Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cicatrizes de mastopexia: como cuidar

Antes e depois da mastopexia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Cirurgia reposiciona mamas com flacidez e queda, e cuidar das cicatrizes é importante para um bom resultado

Também conhecida como lifting mamário, a mastopexia é o procedimento cirúrgico procurado por mulheres que desejam reposicionar as mamas que apresentam ptose, uma condição que causa queda e flacidez. Dessa forma, proporciona melhora estética e funcional.

Como todo procedimento cirúrgico, a mastopexia deixa cicatrizes. Por isso, existem cuidados para que as mesmas não sejam um incômodo por muito tempo e o resultado desejado seja atingido de forma mais eficaz, evitando que cicatrizes da mastopexia causem desconforto.

O que é mastopexia?

O corpo da mulher passa por muitas mudanças ao longo da vida. Não apenas o envelhecimento, mas alterações hormonais e momentos-chave como a gravidez podem ter impacto direto no corpo. É nesse contexto que pode ocorrer a ptose (queda) ou flacidez mamária.

Na mastopexia, é realizada a retirada de excesso de pele e reposicionamento das mamas. A cirurgia também pode ser feita com aplicação de prótese de silicone.

Quando uma mulher procura profissional para a realização da mastopexia, é preciso levar em consideração cada característica individual para determinar o melhor tipo de incisão e até mesmo de anestesia a ser utilizada.

Mastopexia cicatrizes: como ficam?

Cicatrizes da mastopexia ocorrem por causa da incisão realizada durante o procedimento. As incisões são feitas a partir da aréola e podem ter formatos como:

  • Âncora;
  • Em “L”;
  • Periareolar (em torno da aréola e do mamilo);
  • Em linha reta (também chamada de “pirulito”);
  • “T” invertido.

Algumas mulheres podem apresentar cicatrizes de mastopexia hipertróficas, que possuem aspecto elevado. Outras podem apresentar cicatrizes menos visíveis, ou mais avermelhadas. O tipo de pele e o histórico de saúde da mulher são fatores que determinam como será a evolução.

Ainda que o procedimento seja feito por profissional qualificado, o aspecto das cicatrizes de mastopexia melhora de forma significativa, de modo geral, após um ano da realização da cirurgia. Tomando os devidos cuidados, porém, nos primeiros meses já se pode obter uma melhora significativa.

Mastopexia cicatrizes: cuidados

Os cuidados com cicatrizes de mastopexia são essenciais para que a recuperação tenha total sucesso e já começam no período pós-operatório.

Isso porque não é apenas um procedimento estético, mas porque a mastopexia é uma cirurgia e todos os cuidados devem ser seguidos com muita atenção em qualquer intervenção no corpo, por mais simples ou complexa que seja.

Os pontos costumam ser removidos após duas semanas. Alguns passos podem ser seguidos para que a cicatrização no pós-operatório ocorra sem maiores complicações:

  • Siga todas as recomendações médicas pelo período necessário, utilizando e trocando os curativos sempre que necessário.
  • Utilize o sutiã cirúrgico da maneira e pelo tempo recomendados e evite roupas apertadas.
  • Evite exposição ao sol por pelo menos 30 dias ou pelo período recomendado pelo cirurgião.
  • Tenha uma boa alimentação. Os hábitos alimentares influenciam em qualquer tipo de cicatrização.
  • Da mesma forma, evite o cigarro e as bebidas alcoólicas pelo tempo determinado pelo médico.
  • Diminua a frequência de movimentos com o braço, por causa das ligações entre os músculos que podem afetar a incisão.

Apesar de alguns cuidados poderem cessar após o período de pós-operatório, outros, como evitar a exposição solar exagerada e manter uma alimentação equilibrada são importantes para manter a saúde da pele cicatrizada.

Mas é importante ter muita atenção: a utilização de produtos, pomadas ou medicamentos no intuito de acelerar a cicatrização, ou melhorar a aparência de cicatrizes de mastopexia deve ser feita apenas com recomendação, avaliação e acompanhamento do médico responsável.

O que fazer se não gostar das cicatrizes de mastopexia?

Há casos em que, mesmo depois de um ano, as cicatrizes de mastopexia não adquirem um aspecto esteticamente satisfatório. Cicatrizes hipertróficas, com queloides ou simplesmente avermelhadas, ou muito visíveis podem não agradar.

Ainda na consulta pré-operatória, o cirurgião prepara o procedimento para procurar evitar que apareçam tais situações nas cicatrizes de mastopexia. Quando as cicatrizes estão se formando e dão sinal de se tornarem hipertróficas ou queloides, pode ser utilizada uma fita pós-cirúrgica.

Ainda é possível realizar cirurgia para correção das cicatrizes ou outros tratamentos, como injeção de corticoides. É importante uma avaliação detalhada com o médico para determinar o melhor caminho a ser percorrido.

Para mais instruções sobre como cuidar de seu pós-operatório na mastopexia, agende sua consulta com a Dra. Priscilla Gaiato!

 

Fontes:

SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dra. Priscilla Gaiato

perfil da doutora

Autor: Dra. Priscilla Gaiato

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.
Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.

Perfil da doutora

Dra. Priscilla Gaiato
CRM-SP: 119906
RQE:33514

Dra. Priscilla Gaiato é cirurgiã plástica formada pela UNESP de Botucatu com ampla experiência em cirurgias estéticas e reparadoras onde proporciona orientação pré e pós-operatória e acompanhamento de curativos.

Possui mais de 10 anos de experiência realizando cirurgias no campo da mamoplastia.