores;
  • Combate a flacidez;
  • Fixa da pele;
  • Ajuda na compressão;
  • Melhora o fluxo linfático.

Quanto tempo usar a cinta?

O ideal é sempre perguntar ao seu médico cirurgião plástico qual é a recomendação dele para o seu caso, já que cada paciente tem uma resposta inflamatória diferente. No entanto, o tempo médio recomendado para uso da cinta pós abdominoplastia é de 24 horas por dia entre 2 e 3 meses após a cirurgia. Com mais tempo de recuperação, é possível reduzir o uso para 12 horas diárias, sempre com a redução gradual e acompanhamento médico.

É importante reforçar que a cinta pós abdominoplastia só deve ser utilizada de acordo com a recomendação médica e ela não é uma ferramenta para modelar o corpo, pelo contrário, seu uso excessivo pode deformar e enfraquecer os músculos da região abdominal.

Por isso, é fundamental contar sempre com o apoio de um bom médico para garantir que todas as etapas do uso da cinta pós abdominoplastia estão sendo cumpridas da melhor forma para potencializar os efeitos do procedimento.

Entre em contato com a Cirurgiã Dra. Priscilla Gaiato.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.